2 de março de 2010

122 - Usar uma solução natural para tirar o ruído das dobradiças da porta


Os óleos lubrificantes comerciais "tradicionais" são todos altamente poluentes. Basta ver a composição: "lubrificante tensoactivo e aditivos penetrantes, anticorrosivos, antioxidantes, gás propelente e butano/propano" (num óleo em spray...).

Quase todos (em spray, em garrafa, em conta-gotas) têm PTFE ou politetrafluoretileno ou Teflon (marca registada da empresa DuPont), nomes diferentes para o mesmo polímero (plástico) prejudicial para o meio ambiente e para nós, apesar de, durante muitos anos, a Dupont ter passado a ideia contrária.

A Epa (U.S. Environmental Protection Agency), em 2005, depois de efectuados estudos, concluiu que um dos "componentes" do Teflon, o PFOA (Perfluorooctanoic acid) é tóxico para o ambiente e cancerígeno! Ao ponto de, pelos vistos, "as emissões e níveis de PFOA encontrados em produtos finais precisarem de ser reduzidos a zero até o ano de 2015".

Comecei este resolução com a intenção de diminuir mais um pouco a minha "contribuição" para a poluição das águas e, ainda antes de acabá-lo, estava na cozinha, a retirar dos armários, tachos e frigideiras anti-aderentes (o que me vai levar a um novo post...)!

Em relação ao problema que originou este: a nossa porta de entrada começou a fazer um som, nada agradável, de cada vez que é aberta (ou fechada), ao ponto de todos os nossos vizinhos saberem quando saímos e entramos em casa...

Solução?

Misturar raspa de grafite (raspei uma mina 0,8 de lapiseira) e algumas gotas de óleo de cozinha (usei azeite, porque raramente temos outros óleos alimentares). Com um conta-gotas velho (o bom de não se deitar quase nada fora...), fui deitando gotas nas dobradiças e abrindo e fechando a porta e, voilá!, problema resolvido.
(Não sei qual a fonte desta receita porque encontrei-a nos meus arquivos, sem identificação...)


Entretanto acho que vou mesmo ter de aderir a um cartão de crédito, para fazer compras pela internet, e poder experimentar coisas que ainda não chegaram cá, como este green oil para a minha bicicleta.

4 comentários:

  1. este blog está cheio de óptimas sugestões! =)
    eu aproveito para deixar uma: o método mais seguro para fazer compras online é o serviço MBNet (https://www.mbnet.pt/MBNet.html). Basta activar no multibanco e depois usar através do site! Assim a conta bancária fica sempre protegida ;)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Cá em casa quando uma porta começa a chiar, pego num pires, umas gotas de azeite e um palito...
    E é só...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida és a mulher das 1001 e uma soluções. 365 para ti é pouco.
    Obrigado *

    ResponderEliminar
  4. Eh, eh! Obrigada Pedro, mas acho que não consigo chegar às 1001!!! Se chegar "inteira" às 365...

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!