20 de novembro de 2009

20 - Deixar de usar pensinhos diários


Não sabia, mas o uso dos pensos diários não é recomendado por muitos ginecologistas, pois aumenta o risco de infecções!!!

A juntar a esta importante informação, o facto de serem compostos por vários materiais (causadores do tal aumento de risco de infecção), entre plástico, algodão branqueado com cloro, cola, não os tornam nada, nada agradáveis nem biodegradáveis.

E na verdade, este é um hábito relativamente recente. Comecei a usá-los, há uns anos, no fim da menstruação, depois fui prolongando o seu uso, até os colocar todos os dias. Sem ter para isso nenhuma razão específica.

Tendo em conta que tomo banho todos os dias, e às vezes até mais do que uma vez, e uso, normalmente, roupa interior de algodão, não me parece nada difícil pôr de parte este "adereço". Pelo menos não tem sido. A minha última caixa de pensos diários acabou há uns dias e, claro, não comprei mais nenhuma.


De qualquer maneira fica sempre a hipótese, em caso de necessidade, de usar os pensinhos da Natracare. São fabricados com materiais derivados da celulose das plantas e não de petroquímicos. Não são branqueados com cloro, o algodão é biológico e são 100% biodegradáveis. Aparentemente perfeitos! Uma embalagem de 22 pensos custa 2,75€. Enviando um email dizem-nos quais os locais, na nossa área, onde vendem os produtos desta marca.

Também encontrei, em vários sítios da net, pensinhos diários de algodão, reutilizáveis (laváveis). Têm padrões coloridos, molas em vez de cola... A mim não me cativaram. Até porque deixo de deitar fora para passar a lavar mais uma peça de roupa por dia...

Por isso, para mim, a solução é: nada!

3 comentários:

  1. Estou a adorar este blogue!
    Voltarei mais vezes.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  2. Realmente os pensos reutilizáveis são uma boa alternativa. E o mooncup, conheces?

    Deixo o link para ficares a conhecer o mooncup - copo mestrual:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/08/ecoprodutos-copo-menstrual.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema,
    Eu só uso os pensinhos naqueles dias a seguir à menstruação, em que ainda pinga qualquer coisa; mas depois não uso, por isso os pensinhos duram muito tempo cá em casa. Mas obrigada pela dica destes ecológicos.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!