14 de dezembro de 2009

44 - Tornar mais eficaz a lavagem da louça à mão


Não temos máquina de lavar louça, como referi quando passei a lavar a louça com água fria. Mas se tiverem, continuem a usá-la porque gasta menos água do que lavar a louça à mão.

Em 1996 estive num inesquecível acampamento mundial na Suécia (como escuteira). Estávamos divididos em "aldeias" de 40 caminheiros, cada uma com um espaço próprio, nome, casa (tendas) e cozinha comunitária, tudo construído e montado por nós. O nosso fogão era óptimo, feito com tijolos maciços e o nosso lava-louças... bom, o nosso lava-louças era constituído por 3 grandes bacias, cada qual com a sua função: na primeira fazíamos a pré-lavagem com uma escovinha, na segunda lavávamos com o esfregão e detergente e na terceira enxaguávamos. E depois limpávamos (cada um tinha um pano da louça). Na altura esta técnica enojava-me um bocadinho. Éramos 40 em fila a fazer esta sequência, usando a mesma água. Claro que tentava ser das primeiras, comendo bem rápido...

Mas, já na altura este era - segundo me disseram - o método usado, em casa, pelos suecos para lavar a louça à mão (com uma só bacia, claro, e com bem menos louça...). Nada de água corrente como os portugueses. Os suícos, segundo dizem, usam o mesmo método mas a água de enxaguar é bem quente e os holandeses não enxaguam (usam detergente biodegradável) mas secam logo a louça com o pano. Não descobri como fazem os dinamarqueses, os europeus que gastam menos água.

O Zé Manel era adepto do método português: pré-lavar toda, mesmo toda, a louça com água corrente, esfregar com o detergente, e enxaguar com água corrente, deixando a água a correr enquanto a louça ia fazendo a curta viagem entre o lava-louças e o escorredor... Eu não fazia pré-lavagem (a não ser nalguma peça mais suja), e depois de passar o detergente enxaguava com água corrente, mas fechava a torneira ao colocar a louça no escorredor.

E como fazemos, agora, cá em casa?

Colocamos uma bacia dentro do lava-louças (porque não encontramos a tampa do ralo...). Enchêmo-la de água e fazemos, com a escovinha, a pré-lavagem à louça mais suja. Em seguida, com o detergente (como temos 2 embalagens para gastar, ainda não é do biodegradável) e o esfregão lavamos tudo. Voltamos a encher a bacia com água, sempre fria, e enxaguamos (quando a água começa a ficar turva, mudamos...). Agora dava jeito o lava-louças duplo que havia em casa dos meus pais! Como detestamos os dois secar louça, fica no escorredor.


Quando algum tacho está mais sujo, colocamo-lo de molho, com água e detergente, aproveitando o resto do calor dos discos eléctricos do fogão, depois de cozinhar...

E podem cá vir comer à vontade, a louça fica bem lavada!

11 comentários:

  1. Ema, tenho aprendido imenso com as dicas que apresenta aqui no 365... Muito obrigado pela partilha. Parabéns pelo trabalho e exemplo meritório que demonstra. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. Artur, obrigada pelo apoio! Se tiver ideias para juntar às minhas, agradeço. Ainda faltam algumas até às 365... Bom Ano!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Também li o livro "Dormir nu..." e mais recentemente "Impacto zero". parabéns pela iniciativa ;)

    ResponderEliminar
  4. Emma,

    Eu não sei que portugueses conhece, mas os que eu conheço que lavam a loiça à mão sempre lavaram a loiça toda numa bacia com água quente e detergente e no fim passavam a loiça toda por água limpa e quente. É assim há gerações e gerações e a loiça sempre ficou bem limpa e até faz aquele chiar quando se passa o dedo de tão limpa que fica. Será que é apenas um hábito de portugueses de aldeia onde não havia água canalizada?

    Cumprimentos,
    Filipa Vilar

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa.

    Se calhar conhecemos portugueses diferentes! A hipótese dos portugueses de aldeia é possível, não sei, mas posso investigar!
    Mesmo assim os que já usam a a bacia, se quiserem ser ainda mais ecológicos, devem passar a usar água fria (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2009/11/lavar-louca-com-agua-fria.html).

    Bom fim-de-semana,
    Ema

    ResponderEliminar
  6. olá

    tenho de secundar a filipa, não conheço portugueses a lavar a loiça com água corrente, nem família nem amigos. fiquei aliás muito chocada quando vim para a suécia e me apercebi que tanta gente por cá usa água corrente para lavar a loiça, exactamente o método que descreve para os portugueses...

    mas quis comentar para deixar um aviso: nunca usem o método holandês! é a maior barbaridade. não enxaguar a loiça depois de usar detergente vai sempre deixar vestígios na loiça, mesmo que se seque com um pano. não é necessariamente terrível para a saúde (andaram e andam milhões de animaizinhos a sofrer para garantir que não morramos se ingerirmos pequenas quantidades de sabão e outras coisadas), mas destrói completamente o propósito de usar detergente. só precisamos dele para dissolver as gorduras, que sozinhas não se dissolvem em água. açúcares e tal não tem problema. o que o detergente faz é ligar-se às gorduras por uma ponta (que é hidrofóbica como elas, não gosta de água) e à água por outra ponta (que é hidrofílica). se não se passar por água a gordura não se vai dissolver.

    já agora, esta coisa do detergente ter duas pontas completamente antagónicas é que faz com que se possam formar bolas de sabão.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada "Purpurina", pela explicação.
    Continuo a verificar, em situações, casas e famílias diferentes, que a maior parte dos portugueses que conheço (melhor ou pior) não usa a bela da "bacia". Na Suécia não conheci assim tanta gente, e eram todos escuteiros. Talvez por isso...

    ResponderEliminar
  8. Que engraçado, vi este post antigo e não podia deixar de comentar... Devo confessar que às vezes lavo a loiça em água corrente, quando é muita loiça e já não sei por onde me virar... Mas sempre me ensinaram a lavar loiça em água quente numa bacia ou no lava-loiça cheio... (foi assim que a minha mãe me ensinou e ela embora tenha crescido num ambiente rural, não era um sítio sem água canalizada). Aliás aprendi que primeiro lavo os copos, depois os talheres, depois os pratos e só depois os tachos. Para deixar o que tem mais gordura para o fim (quando tem muita gordura limpo antes).

    Por vezes se for muita loiça, despejo a água e ponho nova.

    E garanto que quem utiliza este método certamente que gasta menos água do que com a máquina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimas dicas, Xoru!
      Vou juntar o teu blog aos links daqui. Boa jornada!

      Eliminar
  9. olá, eu estive a ver, e este post tenho mesmo q comentar... eu uso um metodo q cnsidero ainda mais poupador... agua fria numa bacia, um bocado de vinagre e detergente para lavar, e depois vou pondo a louça noutra bacia (essa vazia e sem agua) assim q termino de lavar a louça toda e coloca-la na tal bacia, passo-a com agua corrente e coloco no escorredor. toda a agua q fica na bacia, q serviu pra enxaguar a louça serve-me para uma proxima lavagem de louça, ou para encher o balde com q lavo o chao

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!