19 de dezembro de 2009

49 - Aprender a fazer sabonete



Digam lá se não têm um aspecto apetecível?

Há um de mel, um de argila e eucalipto, um de canela e um neutro. Estes são miniaturas (feitas com as cuvetes de silicone do IKEA) mas com as técnicas que aprendemos, estamos prontos para fazer sabão e sabonete (sólido e líquido) de todos os tamanhos, feitios, cores e aromas! Tudo vegetal e natural. E, não sendo tão rápido nem tão fácil como fazer bálsamo labial, é acessível a qualquer pessoa que a isso se proponha.

O bom de participar numa das oficinas da Sylvia é que, além de aprendermos o que dá o mote à oficina, ficamos a saber um sem número de pequenas coisas, úteis claro.

Também aprendi a técnica antiga de fazer lixívia, não nociva para o ambiente (poderá vir a ser uma das minhas medidas?) e fiquei a saber que os famosos sabonetes de glicerina não são assim tão naturais, mas têm alguns aditivos químicos... E eu que os usava nos acampamentos dos escuteiros a pensar que não estava a poluir as águas!

Já agora, se usam óleo de glicerina (nos lábios gretados, por exemplo, como eu já fiz), porque hidrata, não o façam continuamente! A glicerina é higroscópica. Quando a passamos na pele ela absorve a humidade do ar, dando aquela sensação de hidratação, de a pele "ficar suave como seda". E fica. Mas a glicerina absorve também a água da nossa pele, portanto se a usarmos todos os dias... vai fazer o efeito contrário: secar a pele.

Agora, porque "a pressa é inimiga da perfeição", tenho que esperar 4 semanas para experimentar os meus sabonetes.

6 comentários:

  1. Olá,

    gostava de aprender a fazer sabonetes. Fals na oficna da Silvia. Seria possível dares-me o contacto?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Ema,

    nunca chegaste a responder...
    Consegui finalmente descobrir a Sylvia, e fiquei fã.

    Beijos

    Raquel

    ResponderEliminar
  3. Olá Raquel,

    eras o anónimo anterior?

    Desculpa, mas na altura não tinha o email por perto e depois esqueci-me...

    Ainda bem que já a conheceste! Ficamos logo rendidas, não é?

    Beijos,
    Ema

    ResponderEliminar
  4. Alguém me pode dar o contacto da Sylvia por favor? Não encontro o blog..Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!