2 de fevereiro de 2010

94 - Substituir a lixívia, na roupa branca, por alternativas naturais


A única coisa em que ainda usávamos lixívia era na roupa branca. Mais do que a roupa branca em geral, o cerne da questão são os quimonos do karateca da casa, que é suposto estarem tão brancos que cegam quem para eles olhar, mas que são, umas duas vezes por semana, submetidos a tal quantidade de suor que torna esta tarefa hercúlea...


Antes, os quimonos ficavam de molho em água com lixívia umas boas horas e em seguida eram lavados na máquina, juntamente com outra roupa branca, com detergente e lixívia...

Cheguei até a comprar branqueador (ai, ai!), numas saquetas que se colocam na máquina. Ainda por cima, descobri depois, os branqueadores não limpam, mas libertam uma "luz azulada, que faz com que os tecidos dêem a sensação de estar mais limpos, quando na realidade se trata apenas de um reflexo óptico"*. Além, claro, de poderem causar alergias cutâneas e serem poluentes.

O lar ecológico*, um livrinho fantástico, fala precisamente do branco de lua. De acordo com uma crença popular, quando se estende a roupa lavada numa noite de lua cheia, aquela fica mais branca e brilhante. E, tal como outras crenças, esta tem uma explicação: a lua cheia é um sinal de noite de céu limpo, o que provoca "uma maior condensação das gotas de ar húmido da atmosfera que, uma vez dissolvidas, impregnam a roupa. Estas gotas de orvalho contém um produto oxidante, semelhante ao que se adiciona aos sabões, que, ao fixar-se nas roupas, favorece o seu branqueamento."

Fantástico! Mas um pouco difícil de fazer num apartamento na cidade... tal como fazer lixívia natural (a original!) a partir de cinzas de madeira, que a Sylvia, na oficina dos sabonetes, nos ensinou. Mas esta hei-de experimentar, nem que seja uma pequena quantidade, só para ver como é!

Então como posso substituir a lixívia?

Seguindo indicações de o lar ecológico:

- primeiro pus um dos quimonos de molho em água com bicarbonato de sódio (compra-se nas farmácias, mas nem todas têm);
- depois lavei na máquina a 30º (só com roupa branca) com detergente (ecológico) e coloquei, no tambor, uma meia/peúga atada com meio limão lá dentro.

Pareceu-me bem quando o pendurei a secar. Só o tempo (e mais umas lavagens) dirá se resulta.

Na próxima vez deixo de molho com vinagre (é bom para tirar as marcas da transpiração). E vou "entremeando estes molhos" (com bicarbonato e com vinagre).

Parece que o bórax é bom para branquear peças de roupa amarelecidas pelo tempo: junta-se à água do último enxaguamento uma colher de sopa de bórax por cada 10l de água (tem que se ver a capacidade da máquina).

Também encontrei algumas "receitas" com amoníaco, mas não gostei tanto.

* O lar ecológico
José luis Gallego e César Barba
Temas & Debates
Lisboa, 2000

33 comentários:

  1. O bicarbonato de sódio também se usa em culinária, e por isso vende-se nos supermercados: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2014380&CategoryPath=12&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

    ResponderEliminar
  2. O limão e o bicarbonato já conhecia. o bórax não será muito poluente?

    ResponderEliminar
  3. Penso que não.
    Encontrei esta dica no tal livrinho "O lar ecológico".
    Mas vou tentar confirmar.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Penso que nas drogarias também vendem bicarbonato de sódio. Gostei muito das tuas dicas e tenciono experimentar, porque adoro usar roupa branca e fica muito amarela nas axilas, já experimentei sumo de limão espremido em cima das manchas de transpiração em tecidos de algodão e não tive muita sorte. Curioso que quando uso lixivia em roupa branca também acho que a roupa fica azulada ou de cor alfazema ou violeta!!!??? e nada mais branca.
    Já agora a tua amiga Silvia não tem nenhum blog ou pág. no facebook?? Gostava de mais dicas sobre receitas caseiras no campo da cosmética.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. A forma de acabar com essas manchas é passar a usar um desodorizante natural. Fica a receita: 1 colher de bicarbonato de sódio 1 colher de maisena óleo de coco para agarrar os pos e 2 ou 3 gotas de óleo essencial de tree tea.

      Eliminar
  5. texto excelente e a foto mto apropriada :) o leão é lindo.

    ResponderEliminar
  6. e volto para dizer que já usei limão, acidentalmente, e realmente ele retira as nódoas mas tb a cor de tecidos coloridos, contudo, estes, depois de novamente lavados adquirem a cor normal; é bom tb para dar brilho às torneiras e utensílios em inox.

    ResponderEliminar
  7. Sabes onde se pode comprar bórax? Segundo o No Impact Man, podem fazer-se detergentes excelentes com vinagre, limão, bicabornato e bórax...

    Tenho um saquinho pequenino de bicabonarto em casa que o meu namorado comprou para usar na comida. Ainda não me atrevi a experimentar como detergente porque penso "como é que uma coisa que dá para pôr na comida, também é boa para lavar a banheira?" :S
    Mas, lá está, as nozes de saponária também servem para lavar roupa, lavar carros, lavar loiça, para fertilizar as plantas e inclusive para lavar o pêlo de animais domésticos e a verdade é que estou muito satisfeita com os resultados na roupa!

    ResponderEliminar
  8. Não sei porque fiquei como anónima...
    O último comentário é meu: Mónia do maisumprjectoverde.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Olá Olga!
    Pois também tenho esse problema, quando puser de molho em vinagre digo-te como correu.

    A Sylvia não é muito fã do mundo virtual, mas da última vez que falei com ela estava a tratar de ter um blog. De qualquer maneira vou-lhe perguntar se te posso mandar os contactos dela.
    Tens é que fazer as oficinas que ela dá! Fantásticas! Já aprendi a fazer bálsamo labial, sabão e sabonetes, creme para o corpo, tónico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Bete!

    Também gostei muito do leão...
    O limão realmente é fantástico.
    Obrigada pelo aviso em relação às roupas de cor e pelas dicas!

    ResponderEliminar
  11. Sabes Mónia, também achei que eras tu!!!...
    Ainda não comprei o borax, mas disseram-me que se vende nas drogarias (e talvez também nalgumas farmácias).
    O bicarbonato funcionou lindamente. É um produto versátil, sem dúvida.
    Ainda estou na dúvida se passo (quando acabar o meu detergente ecológico) para as nozes saponárias ou para a eco-ball...

    ResponderEliminar
  12. olá

    coninuo a adorar o seu blog

    ainda aguardo as respostas para a entrevista

    não me esqueci

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ui!!!
    Enviei-a no início do ano!!!!!!
    será que o email estava mal (x.cromossoma@gmail.com)?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. oops, tens razão!
    Já está publicada, obrigada!!!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo blog e dicas inteligentes e práticas.
    João Vaz

    ResponderEliminar
  16. Ola boa noite tenho seguido o seu blog desde que vi no programa biosfera.
    Ja tenho aprendido mt consigo, desde ja obg.
    Será que me pode indicar um local ( Porto)onde comprar produtos da alimentação macrobiótica? Estou seriamente a pensar em adoptar esta nova alimentação. Pensando claro na minha saúde...
    Agradeço resposta para melhor me orientar.
    Bem haja
    Gusty

    ResponderEliminar
  17. Olá Gusty.
    Obrigada pela "companhia"!
    O primeiro restaurante - e loja - macrobiótico no Porto foi o Suribachi. Fica perto da Igreja do Bonfim. A Naturocoop - que fica em frente ao jardim da Corujeira - também é uma boa opção. Quase todas as lojas de produtos vegetarianos/naturais têm opções para macrobióticos.
    Espero ter ajudado.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  18. para deixar a roupa de molho, qual a quantidade de bicarbonato de sódio que se coloca na água? e de vinagre? assim mais ou menos, para eu ter uma ideia...
    uso imensa lixívia por causa da roupa do meu pequenito que é um porcalhão (ihihi) e isso tem-me deixado um pouco inquieta (tanta lixivia!!)...

    Já agora... Será ecológico lavar a roupa com detergente feito com sabão azul e branco? não consegui ainda encontrar grande coisa nesta matéria...

    adorei o blog... parabéns! :)

    Marta

    ResponderEliminar
  19. bem, Marta, essa pergunta é difícil... eu faço-o a olho, espalho o bicarbonato no fundo da bacia. Ultimamente tenho usado percarbonato que ainda é mais eficaz, a marca Ecover vende caixinhas deste branqueador natural.
    Penso que sim, eu uso bastante o sabão tradiconal, é só uma questão de ver se é feito à base de óleos vegetais.
    Obrigada pela atenção. Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  20. bicarbonato de sódio vende-se em sacos de 1kg nas drogarias. é muito mais barato do que aquelas peq saquetas do supermercado.

    ResponderEliminar
  21. Olá Ema,
    Também uso Perborato para pôr a roupa mais branca.
    Misturo na gaveta do detergente da máquina da roupa. Pode comprar-se em qualquer drogaria em sacos de 1 Kg e rende bastante (é bem mais barato que aquelas caixas do Oxy Action), o meu custou se não me engano 2,5€ no ano passado.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa!
      Obrigada pelas dicas. Não perde as propriedades com o tempo (disseram-me que sim)? Onde o guardas?
      Beijinhos

      Eliminar
  22. tantas coisa faz uma simples nao uses roupa branca e ja nao tens que te preocupar com a brancura :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é assim tão simples.
      A roupa de cor implica corantes, a maior parte das vezes poluentes, por isso passar a usar só roupa de cor também não me parece solução...

      Eliminar
  23. Olá Ema,
    Desculpa a demora, mas entretanto esqueci-me de vir ver a resposta (mas já estou novamente...).
    Sinceramente eu não achei que perdesse propriedades, o que não quer dizer que não as perca...
    Para guardar o Perborato, uso as caixas do Oxy Action (que era o que eu usava antes), 1Kg cabe nessas caixas, mesmo rés vés, e coloco também a conchinha de medida que é cor de rosa choque. E colei com fita cola a etiqueta do saco de Perborato, no exterior para saber do que se trata.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  24. Olá bom dia,
    Este blog é de facto fantástico, muito obrigada pela partilha e por poder aprender tanto acerca da minha pegada...
    Fica-me uma dúvida em relação a este post e como acabei este fim de semana um resto de lixívia que tinha em casa e como não quero comprar mais, vim aqui ao teu "cantinho" procurar alternativas. A minha dúvida é se estas soluções com bicarbonato e borax podem se aplicadas em roupa de cor. Imaginemos uma camisa de homem com riscas ou quadrados onde predomine o branco mas que tenha outras cores, posso aplicar estes produtos? Por vezes os colarinhos ficam uma miséria e o Oxy Action referido aqui numa resposta pode ser utilizado em roupa que não seja branca... Obrigada pela ajuda :)
    Já agora aproveito para partilhar que através do teu blog e do teu entusiasmo com o trabalho da Sylvia fui este mês a um workshop dela sobre produtos cosméticos (bálsamo labial, cremes hidratantes, etc) é de facto um must a Sylvia. Obrigada Ema, foi através do teu blog que cheguei a ela e espero ir a outros e aprender muito mais :)))

    ResponderEliminar
  25. Olá Pac!
    Obrigada pelo carinho e entusiasmo.
    Antes de mais, se puderes, agradecia que me desses o contacto da Sylvia ou lhe dissesses que estou a tentar contactá-la há meses sem sucesso...
    Quanto ao bicarbonato, na verdade não sei, só o usei, até agora, em roupa branca. Tenho pena de não poder ajudar, mas se souber alguma coisa venho aqui dizê-la.
    Continuação de boas aprendizagens!

    ResponderEliminar
  26. Li agora blog e achei interessante o post.
    O Bicarbonato de sódio é utilizado em culinária mara manter por exemplo os legumes verdes ou para acelerar cozeduras. Eu não utilizo porque não é saudável para estômago. Uso para banquear a roupa na máquina de lavar que até evita o calcário e limpa os canos. Costumo desentupir e aplicar regularmente em todos ralos bicarbonato de sódio 3 colheres de chá bem cheias e um copo de vinagre esperar 15 minutos e de seguida 1l de água a ferver...dá um resultadão. Também dá para fazer com fermento dos bolos.
    Já que falamos em dicas aqui vai mais uma limpem os vidros com amaciador da roupa. Misturar com um puco de água quente duas tampas de amaciador. Lavar o vidro com o pano molhado e não torcido e de seguida secar com pano ou papel. Limpa o vidro à primeira sem manchas e dura mais tempo pois a água não adere evitando o calcário. No Verão é só limpar o pó porque continuam limpos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!