30 de dezembro de 2009

60 - Não gravar música em CD


Todos os dias levo comigo, quando vou dar aulas, a minha case com uns 60 CD gravados. Uns são cópias de originais, meus ou emprestados, outras são compilações feitas por mim, de músicas tiradas também de CD originais ou da internet. De vez em quando renovo o stock, arquivando alguns dos antigos e gravando novos.

Isto até agora.

Como o Pai Natal me ofereceu um lindo Ipod pude antecipar esta medida. Não gravar mais CD com música mas sim copiá-la para o meu leitor de mp3 e usá-lo nas minhas aulas.

Tenho passado bastantes horas desta semana a gravar músicas no meu novo brinquedo. Eu sei, é a faceta consumista "a vir ao de cima". Mas gosto tanto dele que até o baptizei... Vá lá, a finalidade é boa!

Um CD leva cerca de 450 anos a decompôr-se e se for incinerado, "volta" como chuva ácida (como a maioria dos plásticos). Das vezes que deitei fora CD coloquei-os no ecoponto, pensando que teriam um destino melhor que um dos anteriores. Agora descobri que um CD é composto por uma base plástica de policarbonato, coberta por uma camada reflexiva feita de liga metálica de ouro, prata ou alumínio, além de uma camada de gravação, de laqueamento e uma superfície de protecção. A reciclagem inclui a desmagnetização, a desmontagem dos discos e a reciclagem do plástico e dos outros componentes. Ou seja, é complexo e caro. Será que o fazem por cá? Fiz mal em os colocar no ecoponto amarelo??? Alguém sabe?

A minha mãe reutiliza-os, pendurando-os na sua horta, na altura das sementeiras, para afugentar os pássaros. Como não tenho sementeiras o que posso fazer para reutilizar (bem melhor, e mais ainda neste caso, do que reciclar) os CD que agora vão ficar por casa, sem serventia?

Encontrei várias ideias (mandalas, carteiras: CD + croché..., bases para copos, relógios, candeeiros, mobiles,...). Até uma cadeira:


Este site tem várias sugestões. Gostei da ideia dos mobiles. Acho que vou criar um para reutilizar os CD que tenho, porque agora não sou capaz de os deitar fora, nem mesmo no ecoponto!

Entretanto, encontrei uma notícia sobre a possibilidade de transformar a "poluição" em CD!!!...

6 comentários:

  1. Eu colo os meus na parede do quarto, com a parte metálica para fora. Alguns têm tonalidades diferentes, e ficam bastante bonitos espalhados aleatoriamente. =)

    Já agora, um grande bem haja para o teu projecto.

    ResponderEliminar
  2. A Andreia Gomes Ferreira, fez, no Facebook, um comentário que achei importante partilhar:
    "Olá Ema, de facto colocar os CDs no ecoponto foi um erro. Não estou 100% certa, mas acho que os CDs se enquadram nos REEEs (“resíduos de equipamento eléctrico e electrónico” ), que devem ser encaminhados para os ecocentros. As duas entidades gestoras de REEE em Portugal são a Amb3E e ERP-Portugal (http://www.amb3e.pt e www.erp-recycling.org). Obrigada por partilhares connosco as tuas dicas e continuação de bom trabalho. :)"

    ResponderEliminar
  3. Quanto aos CDs não sei o que fazer com eles para além de bases para copos. Mas as caixas, quando são de 100 CDs são excelentes recipientes para comida/água para os gatos!

    ResponderEliminar
  4. Boa sugestão "Mil Folhas", obrigada.

    No post tem um site (http://www.interbent.com/22-ways-to-make-old-cds-awesome-again/), com algumas sugestões engraçadas.
    Eu estou a fazer um mobile!

    ResponderEliminar
  5. devias pensar que a pirataria de música também não é correto.

    ResponderEliminar
  6. Olá "anónimo",
    esse assunto daria pano para mangas, mas.. quem disse que fazia pirataria?
    É possível fazer "donwloads" legais (e pagos) através da internet e gravar os meus cd's (pronto, e um ou outro de amigos) para uso próprio não é considerado pirataria, pois não?

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!