4 de março de 2010

124 - Dedicar uma parte do dia à aprendizagem de temas ambientais


Quando iniciei este desafio não tinha ideia (nunca temos...) de quão enorme era a minha ignorância neste campo e de quanto iria aprender apenas investigando sobre as alterações que vou fazendo dia-a-dia.

Como não tenho nenhuma formação na área do ambiente, demoro mais tempo - do que alguém mais por dentro dos assuntos - nas minhas pesquisas, porque tenho que cruzar a informação que encontro (em grande parte na internet), verificar, confirmar, ... para evitar dizer asneiras ou tomar a opção errada. Também me tem sido uma ajuda os comentários e sugestões de quem lê os posts, esclarecendo-me e, por vezes, corrigindo.

Assim resolvi, também eu, aprender um pouco mais sobre as questões ambientais, lendo livros e artigos - "considerados" - desta área.

Aproveitando o ter o cartão da biblioteca, tenho trazido alguns livros sobre ecologia.


Neste momento estou a ler o Manual de Instruções para a Nave Espacial Terra, de Buckminster Fuller, um clássico da literatura ecológica, publicado pela primeira vez em 1969. O sr. Fuller é considerado o "pai" da consciência planetária e (pelo que estou a ler, justamente) o "Leonardo da Vinci do nosso tempo" e parece ter umas teorias muito interessantes (ainda estou no início do livro)!

Se tiverem sugestões de livros que devo ler, agradeço.

4 comentários:

  1. ola
    ja ando ha bastante tempo para te deixar um comentario essencialmente para te dar os parabéns pelo teu blog e pela tua vontade :) à pouco tempo falaram-me do DoGood http://dogoodhq.com/ , não sei se conheces, é uma aplicação que substitui os anúncios genéricos por anúncios ligados a temas ambientais. E todos os dias aprendo!!! E para mim a maior virtude do teu blog é o facto de estar em português. Há muita informação pela net sobre os tópicos que abordas mas tu torna-los acessíveis a muito mais gente :) Força para o teu objectivo!

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé!
    Obrigada pelo carinho e pela força!
    Já estou a pesquisar a sugestão que me enviaste, parece muito interessante!
    Também sentia isso, antes de inicar este projecto: havia muitas listas de "o que podes fazer para ajudar o ambiente", mas muito genéricas, sem apresentar ideias concretas para as tornar realmente úteis.
    Tem um bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema!
    A natureza do livro que te vou sugerir não é muito científica, mas dá um jeitão, especialmente se passas muito tempo na cozinha: Cooking Green dá excelentes dicas para cozinhar de modo ecológico.
    http://www.globalgourmet.com/food/cookbook/2009/cooking-green/

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela sugestão!
    Ainda não me consegui inscrever numa oficina de cozinha sustentável, aqui no Porto, para aprender mais uns truques. Está sempre esgotada!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!