24 de janeiro de 2010

85 - Escovar as minhas gatas com regularidade para evitar o pêlo pela casa


Nunca escovámos as nossas gatas... De todos os gatos e cães que foram passando por minha casa só um tinha pêlo médio (era escovado esporadicamente) e assumi que os animais domésticos de pêlo curto não precisavam de tal ritual, principalmente os gatos que passam a vida a "escovarem-se"...

Descobri que, afinal, escovar as minhas gatas de pêlo curto é benéfico, e não só em termos ecológicos. Além de diminuir a quantidade de pêlos espalhados pelo apartamento, o que nos obriga a aspirar (principalmente no verão), pelo menos, o dobro das vezes e, logo, gastar mais energia, este hábito ajuda, entre outras coisas a prevenir a acumulação das famosas bolas de pêlo no estômago e a deixar o complexo pêlo dos gatos mais saudável.

Depois de ler a descrição da Isabel Cabral sobre a experiência de escovar os seus gatos e de ler alguns avisos acerca da probabilidade dos gatos não aceitarem ser escovados, estava bastante apreensiva ao aproximar-se das minhas três meninas (duas adultas e uma adolescente) com a minha simples escova para gatos, oferecida, e guardada há um bom tempo.


(a yari, a kuri - que agora já tem o dobro do tamanho... - e a pucca)

Comecei pela Yari, a nossa gata zen de pêlo macio e que nunca, nunca põe as unhas de fora connosco. Tirando o facto de querer agarrar a escova, correu bem. Com a Kuri, a nossa pachorrenta e gordinha gata mais nova, também foi pacífico, só não deixou escovar a barriga, ficando sempre meio enrolada. Já a achar que era sorte a mais, peguei na Pucca, a "atravessada" mãe da Kuri. Mas não houve nenhuma tragédia. Também não me deixou aproximar a escova da barriga, mas portaram-se todas muito bem, tendo em conta que foi a primeira vez. Ou será que por ser a primeira vez não tiveram reacção?! Daqui a uma semana (visto que não largaram muuuuuito pêlo e é Inverno) veremos.

E sabiam que se pode dar lustre à pelagem dos gatos? Eu não...

12 comentários:

  1. Ai que gatas tão lindas, todas enroscadinhas!!! Eu tenho um gato e uma gata (aparecem em algumas fotografias no meu blog), ela com o pêlo mesmo comprido, mas nunca os escovei.
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  2. Também já os vi (são como as minhas, gostam do quentinho), são muito lindos! O teu gato preto faz-me lembrar a minha primeira gata.
    Experimenta! Realmente retiramos bastante pêlo. Então sendo a tua gata de pêlo comprido...
    Beijos,
    Ema

    ResponderEliminar
  3. O meu gato adora ser escovado, principalmente no fim das costas junto à cauda.até se inpina todo, ihihih barriga tb nao deixa

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Vim aqui parar através do Facebook, e quero-lhe dar os parabéns pela iniciativa. Temos em comum o gosto por contribuir para melhorar um pouco a nossa casa comum, um blogue para o efeito, e a arquitectura! E também li o livro da Vanessa em Julho passado - divertido e útil.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela!
    Obrigada pelo carinho.
    Já visitei o seu blog e adicionei-o aos meus "eco-nacionais". Muito bom!
    Além do ambiente e da arquitectura, até estamos perto uma da outra!...
    Vamos trocando impressões!
    Boa semana,
    Ema

    ResponderEliminar
  6. Existe uma espécie de luva na D-mail que é reutilizável vezes sem conta (julgo que lavável quando necessário) e pode ser utilizada em todas as superfícies para apanhar os pêlos, principalmente roupas, evitanto usar os rolos autocolantes :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Inês.

    Obrigada pela dica, vou investigar!

    ResponderEliminar
  8. Andei a pesquisar e já não encontrei a tal luva. Mas deixo aqui o link de um outro produto que me parece igualmente eficaz, durável e fácil de limpar. Só é pena é ser feito de plástico :(.

    http://www.dmail.pt/prodotto.php?cod=206525-101&np=1

    ResponderEliminar
  9. Olá Inês!

    Apesar de ser feito de plástico, parece bastante interessante, até porque os pêlos dos gatos enfiam-se me todod o lado. Eu deixei de usar os rolos de adesivo e uso uma escova "própria" (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2009/11/deixar-de-usar-os-rolos-de-adesivo-para.html), mas esta parece mais eficiente, pelo menos para a roupa de casa.
    Já experimentaste?

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Eu desde que descobri que posso usar as luvas de plástico (ok, são de plástico mas duram ainda muito tempo) que não quero outra coisa! Basta ter uns pequenos relevos nas pontas dos dedos que parece magia!
    É o equivalente a passar as mãos pelas calças um bocadinho húmidas, mas o melhor é que não é preciso estar sempre a humedecê-las.
    Tenho agora umas do Continente que nem custaram 1 euro e já duram há vários meses. E são de aloé vera (o q é sempre bom marketing ;)).

    ResponderEliminar
  11. Olá Elsa,
    vamos sempre encontrando soluções mais sustentáveis, quando estamos atentos, não é?
    Para mim as luvas não funcionam porque sou alérgica...

    ResponderEliminar
  12. Poxa adorei as dicas , tenho 3 gatinhos, a Meg de 11 anos, o Chico de 3, e o mais novinho que é o caramelo, todos adotados e sou muito feliz com eles!!!Eu já os escovo , eles reclamam um pouco , mas dá pra levar!!!Bjus a todas!!!E para os filhotes também!!!AH o Caramelo tem 7 meses +/_

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!