1 de março de 2010

121 - Subir (e descer) as escadas em lugar de ir de elevador


Isto é algo que até já faço. Normalmente. Até porque não há muitos elevadores na minha vida, neste momento. Vivo num rés-do-chão não muito rés, porque subo "meio lanço" de escadas (mesmo que vivesse no 2º e último andar iria de escadas, porque o prédio não tem elevador...), o nosso espaço é num rés-do-chão mesmo rés, e só num dos sítios em que dou aulas é que existe elevador, mas costumo subir os dois pisos pelas escadas. Uso o elevador quando vou ao cinema e, às vezes, também quando vou visitar alguns dos meus amigos, porque, sejamos sinceros, as caixas de escadas dos edifícios de habitação não são muito agradáveis (a minha "sobrinha" Inês, de 7 anos, pede para não ir pelas escadas, quando a levo a casa, porque não gosta muito das aranhas que andam por lá)...


E, lembro-me eu agora: temos, quase sempre, que acender a luz, porque as caixas de escadas são escuras como breu. O que gasta mais energia: usar o elevador ou acender a luz (normalmente quando o fazemos, acende automaticamente nos pisos todos)?

Penso que será o elevador, mas (ainda) não encontrei resposta, só dicas para reduzir o gasto energético, colocando sensores de movimento nos patamares das escadas (aqui fica a sugestão).

Bom, posso sempre juntar a este desafio o não acender a luz (ai, ai!) e passá-lo para "subir (e descer) as escadas - às escuras - em lugar de ir de elevador"... Já o faço quando chego à noite a casa, mas, como disse, é só meio lanço e entra luz do candeeiro público pelas janelas (é um prédio antigo) das escadas.

Mas pronto a partir de hoje, e (pelo menos) até ao fim deste desafio não uso mais elevadores!

Espero não me vir a arrepender (lembro-me de um filme em que o protagonista, por fobia, penso, subia e descia, todos os dias, uma imensidão de degraus...) porque, sei lá, vou de férias a algum lado onde tenho que subir muitas escadas para apreciar a vista! Ou porque, muito simplesmente, tenho que fazer mudanças para um 2º andar...

Tendo em conta o (pouco) número de escadas que subo e desço diariamente, não vou sentir os efeitos deste benéfico exercício (atenção apenas a quem tem problemas nos joelhos, principalmente ao descer), mas no fim do mês digo-vos se sinto alguma diferença!

4 comentários:

  1. Olá!
    Em princípio, e se as luzes acenderem em todos os pisos, com uma média de 2,3 lâmpadas de 40W, talvez haja mais emissões de CO2 do que usar o elevador. Mas depende no n.º de lâmpadas, da potência das mesmas e também do trajecto do elevador. Terás de fazer as contas! Mais uma vez parabéns pelo blog! Já tirei daqui muitas ideias úteis!

    Clara Pereira

    ResponderEliminar
  2. Enquanto lia o blog e conversava com uma colega acerca do quão interessante ele está, deparamo.nos com uma situação: o que gastará mais em termos de shoping, o elevedor ou as escadas rolantes?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Clara!
    Acho que vou optar por subir às escuras ou arranjar uma lanterna (ecológica...) porque fazer as contas em cada prédio a que vou e em que opto pelas escadas...
    Mas vou ficar atenta para alertar quem lá vive sobre as opções mais ecológicas.

    ResponderEliminar
  4. Andreia, essa dúvida também surgiu na página do facebook.
    Como diz Luis Gottschalk Silva "as escadas rolantes são mil vezes piores do que os elevadores, que podem sempre existir para quem não possa subir escadas. Os elevadores têm a cabine equilibrada com um contrapeso e gastam essencialmente a energia necessária para elevar as pessoas/carga, com uma perda de rendimento por atrito, e a descer até acredito que gastem mesmo muito pouco ou quase nada, enquanto as escadas rolantes não têm contrapeso e estão permanentemente a gastar energia para deslocar toneladas de metal, as pessoas até devem ser a fracção menor da energia perdida...Gastam o mesmo para subir ou para descer."
    Mas as escadas estão sempre a funcionar (quer andemos nelas ou não), apesar de haver algumas que abrandam quando não estão a ser usadas. E os elevadores só gastam quando os accionamos...
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!