19 de novembro de 2009

19 - Deixar de usar película aderente


A película aderente é um derivado do petróleo, como tal mais um alvo a abater!

Eu, como a maior parte das pessoas, uso-a para cobrir recipientes, com comida, que vão ser guardados no frigorífico (recipientes que já não têm ou nunca tiveram tampa).

Assim que me lembre é o único uso que dou a esta película.

É tão raro usar que tive que ir confirmar, à gaveta onde a costumo guardar, se tinha algum rolo ou não.

Não tinha...

O que é bom porque quando tomo uma decisão sobre algo que ainda tenho em casa fico sempre na dúvida: uso até ao fim o que já tenho? Ou não uso e... faço o quê, além de me sentir um bocadinho mal por estar a usar algo que disse que ia deixar de usar?...

Em alternativa à película aderente encontrei os tapa tudo, que se vendem em vários super e hipermercados (no Continente cada conjunto custa 2,99€), vêm em conjuntos de 3, de diferentes tamanhos, e adaptam-se a vários recipientes. Também são em plástico, mas permitem ser reutilizados. Como não usei, nem sequer vi nenhum fora da embalagem, não sei se aguentam muitas ou poucas utilizações.

Soube de alguém, não me lembro quem, que usa as toucas de banho dos hotéis - que é precisamente o que os tapa tudo fazem lembrar! É uma boa maneira de dar uso a algo que nunca vi ser utilizado para o fim que foi concebido.

Mas não tenho nenhuma destas toucas...

No seguimento desta ideia também podia comprar aquelas toucas de banho que se usavam há uns anos. Devem durar bem mais que os tapa tudo e sempre dão um tom exótico ao frigorífico.


Mas também são de plástico, ou de tecido forrado a plástico.

Qual a solução? A mais ecológica? É a mais simples, claro (e a mais económica...): colocar sobre o recipiente um prato!

Toda a gente sabe isto, claro, mas quase ninguém o faz. A película está mesmo ali à mão.

Só para ver se funciona - porque como disse não uso muito a película - tenho colocado coisas no figorífico em recipientes que sei que não têm tampa...

Tem-me dado mais jeito um prato de sopa, mas já o usei - sobre uma taça - virado para cima e - sobre um prato - virado para baixo!

E como é óbvio a ideia permite muitas variações...

Tudo bem, esta não me custou nada, mas agora não volto a comprar película aderente, independentemente do pouco uso que lhe dou.

2 comentários:

  1. este blog foi uma excelente iniciativa e já estou a por em prática algumas das ideias que aqui apresenta.
    Gostava de lhe pedir que faça alguma pesquisa sobre o grupo Sonae e as lojas Continente. Vi que faz várias referências a estas lojas e não posso deixar de questionar se escolheu conscientemente comprar a este grupo?
    tenho a impressão de que é um grupo muito pouco ético, que explora os seus trabalhadores, não olha a meios para obter lucros e tem uma política de marketing agressiva e enganosa mas, pode ser só impressão minha.
    boas pesquisas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta sugestão, sem dúvida importante. Fica já na minha lista das medidas a tomar!
    Fico muito contente por este blog ser útil não só para mim.
    Agradeço todas as sugestões e opiniões que quiser partilhar.
    Boa semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!