"Alinhar direcção é o procedimento utilizado para corrigir o posicionamento das rodas (conjunto jante/pneu), por forma a que o veículo se movimente colinearmente com a sua linha de eixo".
Se a direcção do carro não estiver "alinhada" vai provocar um desgaste mais rápido dos pneus (mau), aumenta o consumo (péssimo...) e pode até perturbar o comportamento na estrada e a segurança do veículo (igualmente mau, não só para a nossa "saúde", mas também para ambiente, porque se for preciso arranjar ou substituir o carro...).
Devemos alinhar a direcção:
- sempre que houver forte impacto em buracos e obstáculos (ui!...);
- quando for substituído qualquer componente de suspensão ou direcção;
- quando os pneus se desgastarem em excesso ou de forma irregular;
- quando o carro apresentar tendências de instabilidade nas curvas e nas travagens;
- quando, mesmo que nada do que está nos pontos anteriores ocorra (o que dificilmente se verificará...), tiverem passado 10 000 km desde o último alinhamento (para compensar o desgaste e surgimento de folga nos componentes).
Se, ao conduzir numa estrada recta, plana e sem buracos (...), soltar (momentaneamente...) o volante e o carro "fugir" para um dos lados, é porque a direcção está desalinhada...
Simples, não é? Mais simples só mesmo alinhar a direcção da minha bicicleta...
Boa dica!!
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