21 de dezembro de 2011

oferta - oferenda - prenda - presente - miminho - ...


(Como podem ver, não sabia o que chamar a este post. Gosto da palavra inglesa giveaway, que é a normalmente utilizada “nestes casos”. Procurei uma portuguesa, mas a verdade é que nenhuma me enche as medidas...)

Quero de uma forma mais palpável - e simbólica - retribuir o vosso apoio, entusiasmo e, entre muitas outras coisas, companhia, ao longo dos 2 anos (feitos em novembro) de vida deste blog e deste desafio; que era um projecto de um ano e que, por motivos vários, se tem estendido.

Ao fim destes três anos o saldo é francamente positivo: cá por casa, 200 hábitos foram alterados, substituídos ou adaptados. Aprendi (e continuo a aprender) imenso! Conheci pessoas, não só nas "estratosfera" da net, mas no mundo real. Partilhei a minha experiência com miúdos e graúdos e até tive “direito de antena”! Ganhei - também muito graças a vocês - dois green blogger award, e outros blogs e sites relacionados com o ambiente deram destaque ao “365 coisas que posso fazer...”. Muitos motivos (e mais há) para me sentir reconhecida a cada um dos seguidores e dos visitantes deste blog, e a cada um dos amigos do mesmo no facebook e notwitter. Sinto-me honrada por poder contar com as vossas opiniões, experiências, sugestões, correcções... Sei que, também na blogosfera, há experiências negativas e “coisas más”, mas, tirando dois comentários estúpidos (e não publicados) não tenho nada do que reclamar. E - se não fosse por mais nada - só por vocês, já tinha valido a pena.


E como, ainda por cima, estamos no Natal resolvi sortear entre vocês um livro. A escolha deste também me causou algumas dúvidas... mas optei por um livro “para utilização”, que abrange várias áreas, e que, de uma forma simpática, nos leva a diminuir o nosso impacto na natureza. O “1001 remédios naturais”, de Laurel Vukovic, que já referi aqui e aqui, e que está cheio de receitas simples e acessíveis para fazermos os nossos produtos de higiene, beleza, limpeza da casa, da roupa, ... o que implica menos embalagens, menos produtos e ingredientes nocivos por aí espalhados, ...



Como se candidatarem? Basta escreverem um comentário a este post até às 23h59 de 25 de dezembro. No dia 26 publicarei o resultado.

Um Feliz Natal para cada um de vós! Bem hajam!!!

43 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito deste post, onde nos dás a possibilidade de ganhar um livro que ajuda a nos tornar mais sustentáveis no nosso quotidiano e saudáveis através de meios naturais, mas sobretudo onde nos agradeces, nós leitores e companheiros da tua caminhada sustentável.
    confesso que não fiz muitos comentários, mas tenho acompanhado o teu blog e reflectido sobre vários assuntos que abordaste. Os teus posts foram sempre inspiradores, ajudaram-me nalgumas coisas, deram-me mais argumentos, fizeram-me conhecer coisas novas... Enfim, foi sempre muito bom acompanhar-te!
    Agradeço a iniciativa e só posso desejar que continues!
    Um feliz Natal, cheio de alegria, amor, paz e saúde!

    ResponderEliminar
  2. Já sigo regularmente este site há cerca de meio ano, e cada vez mais estou consciente de que todos nós temos que dar o nosso contributo para a sustentabilidade do planeta, seja a reutilizar coisas que era comum irem para o lixo, seja a diminuir o consumo de bens, seja a repensar a utilização de outros, e a sua produção, etc., muito se poderia dizer. Este é um grão de areia, mas que vai contagiando outros grãos até fazer uma praia inteira e assim sucessivamente. Bem haja e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia! Um Feliz Natal e continuação de muitos bons posts neste blog tão rico e bem disposto! Sandra Pena

    ResponderEliminar
  4. É com enorme prazer que sigo este blog e que aprendo imenso com o que vai postando. Graças ao "365 coisas que posso fazer..." não é só em sua casa que os hábitos se estão a alterar, mas sim na de todos os leitores; por isso mesmo, e por ajudar a contribuir para um mundo melhor, este espaço está de parabéns! * Ana Cardoso

    ResponderEliminar
  5. Ainda que não há 3 anos também sou uma seguidora atenta deste blog! Força para mais 1000 anos de sugestões, dicas e ideias :) E boa escolha de livro. Também já andei a namorá-lo eheh

    ResponderEliminar
  6. Que livro fixe! Se não ganhar, vou comprar!
    Obrigada, Ema e bom natal!

    ResponderEliminar
  7. Sou seguidor e até já apliquei ideias na minha vida...
    Continue o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Como eu queria este livro!!!
    Tenho andado a «coleccionar» receitas e mesinhas caseiras e plantas que posso cultivar para aplicar em produtos do meu dia-a-dia e este livro seria ouro sobre azul!!!
    Obrigada desde já pela partilha de descobertas e de pontos de vista de reflexão, pois somos todos um só lar!!!
    Beijo grande!!

    ResponderEliminar
  9. O livro parece-me bem interessante, por isso aqui vai o dito comentário!

    Já agora, parabéns pelo blog/iniciativa. Posso afirmar que alterou a minha visão relativa a algumas coisas! Quem agradece sou eu :)

    Feliz Natal e Boas restantes Festas!!
    Inês

    ResponderEliminar
  10. Bem interessante o tema do livro (adoooooro livros) e parece ter dicas bem ecológicas, como eu gosto. E é a cara do teu blog:)))
    Eu também gosto mais da palavra "giveaway" para estas situações, não sei porquê acho bem adequada.
    Espero que a sorte me "bafeje" e me faça calhar a mim esse livro maravilha, para que o meu próximo ano seja (ainda) mais sustentável!

    Bjos

    Catarina

    ResponderEliminar
  11. Desta vez não digo mais nada só para tentar ficar com o livro e BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  12. É um bom livro. Dizes que 200 hábitos já foram mudados para essas bandas em 3 anos pois eu ando nessa luta mensalmente e não consigo tanta proeza, há coisas que me custam, há outras que são preguiça, há outras que não entram nem por nada.
    Podes contar comigo para o sorteio. É um livro que gostaria imenso de ter, mas como te digo ainda sou má aluna.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Obrigada por todas as dicas até hoje. Feliz natal! Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que concurso irresistível! Boa sorte para todos... e para mim! :)
    Festas felizes!

    ResponderEliminar
  15. Por momentos pensei que ia deixar a blogosfera :o(. Gostei da mensagem e da iniciativa! Espero que continue por muitos anos! Um Feliz Natal e um Ano Novo cada vez mais Verde! Bjs e Obg

    ResponderEliminar
  16. Ema, muitos parabéns pela iniciativa e pelo blog! Um óptimo Natal.

    ResponderEliminar
  17. Comecei a "frequentar" este blog diariamente desde que foi apresentado na rtp2.
    Gosto muito dele.
    Bom Natal :)

    ResponderEliminar
  18. Espero ganhar esse presentão de natal,vamos voltar ao passado como os indios extraido as belas coisas da natureza.

    ResponderEliminar
  19. Olá acompanho o blog já faz o tempo e gosto, muito adorarei ganhar o livro se sorteada. Um grande beijo e muita paz.

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Eu encontrei o blog por acaso, foi numa das minhas investidas na net para encontrar coisas que fossem amigas do ambiente e ao mesmo tempo que fizessem com que eu poupa-se. Tornei-me logo seguidor e desde então não me arrependo nada. Já mudei hábitos mas o que eu acho mais importante é que já consegui fazer outros mudarem através de ideias que encontrei aqui no blog. Desde já o meu obrigado.
    Agora que estamos nesta época, um livrinho é sempre um bom "giveaway". :)

    Boas Festas!

    Cumprimentos,
    Tiago Ferreira

    ResponderEliminar
  21. Boas festas! obrigada pelas dicas que o blog nos vai deixando!

    ResponderEliminar
  22. Querida Ema, devo dizer que é um prazer contribuir seja como for para este teu magnifico blog! Por favor continua! Aprendo imenso cada vez que por aqui passo :) Votos de muito sucesso!
    Boas festas***

    ResponderEliminar
  23. Que óptima oportunidade para finalmente lhe dizer o quão inspirador é o seu blog! Obrigada por todas as partilhas que tem feito, algumas das quais já faço e outras que passei a fazer! :) Cá estarei, com muito gosto, a acompanhar...

    ResponderEliminar
  24. Ema,
    muito obrigada pela partilha e que ela continue.
    Viva a Vida!

    ResponderEliminar
  25. Mãe Natal, quero tanto este livrinho no meu sapatinho.É que ainda tenho tanto para aprender.. Este blog tem-me ajudado imenso e o livrinho seria a cereja em cima do bolo. De qualquer maneira, Mãe Natal, mesmo que não receba este presentinho, desejo-te um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  26. Obrigada pelas tuas partilhas.
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  27. Olá,
    Eu encontrei este blog por mero acaso, nas minhas pesquisas por conseguir um mundo melhor.
    Na verdade, não sei se o mundo está ou não melhor, mas eu, pelo menos, tento que o mundo que me rodeia fique um pouco melhor.
    Esta tentativa, passa também pelas questões ambientais e certo é que não temos incentivo nem reconhecimento da parte de quem quem manda no nosso país.
    Apesar de tudo, continuo absolutamente convicta que as mudanças de comportamento que adoptei (muitas delas graças a este blog),contribuem para um mundo melhor e para o meu bem estar. Bjs Dulce

    ResponderEliminar
  28. Ui, também quero!
    Feliz Natal!;)

    ResponderEliminar
  29. Ehehehe...partilhar o conhecimento. Sim senhora! :-D Uso e abuso dessa bíblia. Se o ganhar, vou partilhá-lo a outros "naturo-dependentes". É que a Mãe Gaya agradece mesmo. :-D
    Um óptimo Natal, bem verdinho :-D e um mundo mais saudável no sapatinho, é o que eu e a Tupilde te desejamos.

    ResponderEliminar
  30. A ver se tenho sorte :)

    Obrigada a ti por partilhares connosco tantas dicas e informações úteis e por nos mostrares que ser amigo do ambiente não é assim tão difícil ;)

    Um beijinho e feliz Natal!

    ResponderEliminar
  31. olá. só há pouco fiquei a perceber que foi com a Ema que fiz uma aula de ioga na praia :D adorei. e antes disso já sigo o seu blog há mais tempo. cá estou a participar :)
    um feliz natal

    ResponderEliminar
  32. Dicas sempre úteis e fundamentais para um futuro melhor! ;)
    Parabéns pelo blog que é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!

    Feliz Natal e um 2012 bem verdinho! Eheh

    ResponderEliminar
  33. Feliz Natal, não só hoje, mas 365 dias cheios de mais 365 ideias durante muitos anos.

    ResponderEliminar
  34. Olá!Que boa ideia este passatempo. O livro parece bastante interessante. Já sigo o blog à muito tempo e sempre com muita atenção, uma vez que sendo a minha área Ambiente qualquer dica nova é sempre recebida de braços abertos. Feliz natal a todos

    ResponderEliminar
  35. Querida Ema,
    Obrigada por ser tão inspiradora!
    Boas Festas :)
    Inês

    ResponderEliminar
  36. O blog mais verde que conheço e digo-lhe que me passeio muito por aqui...! O mundo já tem felizmente mudado! Mas muito muito mudei eu!!! Obrigada pela sua contribuição! Beijos e um Bom Natal.

    ResponderEliminar
  37. Uma rica prenda de Natal Ema, mas já me chegava a primeira parte do miminho, onde nos fazes sentir a todos as pessoas mais importantes do mundo! :-)

    Tudo de bom para ti e para os teus e que 2012 nos traga muitos mais dos teus conselhos para diminuir a nossa pegada ecológica*! :-D

    Bom Natal e Próspero Ano Novo, cheio de Saúde, Amor e Alegria!

    *Acho que até já calço menos desde que comecei a ler o teu blogue, mas também pode ser da idade - não há quem diga que os pés mingam com o passar dos anos?!? ;-P

    ResponderEliminar
  38. Olá Ema, você é uma inspiração. Obrigado pelas ideias que dá, têm-me tornado um pouco mais verde. Um beijinho e boas festas.

    ResponderEliminar
  39. Para começar: Feliz Natal!!

    Para terminar: parabéns pelo blog e obrigada por tantas dicas que aqui apanho :))

    ResponderEliminar
  40. Lembrança também pode ser 1 palavrinha que vinha a calhar para esta iniciativa!
    Durante algumas linhas tb eu pensei que o blogue ía mudar de vida, mas ainda bem que não é assim.
    Descobri-o quando li 'Dormir nú é ecológico' e a partir daí a sede de saber levou-me a procurar mais informação até que cheguei aqui e o pus nos marcadores.
    Procuro ser consumerista, mas o mais difícil é mudar hábitos e levar outros a mudar, difícil mas não impossível, a leitura prova o contrário: leva-nos longe! Boas Festas!

    ResponderEliminar
  41. Olá Ema, primeiro que tudo gostaria de enviar desejos de Boas Festas e que as boas intenções tanto para as pessoas como para o planeta se perpetuem pelo resto do ano, de preferência sem materialismos nem consumismos. Vou enviar o meu testemunho não tanto pelo livro mas porque é uma altura tão boa como outra qualquer. Vivo com a minha esposa e três filhas e descobri o seu blog há vários meses, tornei-me seguidor e estou sempre atento a novas ideias. Desde então as suas ideias e contribuições inspiraram-me a proceder a algumas alterações na minha vida. Usar guardanapos de pano em vez de papel, colocar papel higiênico no caixote em vez da sanita, trocar o gel pelo sabonete, beber água da torneira em vez do garrafão, trocar as compras tradicionais de Natal pela oferta de prendas feitas em casa (tipo doce de abóbora), tornar-me participante activo do Winking books, fazer iogurtes na iogurteira, não trazer sacos plástico dos supermercados foram apenas algumas transformações que ocorreram desde então. Não vamos ficar apenas por aqui e as mudanças vão ocorrendo com o tempo. Da minha parte um bem haja, esperando que continue o seu projeto com a mesma energia e que tenha a convicção que tem um universo de seguidores cada vez maior.
    Cumprimentos/Fernando

    ResponderEliminar
  42. Olá :)
    Já sigo o teu blog à algum tempo, mas acho que acabei por nunca comentar...
    Bem, queria dizer que o teu blog inspirou-me para me tornaro mais green possivel, e que me tem dado imensas ideias nesse sentido. Continua com este excelente trabalho ;)
    Desejo-te um óptimo natal e um grande 2012 =DD
    Beijinhos
    M*

    ResponderEliminar
  43. Oi, Ema:

    Pena que não deu tempo para participar do sorteio...

    Mas quero agradecer por tudo que li e aprendi por aqui !
    Conhecer seu blog foi uma das boas coisas que encontrei na blogosfera.

    Que tenha tido um alegre Natal e que o novo ano venha com muita paz, saúde, harmonia, amor e realizações.

    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!