18 de dezembro de 2009

48 - Lavar os dentes com um copo de água


Antes:
abria a torneira - molhava a escova - fechava a torneira - colocava pasta na escova - escovava os dentes e limpava a língua (com o raspador) - abria a torneira - enchia a mão em concha com água e bochechava - repetia o último passo - lavava a escova e o raspador - fechava a torneira.


Agora:
abro a torneira - encho um copo de água (de 25cl) - fecho a torneira - molho a escova na água do copo - coloco pasta na escova - escovo os dentes e limpo a língua - bochecho com a água do copo - lavo a escova e o raspador com o resto da água.

Experimentem das duas maneiras (colocando, na primeira, a tampa no ralo do lavatório...) e vejam a diferença no volume da água. Pensem só, tendo em conta que lavamos os dentes três vezes por dia (pelo menos a maior parte de nós), na redução do gasto de água só com esta pequena alteração.

Mesmo usando um copo de 33 cl...

4 comentários:

  1. De acordo com indicação da minha dentista, depois de lavar os dentes não se deve bochechar apenas se deve deitar fora os restos de pasta que ficam na boca (assim o flúor fica a atuar nos dentes). Por isso agora apenas gasto a água necessária para molhar a escova no inicio e no final da lavagem.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Elsa, a minha mãe também já me disse que a dentista dela lhe disse isso.
    Ainda não interiorizei esse passo...
    Obrigada por lembrares, é uma boa dica!

    ResponderEliminar
  3. Feito!

    http://fomedeossos.blogspot.com/2012/03/lavar-os-dentes-com-um-copo-de-agua.html

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom lembrar estas coisas porque ainda somos muitos a deixar a torneira a correr água enquanto lavamos os dentes. Essa dica do dentista para não bocejar é muito interessante e tem lógica.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!