15 de março de 2010

135 - Adoptar um detergente da louça amigo do ambiente


Quando acabou a enoooorme embalagem de detergente da louça nada amigo do ambiente pensei logo em comprar o detergente da Ecover (4,09€ a embalagem de litro, no Continente) ou da L'Arbre Vert (estava esgotado, ou descontinuado..., no Jumbo, mas penso que é um bocadinho mais barato). Mas depois lembrei-me da Paula Soveral (na página do "365 coisas que posso fazer..." no facebook) ter escrito que misturava partes iguais de detergente e de vinagre (o fantástico vinagre!) e que obtinha assim um óptimo detergente para a louça, ainda mais ecológico. E pensei em procurar uma solução ainda mais ecológica do que "só" comprar um detergente amigo do ambiente.

Encontrei, em vários sítios da internet, uma mesma receita:

- 2 litros de água;
- 1 sabão ralado (nalguns sítios sugerem
fazermos o sabão - eu até aprendi a fazê-lo, nas oficinas da Sylvia, com óleo usado - mas depois é preciso deixá-lo "curar" 30 dias antes de o usar seja para o que for);
- 1 colher de óleo de rícino (também vi com óleo de coco, que me parece mais agradável...);
- 1 colher de açúcar.
Ferver todos os ingredientes até se dissolverem, deixar arrefecer e acondicionar num recipiente adequado.

Pareceu-me bastante fácil de fazer, mas, e se ainda puder ser mais simples (será a preguiça a falar?)?!

A mãe do Zé Manel sempre lavou, e continua a lavar a louça apenas com sabão. O simples e velhinho sabão. E a louça em casa dela parece bem lavada. E tanto ela como o marido, apesar de quase nos oitenta, são saudáveis e, que me lembre, nunca tiveram nenhum distúrbio possivelmente relacionado com "louça mal lavada"...

Então, achei eu, que poderia melhorar a eficiência do sabão e resolvi fazer algumas experiências:

1ª experiência - misturar sabão com vinagre. Parti um bocado de sabão em pedacinhos e coloquei-os em água, até amolecerem e ficar uma pasta mais para o líquido (parece-se um bocado com ranho...) e juntei-lhe, o equivalente a 1/5 do volume, de vinagre. O vinagre "come" - imediatamente - o sabão (onde andam as minhas aulas de química!), portanto estava a lavar louça apenas com vinagre... nada agradável, devo dizer.

2ª experiência - sabão líquido. Antes de misturar o vinagre, o sabão desfeito na água tinha, se se pode dizer assim, bom aspecto. Tinha um ar eficiente! Não... Como disse logo o Zé Manel, não faz espuma nenhuma. Na verdade perde eficiência.


Não houve terceira experiência. Percebi que por alguma razão o sabão é como é e se usa da maneira que se usa, há imenso tempo. Ia agora eu inventar a pólvora...

Portanto neste momento estamos a lavar a louça com sabão em barra. Como já tinha o sabão cá em casa não vos sei dizer de que marca é mas sei que quando o comprei tive o cuidado de ver se era vegetal (a minha priminha comprou sabão, do mais barato, para fazer umas esculturas para a escola - é de artes... - e só depois, ao sentir um cheiro muito, muito desagradável, é que viu, na embalagem, que era feito com gordura animal).

Eu sei e vi que a louça ficou lavada (algumas das vezes até fui eu que a lavei...), é um óptimo exercício para os braços, porque passo metade do tempo a esfregar o sabão contra o esfregão, faz espuma (gostamos sempre...) e o cheiro é óptimo (não é por acaso que há tantos detergentes para tudo e mais alguma coisa, com "aroma a sabão"). Vamos é ter de mudar de esfregão porque os que têm esponja não duram nada com tanto esfrega-esfrega do sabão (boa altura para procurar um mais ecológico...).

Dei-me a mim própria um mês a sabão (para o Zé Manel não é nada de estranho pelas razões no início citadas). Posso sempre, depois, comprar um detergente ecológico ou resolver experimentar a receita que coloquei aqui no post...

Ah! Um truque. Tenho, ao lado do sabão, um pulverizador com água e vinagre (em igual proporção). Quando alguma peça de louça está mais suja, antes de a lavar, borrifo-a com esta mistura. Resulta!

33 comentários:

  1. adorei....eu já há uns tempos não sei porque...o mais certo foi ter acabado o detergente usei sabão..e até gostei..mas depois sei lá...voltei ao detergente normal...mas tenho no lava loiça, os restos de sabão(uso yvesrocher..diz ser de produção bilogocia e não testado em animais..eu confio)para deixar de "molho" o esfregão, os panos de limpeza..ou apenas para lavar as mãos..

    Conheci o seu blog há uns tempos..achei giro..mas como tudo, deixei-o nos favoritos..para depois voltar a ler...mas ao fim de ler uns quantos posts hoje...concluio que tenho de ser mais assidua..e o principal a ema dá dicas que são tão faceis, e que me fazem pensar que burra sou..afinal é mais preguiça e falta de senso comum que faz com que não sejamos mais ecologicos..e comodismo também.
    Bem aja pelos conselhos fantasticos

    ResponderEliminar
  2. é... também já tenho de novo detergente (ecológico) para a louça. Uso umas vezes o sabão, outras o detergente!
    Obrigada pelo apoio!
    E não vale a pena ser tão dura consigo!!! Apesar de às vezes também pensar "como é possível?!!!" não fazer já algumas coisas tão óbvias...
    O importante é irmos mudando alguns hábitos, devagar chegamos lá!

    ResponderEliminar
  3. Uau, nunca tinha ouvido falar de sabão para lavar a louça.
    Já tinha tentado usar um detergente ecológico mas não dava muito resultado porque me obrigava a usar imensa quantidade - e punha-me logo a pensar no Fairy e no seu lema.
    Acabei por continuar com o Fairy porque demora menos tempo a lavar a louça, dura muito mais e é muito mais eficiente.

    Mas gostei dessa ideia de lavar com sabão e ter o vinagre à mão :)

    Descobri o teu blog hoje e ando entretida a explorar. Também achei fabulosa a ideia de prescindir das palhinhas (nunca tal me tinha passado pela cabeça)!

    ResponderEliminar
  4. Eh, eh, pois é...
    Depois do mês a sabão, voltei a comprar detegente ecológico e agora vou "entremeando": ora o sabão, ora o detergente. No detergente podemos misturar o vinagre. E sem dúvida que este é um óptimo desengordurante.
    O problema do Fairy, e de outros detergentes não ecológicos é que poluem as águas.
    Se nas tuas explorações, tiveres ideias para novas medidas diz!

    ResponderEliminar
  5. Olá!!!
    muito legal seu blog... queria saber, na receita pro detergente "amigo do ambiente" seu eu posso trocar o óleo de rícino por óleo mineral... aguardo teu retorno...

    ResponderEliminar
  6. OLá Isabela.
    Obrigada!
    Nesta receita podes trocar por óleo de coco, não sei se se pode usar um outro óleo, mas também há receitas de detergente para a louça feitas com óleo vegetal (até usado!). Hei-de aprender e depois falo aqui. Agora óleo mineral não convém usar, porque é um derivado de petróleo (http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_mineral).
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas, como sempre! Gostei de saber que posso juntar vinagre ao detergente.
    Em relação ao sabão eu já tinha conhecimento,a minha avó costumava usar.
    Há dias, eu e a minha mãe fomos passear pelo o pinhal próximo da casa dela, para minha surpresa quando ela disse-me que usava como esfregão as folhas do pinheiro. Mais ecológico não pode ser!

    ResponderEliminar
  8. Realmente é bem ecológico! Mas de difícil uso na cidade, não? Também já lavei louça com areia, nos acampamentos, já nem me lembrava, até ler o seu comentário.

    ResponderEliminar
  9. cá estou eu outra vez a favor do vinagre. Tenho um cão terranova lindo de morrer. Todos os cães de água têm tendêrncia a ter um cheiro forte. Ensinaram-me depois de banho a passá-lo por água e vinagre, na proporção de um copo de vinho de vinagre para 5 litros de água. Não fica a cheirar a vinagre, o banho dura mais tempo, o pêlo fica brilhante, retira caspinhas que possa ter e fica bem desinfectado

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Ana, pela partilha.
    O vinagre também funciona muito bem no nosso cabelo!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Antes de mais parabéns pelo blog, imensa informação util e positiva! Também frequentei os cursos da Sylvia, e converti-me verdadeiramente a tudo. Fui pesquisando e aprendendo cada vez mais. É fantastico o que podemos fazer e o que podemos deixar de comprar! Assim usamos apenas o que conhecemos e sabemos que é amigo da pele e do ambiente! Bem, quanto ao detergente da louça, faço a receita do óleo usado, mas acrescento óleo essencial de limão, mas sempre em grandes quantidades. Os vizinhos vão-me dando o óleo deles e faço aos 5 l de cada vez. Assim tenho sempre imenso detergente, para cá para casa e para tentar converter os vizinhos e amigos que me foram dando o óleo (tem resultado). Este mesmo detergente dá-me depois para tudo: roupa, nódoa dificeis,chão, wc, etc!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Siu!
    Eu ainda não fiz a oficina dos detergentes, mas estou ansiosa.
    Depois de nos apercebermos dos ingredientes dos produtos comprados "normais", perdemos a vontade de os usar...
    Que óptima ideia essa de cativar os conhecidos!
    É assim que vamos mudando as coisas, pouco a pouco.

    ResponderEliminar
  13. Olá Ema e obrigada por este blog cheio de ideias :)
    Achei faz algumas semanas num canal do youtube (Ecodaisy) uma receita para fazer sabão, e claro que fui experimentar, é simples, usa sabão ralado, e bicarbonato de sódio, rala-se o primeiro e ferve-se, dissolve-se o segundo, juntam-se os dois em fervura, deixa-se namorar um pouco, deixa-se arrefecer, et voilá!
    No entanto, lavando a minha roupinha, reparei que ela vinha com um cheiro estranho, até parecia a cão imagina... e lembrei-me deste post, de dizeres que o sabão que a tua prima tinha usado era feito com gordura animal. Resumindo, ponderei se este que estou a usar não será também feito com gordura animal, apesar de não dizer e de eu não ter encontrado na net uma descrição exaustiva dos componentes deste sabão que é o Clarim.
    Em conclusão, que sabão usaste?
    Muito obrigada, e desculpa o testamento... :) Raquel

    ResponderEliminar
  14. Olá Flores!

    O sabão que tenho cá em casa foi comprado numa pequena drogaria e dizia na embalagem, se não estou em erro, "feito com óleos vegetais". Ultimamente tenho usado sabão feito por mim.
    Andei a pesquisar e o sabão Clarim pertence ao grupo Solvena e parece-me, pelo que vi aqui: http://www.artbarreiro.com/B_reconhecido2011/Bio/BIO%20DESENVOLVIMENTO%20ECONOMICO%20Sovena.pdf, que realmente é de origem vegetal. Mas podes sempre contactá-los!
    Há outras marcas portuguesas que especificam os ingredientes, Por exemplo esta: http://www.socipole.com/site/php/saboes.php, onde podes ver na ficha técnica do sabão offenbach, óleos vegetais, mas no super já aparece sebo.

    Espero ter ajudado!

    Já juntei o teu/vosso blog à minha lista de blogs e sites a consultar!

    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  15. ola Ema..primeiro de tudo eu sou a mesma pessoa do 1º comentário..ihih mudei de blog e nome.
    Eu neste momento acabei de fazer detergente para a roupa: sabão,bicabornato,essência e agua....
    e agora queria tentar fazer o da loiça, se encontra-se uma receita que desse para a máquina ai seria uma mulher feliz. Porque eu esfrego a loiça com o sabãozinho..e depois máquina...é mais a questão de ter miudos e psicologicamente a pessoa fica com a sensação que a loiça esta desifectada..os nossos avós não tinham máquina e aqui estamos nós seus descendentes com mais doenças...
    Mas ao que venho..eu a unica receita que encontro para a loiça é igual á da Ema, com oléo de Ricino, e vi aqui nos comentários que existe uma com oléo usado, pode-me indicar o link..ou alguém que sabe!!!
    Já fiz o curso de sabão e sei que o oleo usado tem de ser misturado com a soda para puder dar detergente e no caso da receita da loiça não consigo entender se teremos de usar tb soda.

    E quanto a ervas para lavar loiça lembro-me uma vez em miuda ao passear no campo a minha avó apanhou uma erva e disse que era o que usava quando miuda para lavar..e levamos umas quantos e o que é verdade é que ao esfregar os pratos com aquela erva e um pouco de agua..fez imensa espuma..agora eu gostava de saber é que erava era aquela.Infelizmente já não tenho minha avo para perguntar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Quanto à erva deve ser saponária. Falo dela aqui:
      http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2010/06/usar-nozes-de-saponaria-para-lavar.html
      Tenho-a num vaso, mas no ano passado quase morreu e ainda não tive oportunidade de experimentar as folhas.
      Eu ainda não aprendi a fazer o detergente com óleo usado, encontrei várias receitas, mas ainda não experimentei nenhuma...

      Eliminar
  16. Olá!
    Ema,tenho seguido (ainda que recentemente)a página no facebook da qual sou fã, e também o blog. Depois de consumidora assídua durante 2 anos, sou agora a distribuidora de uma marca francesa de produtos ecológicos e biológicos de uso diário. Inclui produtos multiusos, desinfetante, liquido da loiça, etc...e são eles que me levam a entrar nesta conversa. Qualquer um destes produtos é concentrado,à base de óleos essenciais e quando usado, a água é reaproveitada para a rega, pois é serve de adubo. Quanto à loiça, quando lavada com o nosso detergente não é necessária enxaguar. Só boas razões para usar!
    Se quiserem espreitar:
    http://www.body-nature.pt ou https://www.facebook.com/Body.Nature.Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela companhia!
      Parece interessante, vou espreitar sim.

      Eliminar
  17. Descobri o seu blog acidentalmente, em pesquisa por algo que não me recordo já.
    Fiquei bem impressionada e tentando também eu fazer sempre algo pelo ambiente deparei-me com este post. Posso dizer-lhe que cá em casa uso sabão para lavar louça, no entanto a minha mãe prefere o detergente 'Fairy'.
    Compro sempre uma barra que corto em pequenos pedaços e guardo numa caixa plástica, para não secar. Como lavo a louça à mão coloco um pedacinho (simples) dentro do esfregão (verde) e lavo normalmente. A verdade é que a louça de plástico com mais gordura, e a que normalmente mais resistência apresenta à lavagem, fica impecável com sabão enquanto que, com o detergente referido fica sempre com alguma gordura. Dificilmente troco o meu sabão. É super barato e super eficiente.
    Para roupa ainda não experimentei na máquina mas para a lavagem de roupa de bebé já tive colegas que, para evitar alergias a perfumes, 'ralaram' sabão e colocaram na máquina para lavar a roupa das crianças.

    Bem haja sabão!

    d

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada d, pela atenção e pelo testemunho!
      O sabão é realmente fantástico e tem muitas utilizações.

      Eliminar
  18. Olá Ema, fiquei surpreendida com o facto de se lavar loica com sabão! Já agora que sabão é que a mae do Zé usa? É o sabão azul e branco? Ou pode ser qq um? Obrigada pelo feedback

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usa sabão tipo "clarim", mas penso que pode ser qualquer um!

      Eliminar
  19. Comecei agora a usar sabão em barra (creio que é Clarim, já o tinha há bastante tempo!) e está a correr muito bem! Encontrei várias receitas de misturadas com outras coisas e que implicavam diluir o sabão... mas acho que é trabalho escusado! O esfrega directo é uma maravilha...

    ResponderEliminar
  20. É verdade! O sabão em barra é ótimo para lavar a loiça da cozinha e se tiver outro poderá lavar também a loiça da casa de banho! (convém é não misturar, óbvio)

    Neste momento não compro detergnetes há mais de 4 meses :) é tudo feito em casa e ecológico (tirando os sabões em barra com os quais faço detergente para a máquina de lavar roupa, tiro nódoas da roupa e lavo quer a loiça da cozinha, quer as da casa de banho!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também. Aliás, um dos meus últimos post foi precisamente sobre as receitas dos produtos de limpeza que uso:
      http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2012/12/fazer-todos-os-produtos-necessarios.html

      Eliminar
  21. tenho usado o sabão azule branco para lavar a louça, derreti o sabão em agua e acrescentei vinagre e um pouco de oleo essencial para o cheirinho... fica com o tal aspecto de ranho... ainda ando nas experiencias, porque estou a começar a aderir aos produtos ecologicos na limpeza (também vivo fora da casa dos pais à pouco...hihi)...
    tenho notado que lava bem, só noto que as panelas e os tupperware ficam com uma camada para o gordurosa... será do tipo de sabão??

    também utilizo o sabão azul e branco para a lavagem da roupa, ralado, directamente no tambor. e a roupa fica impecavel, mesmo a baixa temperatura.

    Não estou lá muito feliz foi com um shampoo que fiz também com o mesmo sabao, agua e vinagre (mas com porpoções diferentes ao detergente para lavar a louça) e tem-me deixado o cabelo mesmo muito oleoso. Tenho de tentar só com o sabão e vinagre, à parte.

    beijos, e excelente blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, eu só uso bicarbonato de sódio para lavar o cabelo. Ainda não falei sobre isso, mas é fácil. Basta misturar um pouco com água e massajar o couro cabeludo. Não faz espuma, mas limpa. E o vinagre (de maçã) serve como amaciador. Também basta juntar água... e passar no cabelo como última lavagem!
      Se precisares de mais alguma coisa escreve para 365coisasquepossofazer@gmail.com.
      Boa sorte!

      Eliminar
  22. Olá Ema, adorei as dicas... Falou da esponja e lembrei-me que vi num grupo do Facebook, alguém que usava uma planta, como esponja. Fui procurar para lhe dar a indicação, mas já não consigo encontrar o post, talvez encontre alguma coisa no amigo Google ;) Parabéns pelo blog, conheçi hj e passei a seguidora... :)

    ResponderEliminar
  23. Olá boa tarde
    Alguém encontrou a receita de detergente para a máquina de lavar? É que tenho de confessar, odeio lavar louça e ponho tudo na máquina!
    Também me interessa a planta como esponja!
    Tenho cá em casa um saquinho de nozes de saponária mas nunca usei.

    Encontraram receitas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias receitas de detergente para a máquina de lavar louça. Deixo aqui uma:
      http://www.sixfiguresunder.com/homemade-dishwasher-detergent/

      Eliminar
  24. Optimo post. Tenho estado a questionar-me porque não usar apenas o sabão para lavar a loiça (só lavo à mão tachos, panelas e facas de corte) e dei de caras com o teu blog. Creio que não haja muitas desvantagens, é barato, não estraga as mãos, desengordura optimamente e ate deixa as coisas mais desencardidas e brilhantes. Alguma desvantagem evidente que tenhas notado a longo termo?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a mim, Ana, não desengordura assim tão bem como eu gostaria (porque usamos água fria para lavar a louça). Mas tenho andado a experimentar várias receitas de sabão sólido e também faço sabão líquido (que é o que prefiro neste momento).

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!