6 de novembro de 2009

6 - Verificar a pressão dos pneus


Sei mudar um pneu (embora nunca tenha preciso de o fazer sozinha), estou atenta ao barulhos diferentes que possam surgir no carro que partilho com o meu namorado, sei ver o nível do óleo (e se for preciso, acrescentar), sei conduzir! Tudo coisas que, nalgumas mentes preconceituosas deste séc. XXI, são de estranhar numa mulher...

Mas tenho que confessar que não sabia, até hoje, rectificar a pressão dos pneus. O que, vejo agora, depois de o ter feito pela 1ª vez, é realmente uma vergonha. É tão fácil.


Pedi ao Zé Manel (que o sabe fazer) para vir comigo nesta, pensava eu, custosa tarefa. Fomos até à estação de serviço perto do nosso apartamento para a minha lição...

1º - devemos verificar a pressão com os pneus frios (se, para chegar à estação de serviço, tiver que conduzir mais de 3 km, deve aguardar 10 minutos antes de o fazer ou, segundo também li, acrescentar 0,3 bar ao valor referido);

2º - ver qual a pressão ideal (normalmente está num autocolante na porta do condutor) para os pneus da frente e para os de trás. No caso do nosso carro convém saber que pneus estão a ser usados porque a tabela tem várias hipóteses. Tem também os valores conforme o número de pessoas a a carga que habitualmente o carro leva. E como é uma tabela muito completa tem os valores em bar e em psi;

3º - marcar no aparelho (terá um nome técnico?) o valor pretendido (eu escolhi em bar). Onde estávamos, segundo o zé manel, o bichinho é moderno, ou seja, digital;

4º - e como é moderno, tiramos a tampinha da válvula, colocamos a agulheta e esperamos pelo "sinal sonoro" - que é uma espécie de pfffffff - e já está! É só fazer mais 3 vezes.

Devemos fazer isto uma uma vez por mês ou segundo outras opiniões, de 15 em 15 dias (provavelmente se fizermos muitos quilómetros). A pressão dos pneus a menos 0,5 bar do recomendado aumenta o consumo em cerca de 2% a 3%.

Se nunca o fizeram, vão experimentar, não custa nada!

Este site, fazendo referência ao livro “Como esticar o salário e encurtar o mês” (como a economia pode ser amiga da ecologia...) diz-nos que a maioria dos aparelhos que controlam a pressão do ar nos postos de abastecimento está descalibrada, e que o erro de leitura pode ultrapassar os 3 psi. A ser verdade, devemos encher um pouco mais além do valor de referência.

Como não tinha a certeza, joguei pelo seguro e pus o valor indicado.

3 comentários:

  1. Olá Ema,

    vim conhecer o teu blog e estou a gostar imenso desta tua ideia adaptada do livro "Dormir nú é ecológico".

    Conforme leste no meu blog já tenho muitas destas soluções implementadas e por isso estive a ler os artigos e parei precisamente neste aqui porque tal como tu, tenho pouco conhecimento da pressão dos pneus.

    Resumindo, também sou uma mulher desembaraçada que muda pneu, verifica e acrescenta óleo, controla os kms para revisões e mudas, etc etc.

    Mais ainda optei por prolongar a vida útil das escovas dos vidros. Como? Substituindo apenas as borrachas e não a escova completa.

    Não sei se é do teu conhecimento mas há à venda (por ex no corte-inglês) apenas as bolachas que se introduz na escova. Assim podemos ter uma escova do limpo por mais tempo. No entanto, chegará uma altura que terás mesmo de substituir o todo e não apenas parte.

    Obrigada pelas dicas sobre pressão de ar. Muito boas!

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  2. Olá

    Uma dica útil para uma redução da pegada relativamente aos carros é a eco-condução.
    Procurem na net dicas, porque grande parte dos ensinamentos " de boca" já não se aplicam devido à evolução da tecnologia, que hoje é muito mais ecológica - como por exemplo a ideia de colocar o carro em ponto morto, não desligar, etc.
    Melhor ainda é utilizar os transportes publicos disponíveis...
    Parabéns pelo bom trabalho...

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  3. Olá!
    Obrigada pelas sugestões e apoio!
    Uma das medidas deste mês (Janeiro) é precisamente a condução consciente... logo verás o post!

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