12 de agosto de 2009

Ouvir a Terra*


Desde a pré-história até ao presente nenhum outro animal causou tantos estragos na natureza como o ser humano.
Alguns cientistas até sugeriram que as vastas pastagens do nosso planeta são consequência dos grandes fogos utilizados pelos nossos antepassados como forma de obrigar as suas presas a caírem nas armadilhas.

À medida que a nossa tecnologia avançou, também a nossa capacidade para destruir a Terra aumentou.
Nos dias de hoje o que vemos são oceanos poluídos e céus escurecidos por nuvens tóxicas que produzem chuva ácida. O próprio solo que sustenta a vida é levado até ao mar e bloqueia os estuários, destruindo os viveiros de espécies marinhas que aí são criadas.


Será que fomos sempre assim tão insensíveis à beleza da Terra?
Talvez não: o exemplo dado por povos indígenas, como os Inuit (Esquimós), os Índios americanos, os Aborígenes australianos, os San (Boximanes) e os Pigmeus, que estavam em harmonia com a Terra, antes de terem sido expulsos dos seus territórios tradicionais por outros povos que não ouviam a voz da Terra ou nem sequer sabiam que ela possuía uma, sugerem o contrário.

Já não há muito mais tempo para ouvir e não parecem existir ouvintes.
O que é que a Terra pode dizer se não está lá ninguém para a ouvir?

Todos nós podemos ouvir a voz da Terra. É só querermos.
Alguns de nós temos a sorte de ter acesso a sítios de particular beleza, onde a paz emana da Terra e parece tocar-nos; mas, infelizmente, muitos de nós perdemos o contacto com ela – o rugido invasor dos motores e os sons ininterruptos das ruas cheias de gente abafam essa relação tão frágil.

Agora que o sol brilha e que o ar morno nos convida para um passeio, vamos estar atentos.
No campo ou na cidade, seja num grande prado ou no pequeno jardim perto de nossa casa, à beira mar ou à volta de um lago, vamos procurar o nosso elo com a Natureza, vamos reaprender a escutar a voz da Terra.

*texto escrito em 2005, para uma mini-formação sobre ambiente que dei a dirigentes escutistas.
(tem excertos de outros autores, mas as referências perderam-se nos resumos, cópias e limpezas que fui fazendo. Por tal peço desculpa)

2 comentários:

  1. eu sinto desde que moro aqui em euskadi..algo diferente ... não sei se é da idade(ihih maduramos)..ou se é o verde imenso que nos rodeia.
    posso dizer que sinto o chamamento da Terra..tenho pena é de ter estado tanto tempo surda..sinto pena que por comodismo..ou por estupidez o ser humano não faça mais

    ResponderEliminar
  2. Mas, pouco a pouco, vamos sendo mais a estarmos atentos e a alterar hábitos. Vamos ser optimistas...

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!