Antes:
abria a torneira - molhava a escova - fechava a torneira - colocava pasta na escova - escovava os dentes e limpava a língua (com o raspador) - abria a torneira - enchia a mão em concha com água e bochechava - repetia o último passo - lavava a escova e o raspador - fechava a torneira.
Agora:
abro a torneira - encho um copo de água (de 25cl) - fecho a torneira - molho a escova na água do copo - coloco pasta na escova - escovo os dentes e limpo a língua - bochecho com a água do copo - lavo a escova e o raspador com o resto da água.
Experimentem das duas maneiras (colocando, na primeira, a tampa no ralo do lavatório...) e vejam a diferença no volume da água. Pensem só, tendo em conta que lavamos os dentes três vezes por dia (pelo menos a maior parte de nós), na redução do gasto de água só com esta pequena alteração.
Mesmo usando um copo de 33 cl...
De acordo com indicação da minha dentista, depois de lavar os dentes não se deve bochechar apenas se deve deitar fora os restos de pasta que ficam na boca (assim o flúor fica a atuar nos dentes). Por isso agora apenas gasto a água necessária para molhar a escova no inicio e no final da lavagem.
ResponderEliminarÉ verdade Elsa, a minha mãe também já me disse que a dentista dela lhe disse isso.
ResponderEliminarAinda não interiorizei esse passo...
Obrigada por lembrares, é uma boa dica!
Feito!
ResponderEliminarhttp://fomedeossos.blogspot.com/2012/03/lavar-os-dentes-com-um-copo-de-agua.html
É sempre bom lembrar estas coisas porque ainda somos muitos a deixar a torneira a correr água enquanto lavamos os dentes. Essa dica do dentista para não bocejar é muito interessante e tem lógica.
ResponderEliminar