27 de fevereiro de 2010

119 - Cozinhar e comer com os mesmos utensílios


Vou provar a sopa e uso uma colher, vou mexer os cogumelos e uso um garfo, vou ver se a massa está cozida e uso outro garfo (porque o primeiro está "sujo" de cogumelos...), pego num copo para acrescentar mais água à sopa, ... E no fim do almoço tenho mais uns quantos talheres e utensílios para lavar.

Pode parecer um gesto insignificante, mas as pequenas mudanças também fazem a diferença! Tendo em conta que cá em casa não existe máquina de lavar louça, reduzir a louça a lavar ainda é mais importante, mesmo já tendo alterado a maneira de lavarmos a louça, tornando-a mais eficaz.



Basta usar a colher de provar a sopa para comer a sopa, assim como os garfos para comer o "prato" e, claro, o copo (apesar de já termos um copo que usamos durante todo o dia para beber água, às vezes esquecemo-nos...)!

Depois de ficarmos atentos a estes pormenores, até nos entusiasmamos e começamos a procurar maneiras de sujar menos louça, cozinhando as mesmas coisas!

É um jogo: "Vou lavar primeiro estes legumes e depois posso usar a mesma taça e a mesma água para lavar as batatas"...

6 comentários:

  1. Mais uma vez, um comentário de uma veterinária não-vegetariana.

    Quando se cozinha carne, especialmente carne vermelha, os utensílios que lidam com a carne crua não devem ser os mesmos a lidar com a carne cozinhada.
    Além das bactérias que podem passar dum lado para o outro, há o risco de contaminação com parasitas!
    As temperaturas elevadas da cocção permitem destruir os parasitas mas, se usarmos um garfo que contactou com a carne crua para comer a cozinhada, corremos o risco de nos infectar.
    Como os parasitas podem estar alojados nos músculos e não haver mais sinais nenhuns de parasitismo no animal, a carne passa à mesma na Inspecção sanitária e, se não a congelarmos antes de cozinhar ou não a cozinharmos bem, podemos contrair parasitas que não as comuns lombrigas, bastante mais incomodativos e perigosos...
    Por isso é que nem aos animais se deve dar carne crua ou mesmo aparas!!!

    E atenção aos ovos, por causa da salmonelose - as salmonelas são eliminadas com temperaturas bem altas, mas usar um talher com vestígios de ovo crú pode dar uma gastroenterite bem chata!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos esclarecimentos preciosos!

    ResponderEliminar
  3. Olá novamente, ao cozinhar tb poupo nos utensilios mas não misturo cozinhados com não cozinhados. Costumo fazer algo como:
    Todos os dias bebo leite com chocolate, e o que faço é: durante uma semana uso sempre a mesma caneca, mal acabo de beber preparo nova caneca e coloco no frigorifico para beber mais tarde fresquinho como eu gosto, assim fazendo as contas - em média bebo 2 canecas por dia (qd estou a trabalhar, caso contrário são mais) x 7 dias, vejam a água que poupo na lavagem das canecas.
    Quando fui de férias, eu e o meu namorado levantávamo-nos à vez da mesa para ficarmos a guardar os pratos e talheres caso contrário vinha um funcionário substituir os sujos por lavados, chegámos a ver pessoas que sempre que se levantavam traziam 2 pratos em vez de usarem sempre o mesmo e algumas vezes acontecia com os copos!!!
    Este fds fomos jantar fora e o moço do restaurante ficou muito admirado quando dissemos que jantávamos no prato que usámos para as entradas, que era exactamente do tamanho que ele queria substituir.
    Parabéns pelos post, revejo neles o que acredito e faço, só não sei porque não me lembro de falar destas coisas no meu blog.
    Beijinho A.

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia!

    Obrigada pelo teu carinho e a partilha das tuas experiências (aqui e noutros posts).
    Também já visitei o teu blog e acho-o óptimo! É bom sermos diferentes e abordarmos os assuntos de maneiras distintas mas complementares. A diversidade é fantástica, não é?
    Também costumo receber uns olhares "estranhos" quando digo que não quero outro copo, ou uma palhinha, ou um saco, ... mas quantos mais formos, menos "olhares" receberemos!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Excelente dica! Parabéns pelo fantástico blogue. Reparei que és de Amarante,eu também sou de Amarante, grande coincidência! obrigado por partilhares as tuas experiências.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Mickael, sê bem vindo!
    Na verdade sou do Porto, vou muitas vezes a Amarante (mais precisamente a Vila Meã) porque a minha mãe é, e vive, aí!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!