1 de dezembro de 2011

Natal


Para mim a época natalícia começa hoje, 1 de Dezembro, independentemente de "lá fora" já haver indícios há uns... meses, poderei dizer?!...

E, como já tive oportunidade de dizer, eu gosto do Natal. Sim, também gosto das prendas, de as dar a quem trago no coração, de as receber... Mas as prendas são uma parte de algo maior, uma fascinante mistura de crenças, tradições, algumas tão antigas que se perdeu nos tempos o seu porquê; interpretadas, adaptadas, transformadas, cunhadas, a cada ano, por cada família que as adopta. Para mim o Natal é o entusiasmo em estudar e fazer as decorações de Natal; o escolher ou fazer carinhosamente cada presente, cada oferta, até os embrulhos; o partilhar com amigos, vizinhos, desconhecidos; o participar na alegra labuta dos doces tradicionais segundo receitas herdadas; é a leve excitação que paira no ar até ao dia 24; é a alegria esfuziante dos mais pequenos, ... Sim, é confusão, risos, conversas, abraços, frio lá fora e lenha a arder na lareira, cheiro a calda de açúcar, a pão a levedar e a especiarias. É também acreditar que tudo é possível, que o bem prevalece, que no fim ganha o Amor.

O segundo mês deste blog foi também um dezembro (o de 2009!) e noto bem, agora, a diferença entre os post de então e os mais recentes. Mas tenho por eles um carinho maternal (eh, eh) e penso que continuam actuais. Deixo-vos aqui um pequeno resumo se os quiserem consultar:

- neste falo sobre a árvore de Natal e neste sobre o decorar a árvore (e aqui tem uma imagem de outras estrelas de papel que fiz);
- aqui deixo sugestões de presentes mais amigos do ambiente e aqui a carta que escrevi ao Pai Natal...;
- neste e neste post falo sobre os embrulhos, e neste sobre os cartões e etiquetas de Natal;
- se, como eu, gostarem de velas, leiam este e, já agora, este post;
- e aqui deixo-vos uma das receitas vegetarianas do meu Natal!

Se, como eu, gostarem de fazer (algumas d)as coisas que oferecem, na internet não faltam "blogs" e "sites" cheios de ideias fantásticas e com óptimos passo-a-passo. Se preferirem (e caso precisem...), "surgem", por esta altura, oficinas onde nos ensinam a fazer presentes, lembranças, decorações (algumas revistas, como a Visão, costumam trazer uma listagem destes locais). Por exemplo, o Núcleo do Porto da Quercus organiza algumas oficinas e até uma eco-feira de Natal. E, em Matosinhos, o Coisas Assim, que se dedica não só ao ensino de "artes e ofícios", mas também à divulgação de artesãos portugueses, tem vários workshops de Natal. Mais há, claro, falo apenas daqueles que conheço por experiência própria. Se tiverem outras sugestões - e quiserem - deixem-nas aqui nos comentários!

E se quiserem ser o Pai Natal e levar magia a uma criança que dela bem precisa, escolham uma carta e realizem um sonho, participando na campanha dos Ctt, Pai Natal solidário.

E agora vou continuar a tratar da decoração de Natal, que, provavelmente, só estará pronta no fim-de-semana... Ah!!! E inspirada pela minha amiga Cláudia (professora do 1º ciclo) que esteve a cortar 25 janelinhas em cada uma de 70 cartolinas (para os seus alunos completarem...) vou voltar a fazer um calendário de natal, como quando era pequena!

5 comentários:

  1. O calendário do advento cá de casa foi comprado, mas é daqueles de pano onde se podem colocar coisas nas bolsinhas dos dias.
    Fiz uns papéis com as tarefas típicas da altura (escrever os postais, decorar a árvore artificial, fazer biscoitos de Natal, etc.) e vamos vendo as tarefas dia-a-dia.
    E há também um daqueles com bombons para os miúdos, oferecidos por uma avó babada, o que deixa os miúdos sempre ansiosos por saber a data! ;-)
    Mas ainda hei-de fazer um com os postais de Natal recebidos que venho a guardar há anos, como vi uma vez numa revista da Marie Claire Maison.
    Beijinhos e bom fim-de-semana de decorações natalícias! :-D

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto do Natal, mas não deste terror consumista que se instalou nos últimos anos.
    Para mim Natal é estar com a família, é arroz de polvo (que o bacalhau está em perigo do extinção...), é rabanadas e filmes de fantasia, lareira acesa e conversas quentinhas...
    Acho q tb me vou dedicar às decorações natalícias neste fim de semana...

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha e pelo carinho, Sónia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É mesmo isso Catarina, Natal é também para mim sinónimo de família, amor, alegria!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sempre gostei muito do Natal, época em que a magia está no ar e o amor nos corações...

    O consumismo faz parte do sistema vigente, mas eu consigo fugir dele e fazer um Natal ecologicamente correto, até nas embalagens !

    Hoje é dia de Teia Ambiental e minha postagem está bem alegre e florida como Dezembro inspira.

    Vamos participar ?

    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!