29 de dezembro de 2009

59 - Comprar detergente para a roupa biológico


Admito que quando fui comprar o detergente para a roupa fui um pouquinho preguiçosa. Como já sabia, desde que comprei o amaciador da roupa, que tinha a opção da Ecover, nem procurei outra...


Custa, no Continente, 8,29€ a embalagem de 1,5l (dá para 20 doses). Tal como o amaciador é de biodegradabilidade rápida e completa (teste OECD 301F, do produto inteiro), tem impacto mínimo na vida aquática (teste OECD 201 & 202, do produto inteiro), não é testado em animais e os ingredientes são à base de plantas e minerais (+ 30% água; 5-15%: tensoactivos não iónicos*; sabão*; álcool*; citrato*; - 5% tensoactivos aniónicos*; ácido cítrico*; perfume* alfazema; contém: limoneno, linalol, citronelol. *à base de plantas).

Depois, para me redimir, fui investigar outras possibilidades.

"Descobri" que a marca Auchan tem detergentes ecológicos, incluindo um para a roupa. Não costumo ir ao Jumbo, mas vou ter que lá passar, até porque também vendem produtos da marca L'arbre Vert - que não encontro no Continente - onde está incluído um detergente para a roupa (com a possibilidade de se comprarem recargas do mesmo).

Também encontrei na internet o detergente Clear spring, e um da marca espanhola (sempre vem de mais perto...) Proeca Químicas, que tem uma linha de produtos ecológicos, alguns já com a etiqueta de certificação europeia eco-label. O detergente da roupa - Green Laundry - ainda está a aguardar esta certificação, mas parece promissor. Não o encontrei à venda por cá, mas visto que têm uma página em português devem estar, se ainda não o fazem realmente, a pensar nisso.

E não estou esquecida nem das nozes de saponária nem da Öko-ball. Estão em estudo...

16 comentários:

  1. Olá Ema

    Também estou a considerar passar a usar um detergente da roupa mais ecológico. Coloca-se só a questão da melhor escolha: um à base de produtos vegetais e minerais, como os da Ecovert, ou então os podem ser usados a frio? Poupar energia é muito importante, mas não tenho meio de fazer escolha: é melhor poupar a energia ou usar um detergente com menos impacte na qualidade da água? Sugestões aceitam-se....

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Para mim é mais importante a (não) poluição da água, um bem essencial e cada vez mais escasso na sua forma potável.
    Eu tenho usado o da ecovert a 30º e tem corrido bem, mesmo na roupa muito suada!
    Provavelmente no próximo mês vou mudar ou para as nozes saponárias ou para a ecobola, ainda estou a investigar!
    Logo direi...

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Vi este fim de semana a ecobola à vida na Worten, não só para roupa, mas também para loiça. Fiquei muito curiosa. 14,90 euros e dá para 1000 lavagens.

    Alguém já experimentou?

    ResponderEliminar
  4. Olá "Cocas"

    Não experimentei a eco-bola (nenhuma das várias que há) mas a Proteste fê-lo e os resultados não foram muito positivos. As pessoas que falaram da sua experiência (no facebook) estavam satisfeitas.
    O que eu vou experimentar são as nozes de saponária (e escreverei aqui, claro!)

    Se experimentares, depois conta o que achaste, está bem?

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá e parabéns pelo blog! Estou a equacionar comprar uma ecobola, mas este estudo da Proteste veio abalar a minha ecoconvicção de quem se fartou de ler apenas críticas positivas de utilizadores deste produto. Já experimentaste? Aconselhas? Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Hugo!
    Ainda não experimentei mas já tenho aqui uma para o fazer (ofereceram-na à minha mãe, que apenas exeprimentou na máquina da louça, e não gostou...). Em breve digo como correu (se experimentares primeiro, conta, está bem?)
    Já experimentei as nozes de saponária (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/06/usar-nozes-de-saponaria-para-lavar.html) e gostei.

    ResponderEliminar
  7. Cara Ema, antes de mais parabéns pelo Blog e Inciativa..
    Ainda tenho muito que lutar (contra o meu namorado) nestas questões ecológicas (ex: ele até recicla, mas só qd estou á beira para ao chamar atenção, o parte das vezes isso não acontece!)
    Já pratico a alguns anos alguns destas "coisas"..
    Quanto ao detergente para a roupa(máquina), ainda não fui capaz de trocar por um ecológico (excepto sabão), principalmente, este que recentemente ficou muito mal cotado num estudo da Deco Proteste ;(
    Uso sim o Boráx ou Borato (comummente chamado) nas nódoas mais difíceis..
    Mais uma vez parabéns, e felicidades

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela atenção.
    Troquei o detergente da Ecover pelo da L'Arbre Vert e estou muito satisfeita. Não porque sentisse que lavava mal, mas porque este vem em embalagens maiores (recargas) e parece-me que rende mais. Mas claro, trato sempre primeiro das nódoas, de forma ecológica, como falei aqui: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/02/procurar-e-usar-solucoes-naturais-para.html
    Espero que, pouco a pouco, possa mudar ainda mais coisas, com o seu namorado!

    ResponderEliminar
  9. Eu já uso o ecovert há algum tempo e estou satisfeita: há 1 embalagem maior (5l) e q dura, dura... gosto d seu perfume - por oposição ao arbre vert. Tb uso a ecobola, mas para já só n máquina d loiça. Tenho sempre d complementar c detergente p a loiça ecover diluído em água - porque é concentrado - e d usar os restantes produtos: abrilhantador e sal. A propósito, há abrilhantador e sal ecológicos?

    ResponderEliminar
  10. Eu agora prefiro o da l'arbre vert (e vem em recargas), eh, eh!
    Não sei se existe abrilhantador ou sal sustentáveis, não temos máquina de lavar louça... é uma questão a ver.
    Ainda hei-de experimentar a ecobola.

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    eu faço o meu próprio detergente para a roupa em casa, comprei borax e carbonato de sódio na farmácia, junto sabão ralado (sabão azul e branco ou outro da zona dos detergentes no supermercado) e utilizo uma colher de sopa por lavagem. É uma mistura amiga do ambiente e encontram-se centenas de páginas na internet com receitas "verdes" fáceis de fazer em casa (quase todas em inglês)! Para além de ecológico fica muito mais barato que comprar as marcas "verdes" e produzimos menos embalagens!
    A ecobola já vi vários artigos que dizem ser a mesma coisa que lavar apenas com água!

    ResponderEliminar
  12. Olá Elin!
    É verdade, também já vi várias referências nesse sentido em relação à ecobola...
    Quando escrevi este post ainda estava a começar a aventurar-me no mundo do produtos caseiros, agora já são quase todos feitos por mim! Tenho que escrever sobre isto.
    Obrigada pelo testemunho!!!

    ResponderEliminar
  13. ola.ando na luta pelos detergentes. comecei a encomendar na página efeito verde as nozes de saponária.ao inicio fiquei satisfeita mas com o tempo estou a sentir falta de cheiro na roupa. Fica a cheirar a nada.... e as nodoas mais dificeis nem sempre saem. uso amaciador BIO mas não estou a gostar,tal como outros detergentes dessa marca como limpa superficies que não são eficases. ando em busca de amaciador porque la não ha outro.quanto ao detergente os que vejo sao carissimos.acho que vou experimentar esse do continente.ou a sugestão de fazer em casa,mas não com sabão azul e branco,pois penso que tem banha animal. bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá yolanda.
      Também já usei as nozes de saponária (falei aqui: http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2010/06/usar-nozes-de-saponaria-para-lavar.html)
      A questão da "falta" de cheiro é uma questão de hábito, mas pode usar óleos essenciais se preferir continuar a sentir um cheirinho!
      Quanto às nódoas talvez estes post ajudem (é o que eu faço):
      http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2010/02/procurar-e-usar-solucoes-naturais-para.html
      http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2010/02/substituir-lixivia-na-roupa-branca-por.html
      Um bom amaciador (eu no início deste desafio também usava um comprado: http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2009/11/passar-usar-um-amaciador-de-roupa.html) é o vinagre. Junto uma chávena almoçadeira (meia de vinagre branco e meia de água), na altura de colocar o amaciador.
      Espero ter ajudado!
      Ah! E há sabão azul e branco à base de óleos vegetais (muitas vezes reciclados!)

      Eliminar
  14. Olá,

    Eu uso Greenscents e estou bastante satisfeita. São biológicos (certificados), não testados em animais (certificados) e veganos :) www.pronatural.com.pt/category.php?id_category=36

    ResponderEliminar
  15. Oi a 2 dias liguei para um site das ecobolas o telefonista explicou me que tem que se usar 1/4 da dosagem em roupa muito suja. Vou encomendar a ecobola e comprar as nozes de saponária. Assim quando a roupa for lençóis e toalhas uso a ecobola com as nozes de saponária e para roupa diaria e panos de cozinha uso a ecobola com 1 capsula skip aloe vera com meia tampa de confort. Ja agora aqui em casa uso toalha de plástico como tenho um pirata de 3 anos quando ha azar é só usar o desergodorante e o pano húmido. Tudo de bom

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!