16 de novembro de 2009

16 - Deixar de usar os rolos de adesivo para retirar os pêlos da roupa


Ai, ai, ai!!! Esta vai custar... Tenho que lembrar que temos 3 gatas?...

Pêlos em TODO o lado, portanto pêlos na ROUPA!!!!

Aiiiiiiii!!!

O funcionamento destes adesivos fantásticos é o mesmo da fita adesiva (pvc, colas sintéticas, solventes,...). Aliás lembro-me de, há uns anos, usar fita adesiva, da castanha, enrolada na mão, para tirar os pêlos da roupa...

E ainda por cima estes rolos têm cola dos dois lados!

Mas funcionam tão bem...

Não estava a conseguir encontrar nada, ecológico, que pudesse substituir esta simples e maravilhosa invenção. As escovas de roupa não funcionam, desculpem quem diz que sim, mas não funcionam. Não com os pêlos de gato, que se "colam" à roupa, e nem se deixam arrastar quanto mais soltar.

Encontrei, num blog brasileiro, um "tira pêlos" lavável, mas não encontrei nenhum por cá.



Entretanto lembrei-me de um objecto que herdei da minha tia, que viveu nesta casa anteriormente: com a forma de um pente, mas em que a zona correspondente aos dentes do pente é forrada com alguma espécie de veludo (?)...

O que vai aqui em baixo é parecido, mas o meu tem aquele ar retro que dá carisma...

(Neste momento a minha máquina fotográfica está em parte incerta, quando a tiver comigo de novo, ponho aqui uma fotografia desta preciosidade.)


E funciona!!! Tenho que humedecer ligeiramente o tecido para ser mais eficiente, demoro um bocadinho mais de tempo, mas resulta!

Agora tenho uma dúvida:
Ainda tenho 2 rolos de adesivo. Compro (comprava) no IKEA, uns conjuntos que trazem o aplicador e 4 rolos. O que faço? Uso os que ainda tenho? Não uso, e faço-lhes o quê?

Aceitam-se sugestões...

15 comentários:

  1. Ema, eu tenho duas gatas e uso a segunda hipótese. Resulta muito bem. E acabamos por usar sempre o mesmo "tirador de pêlo" em vez de usar descartáveis. Para tirar o pêlo do objecto é só passar os dedos no pelo do "tirador de pêlo" ao contrário! :-D E o ambiente e o meu nariz agradecem! :-D

    ResponderEliminar
  2. Olá Ema,
    Olha eu gastava os rolos que tens, porque senão usares vais arrumar a um canto e depois não usas... esuqeces-te e depois quando te lembrares já a cola está estragada. Assim já que gastaste o dinheiro...usas.
    Eu também tenho desses rolos mas quero acabar com eles, a cola não é tão forte como outros rolos, resultado... tenho de gastar mais do que os outros que comprava no supermercado. Não quero dizer com isto que vá comprar mais, vou é experimentar uma dica que já li algures, usar uma luva de latex e passar nos sitios que têm pelo ou então um outro método que é passar um pano húmido nos locais com pelo, também ajuda...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!

    É, foi o que eu fiz!
    Também já me falaram da solução da luva mas eu tenho-me dado bem com a solução de que falo no post. E é mais durável!
    Se encontrares outra solução, diz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aqueles rolos lavavéis que referes, penso que os vi uma vez no jumbo.
    Também tenho gatas e admito que não consigo viver sem os rolos adesivos, mas queria mudar para uma alternativa mais ecológica.
    Vou tornar a procurar os rolos laváveis e ver se funcionam.

    ResponderEliminar
  5. Para mim funciona bem, Márcia, principalmente se, como digo no post, o humedecer. Mas já me disseram que há uma luva de latéx muito eficiente também (não será tão durável, provavelmente...)

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    Por acaso, tenho um rolo desses, reutilizavel, mas nao o uso. É que nem sempre dá para retirar todos os pelos de uma vez e o rolo tem de ser lavado para tirar os pelos e esperar que seque para usar de novo. Não axo muito prático! Tb tenho uma escova dessas com o veludo atras, mas nunca me ajeitei...parece k devo tentar de novo!! :)
    Milu*

    ResponderEliminar
  7. Ando-me a preparar há meses para adoptar este comportamento. :x E vai custar. Vai vai.

    ResponderEliminar
  8. Eh, eh!!! Custa um pouco, custa... Mas, como tudo, é uma questão de hábito!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho uma dessas escovas... acho que o que baralha às vezes é porque ela não funciona nas duas direcções (pelo menos a minha)... ou seja, consoante a direcção para onde está o veludo, ela recolhe os pelos ou coloca ainda mais pelos na roupa...
    Mas a minha é toda XPTO, pois com um clique muda a direcção dos pelos, por isso tanto dá para usar com a mão direita como com a esquerda ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh, eh... é verdade!
      A tua é um modelo mais recente...

      Eliminar
  10. onde posso comprar estes rolos? tenho 2 gatos e um cao e veijo-me aflita para tirar os pelos da roupa. por favor alguem me diga onde comprar.
    obrigada
    teresa pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, vendem-se nas drogarias (chamadas finas...) e talvez nalguns supermercados.

      Eliminar
  11. Olá Ema,

    Já experimentaste a luva de borracha? daquelas de limpeza? Funciona super bem!
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. É verdade Filipa, já usei uma luva, nos casos em que há mais pêlo, e funciona!
    Vou espreitar o teu blog.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  13. achei aqui nesse site para vender: http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-A-Set-of-3-sizes-Sticky-Lint-roller-Washable-Adhesive-lint-roller-Clean-Lint/672010644.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!