acerca . contacto




Chamo-me Ema, sou - entre outras coisas... - yogini/instrutora de yoga, arquitecta freelancer, entusiasta das artes manuais e amante da natureza. Sou vegetariana há, mais coisa menos coisa, 12 anos. Vivo com o meu namorado, e as nossas 3 gatas, no Porto.

Entre outras coisas já fui responsável pelo departamento do ambiente nos "scouts", pertenci a uma associação ambiental, participava em campanhas, petições, e fazia o máximo por alterar os meus comportamentos, tornando-os mais sustentáveis... pelo menos pensava eu que o fazia, até ler o livro de Vanessa Farquharson, "Dormir Nu é Ecológico", e perceber que podia fazer ainda mais. Cheia de entusiasmo decidi seguir-lhe o exemplo e durante um ano fazer pequenas (ou nem tanto...) alterações de modo a reduzir a minha pegada ecológica.

Como, ao contrário da Vanessa, não pude dedicar-me só a este projecto (deixando tudo o resto...) e, entretanto, mudanças (das boas!!!) fizeram com que ficasse com menos tempo livre do que o que tinha inicialmente, este blog já fez 2 anos! Um tempo em que tanto enriqueceu este desafio (e a minha pessoa!): novos amigos, partilhas  - no mundo virtual e no real, reconhecimento, e claro, alterações, mais do que de hábitos, no modo de estar, ser, VIVER o mundo!

Obrigada a cada um de vocês que me tem acompanhado, com carinho, entusiasmo e empenho, neste processo!

Se chegou agora aqui, bem vind@! Todas as sugestões (coerentes com este projecto...) são válidas. Contacte-me:

365coisasquepossofazer@gmail.com

Ema
2011


27 comentários:

  1. Querida Ema, enviei-te agora mesmo um convite em nome da Católica do Porto, onde trabalho, através aqui do mail do blog. Temos alguma necessidade de saber se podes ou não... Daí deixar-te esta mensagem!
    bjinhos,
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Que blog espetacular!! Vou segui-lo com atenção!!! Parabéns!! Rafael.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Adorei o seu blog e também tenho uma tendencia vegan enorme e adoro reutilizar coisas e ainda quero encontrar tempo para fazer uma mini horta na varanda. Estou a fazer uma cortina de rolhas de cortiças, pois trabalho num restaurante e sempre achei uma arte as rolhas, penso que é um material super resistente e é uma pena ser desperdiçado, por isto estou a fazer uma cortina.
    Um abração...!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia!
      Muito sucesso nesses projectos. Se quiser pode enviar-me fotos da cortina e eu partilho-as.
      Boa semana!

      Eliminar
  4. Conheci o seu blog através de uma amiga e achei super interessante. Vou já utilizar algumas dicas que de certo vão tornar a minha vida mais "limpa" e também mais económica. Urge usarmos práticas mais conscientes para preservarmos o nosso planeta-legado dos nossos pais e futura herança dos nossos filhos. Se me permite, sugiro um outro item para a sua lista:"casas fabricadas com molhes de palha". Vou enviar fotos para o seu mail.
    Um abraço e parabéns!
    Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Graça!

      Obrigada pela atenção.

      Na verdade, já conheço a construção com fardos de palha mas a finalidade deste blog é colocar em prática as medidas que me refiro. Ora como moro num apartamento esta não é viável. Quem sabe um dia?
      De qualquer maneira, obrigada pela sugestão!
      Boa semana!

      Eliminar
  5. Muito bom o seu blog...na demanda mais consciente por alternativas de vida ecológicas e sustentáveis cheguei aqui...
    Nada é por acaso, para além das sua missão pessoal a divulgação aqui na Internet, faz chegar as dicas a outras pessoas, que colocando-as em prática e passando a outros terá um efeito cadeia que julgo ser muito considerável...Se me permite gostaria de partilhar o seu blog na rede social do facebook.
    Abraço com muita gratidão .

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Catarina e fico contente por ter vindo cá parar!
    Claro que pode divulgar o "365 coisas que posso fazer...", quantos mais formos melhor, precisamos mudar comportamentos.
    Já existe um página deste blog no facebook, pode ir para lá clicando na palavra "facebook" que aparece na coluna da esquerda ou através deste link: https://www.facebook.com/pages/365-coisas-que-posso-fazer-para-diminuir-a-minha-pegada-ecol%C3%B3gica/265657085863
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema, soube deste blog através de um artigo numa revista, a que vem junto com o Jornal de Notícias ao domingo. Fiquei contente por saber que ainda existem pessoas que se preocupam tanto com o ambiente e resolvi deixar-lhe o meu carinho e apoio. Eu própria me sinto mal com o que vejo, com o desperdício, com a falta de ética de certas pessoas. Também tento ajudar o ambiente sempre que posso. Existem situações que não consigo contornar (pelo menos, ainda).Tento chamar a atenção dos meus pais para a reciclagem por exemplo, mas eles não concordam comigo, defendem-se dizendo que fazerem reciclagem não faz com que diminuam impostos ou coisas do género, pelo contrário, estão sempre a aumentar. Dizem também que com tantos desempregados em casa podiam contratar pessoas para, nas lixeiras, fazerem elas a reciclagem, seria uma maneira de ajudar o ambiente e quem lá trabalhasse. Às vezes caio na ilusão de querer mudar o mundo. Com isto, quero dizer-lhe que admiro imenso o seu trabalho, ajude no que puder, insista, não desista! Com os melhores cumprimentos, Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena, pelo testemunho e pelo carinho!

      Não desista!!! Mesmo que seja devagarinho, mesmo que seja só uma pessoa, vamos mudando alguma coisa: grão a grão enche a galinha o papo!!!

      Um bom final de semana

      Eliminar
  8. Ema, tive conhecimento do seu blog no ano passado, quando li a revista visão na sua edição especial verde. Comprei essa revista porque na altura estava a começar uma pequena horta biológica, que mantenho até hoje, entretanto fiz um curso de agricultura biológica de um mês,e à 3 dias atraz comecei a fazer o meu próprio Blog sobre economizar em tudo de forma sustentável. Isto tudo para lhe dizer que desde que o seu blog saiu na revista visão que tenho acompanhado os seus post e gostaria de deixar os meus PARABÉNS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dora!

      Obrigada pela atenção!

      Vou acompanhar o seu blog, espero que tenha muito sucesso.

      Um bom final de semana,
      Ema

      Eliminar
  9. Olá.
    Só agora aqui cheguei, e já estou impressionado.
    Vou seguir este blogue com muita atenção.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Olá Ema,

    Parabéns por este cantinho tão verdadeiro!
    Digo isto porque publicar dicas é fácil, mas publicar experiencias é outra história.
    Mais ainda quando fazemos delas a nossa realidade!
    O melhor exemplo ou conselho que podemos dar a outros é afirmar a nossa experiencia com ações reais.
    Grata por toda esta partilha.

    Sim não existe limites nem mesmo num apartamento para mudar "maus hábitos" :)

    Um abraço Holístico

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, pelo carinho e energia!

      Nunca há limites quando realmente queremos, não é?

      Beijo grande

      Eliminar
  11. Olá Ema,

    Quando encontrei o teu blog fiquei logo a adorar, tem temas muito interessantes, ideias muito giras, e aprendi algumas coisas :)
    Coloquei no meu blog uma referência para um dos teus posts que achei muito interessante, e achei que devia partilhar.
    Convido-te também a conhecer o meu blog que é um projecto conjunto com o meu mais que tudo. Para quem mora em cidade, no nosso caso Lisboa, e que procura encontrar mais um pouco qualidade de vida a vários níveis, aproveitar a natureza, o que ela nos dá, e retribuir ajudando a que ela continue a existir no seu pleno.
    Parabéns pelo teu projecto, entusiasmo e dedicação :)

    Natércia
    http://piqueniquedearomas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá Natércia!
    Obrigada pelo carinho e atenção! E, claro, bem vinda!
    Já estou a "cheirar" o vosso blog, gostei muito do último post, sobre reutilizar cortiça!
    Muito sucesso para o vosso projecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Prezada Ema , Li seu artigo sobre os diferentes tipos de panelas e frigideiras . Voce poderia comentar sobre as frigideiras de revestimento de ceramica e titanio , as quais sao 100% antiaderentes e 100%atoxicas?obrigado

    ResponderEliminar
  14. Olá Ema,
    Acabei de aceder o seu blog através do "greensavers"e acho-o muito interessante!
    Você é a primeira pessoa que eu (conheço) que tem o mesmo nome em português que a minha filha.
    Cumprimentos.
    São

    ResponderEliminar
  15. Ola Ema, começei agora a dar uns saltinhos nas suas postagens e estou a adorar. Bem estou com um bocado de pressa porque ando sempre ocupada mas sinto me tao curiosa em relaçao a tudo o que estou a encontrar!!! Vivemos num mundo em que somos tao facilmente enganados, tudo nos é escondido e isso e assustador, nos temos que abrir os olhos e começar a procurar informaçao! Somos seres muito evoluidos e nao fomos feitos para lidar com quimicos e hoje em dia infelizmente o nosso corpo esta farto de levar com eles porque somos influencidos por cam+panhas de marketing. Tambem sou vegetariana, mal tenha um tempinho maior vou inspecionar isto tudo, mas esta de parabens! muito obrigada por se preocupar a nos prestar informaçao. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Obrigada pelo carinho.
      Já não faço postagens novas neste blog, pois recomecei noutro: awondrousday.blogspot.com
      No entanto, tudo o que forem "medidas" terão aqui um link.
      Até breve

      Eliminar
  16. Olá Ema :) antes demais muito obrigada pela partilha! sem dúvida que tem boas orientações para quem procura mudar o seu estilo de vida :) já li a lista toda, confesso, e por várias vezes mencionou umas formações com a sua amiga Sylvia. Como poderei ter conhecimento de quando ocorrem e onde?
    Obrigada,
    Até já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      A Sylvia é difícil de contactar... Aqui fica a página dela: https://www.facebook.com/agitadoras.dealquimias?ref=ts&fref=ts

      Eliminar
  17. Ema, esse é o espírito, fazer grandes coisas!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!