9 de março de 2010

129 - Usar mais a panela de pressão


Tenho uma panela de pressão "herdada" da minha tia, anterior moradora desta casa. Daquelas antigas e bem pesadas, baça e com riscos, mas com ar de que vai durar muitas gerações.

Até agora usava-a apenas para cozer feijões e outros grãos (que compro sempre secos e não de lata...) e, no Verão, a beterraba.

De tanto ler, em listas de sugestões ecológicas, "use mais a panela de pressão", fui eu procurar em que mais posso eu usar a minha, e descobri todo um mundo novo!

Fiquei a saber que há imensas pessoas com medo da panela de pressão. Embora não tenha encontrado nenhum testemunho de que alguma tenha "explodido".

Tive uma lição sobre a história e outra sobre o funcionamento desta pequena maravilha, onde também aprendi (depois de reflectir sobre isto e sabendo um mínimo de física, é lógico) que um terço da altura da panela tem que ficar sempre livre (algumas têm marcações) e que se tem que usar, pelo menos, 250ml (2 copos) de líquido.


E que quase tudo se pode cozinhar na panela de pressão e bem mais rápido (até 3 x mais), o que, claro, poupa energia (em até 70% em relação à cozedura tradicional)!

receitas (mais aqui) para todos os gostos (claro que predominam receitas com carne, mas são fáceis de adaptar, como esta de macarrão...) e até um livro que podemos descarregar gratuitamente.

Até pizza se pode fazer (esta eu vou experimentar, até porque agora só ligo o forno quando o rei faz anos)!!!

Só o barulhinho é que é um pouco chato...

Já experimentei cozer arroz integral (demorou uns 10 minutos). Só cozer, mas também dá para ficar pronto, seco e temperado. E também já cozi batatas para puré (5 minutos). Na lista das próximas tentativas está (além da pizza), cozer esparguete, cuscus e cozinhar arroz com legumes.

Para que não me aconteça como da primeira vez que cozi feijão (e que não quis ligar à minha mãe a perguntar quanto tempo era necessário) e que fiquei com um óptimo puré de feijão para sopa quando o pretendia cozido para uma feijoada vegetariana... procurei, e encontrei, uma óptima e completa (grãos, feijões, vegetais, frutas, ...) tabela de tempos (em inglês), para me guiar nas minhas novas experiências. Foi feita para as modernas panelas, que permitem regular a pressão, mas dá para ter uma ideia dos tempos necessários. Até porque estes também variam conforme o fogão (o meu é eléctrico).

Agora, para experimentar os legumes (normalmente cozo-os a vapor na bimby), também vou ver se consigo encontrar um "cesto vapor" (que se adapte à minha relíquia) que permite cozer a vapor e a pressão. Dois em um!

Ou talvez reformar a minha panela e arranjar uma digital...

"Não, não, Ema (ai a veia consumista...)!!!"

9 comentários:

  1. Pois....eu ía sugerir a reforma dessa e adquirir a nova e fantástica Bimby...mas já tem, por isso o passo já está dado! Sigo mt atentamente estes seus passos bem dados! Boa sorte e boa continuação, todos os dias aprendemos mais qualquer coisas para ajudar o planeta. :)

    ResponderEliminar
  2. Ema:

    Também a uso para fazer sopa: em 15 minutos, fica tudo bem cozidinho e dá p'ra fazer uma boa quantidade que, se necessário, congelo - depois de deixar arrefecer no balcão e de passar umas horas no frigorífico para não gastar muita energia a congelar!!!

    [e, p'ra quem não é vegetariano, em 30 minutos qualquer carne, mesmo com osso, fica cozidinha e tenrinha.
    E o caldo que fica - por causa da quantidade d'água necessária ao funcionamento da panela, é óptimo para temperar pratos ou a sopa e poupa-se nos caldos knorr e afins; mais uma vez, é só congelar nas cuvetes.
    Dica veterinária: os cubos de caldo gelados são óptimos para animais com insuficiência renal porque, desde que não se use sal, dão sabor à água e aumentam a sua ingestão - especialmente no Verão, porque também a refrescam -, o que é essencial nesta doença!!!]

    ResponderEliminar
  3. Curioso eu também a descobri, cá está para os feijões porque andava farta de os comprar em lata e como a minha sogrinha tem mêdo da pressão da panela, entregou-ma de boa vontade. Até me apetece cozinhar mais vezes.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, parabéns pelo blog.
    Andar a navegar por aqui foi uma excelente pausa em altura de escrever a minha tese de mestrado =)
    Gostava de pedir alguma dica em relação a cozinhar feijões de soja, pois actualmente são o único caso em que uso a panela de pressão (nunca adquiri o hábito de a explorar muito, mas agora até fiquei com vontade):
    eu tenho uma panela pressão das tradicionais, apenas com o furo por onde sai o vapor (com o "apito"), e a válvula de sobreaquecimento. O que me acontece é que geralmente tenho de interromper uma ou duas vezes a cozedura dos feijões, porque a casca de alguns liberta-se, e entope o furo. Então quando cozo os feijões, tenho de estar sempre atento ao apito, porque de um momento para o outro, ele cala-se, e lá tenho de ir.
    Já tentei colocar lá parte de um ou dois palitos atravessado a tenta manter o caminho aberto, mas com a pressão... as cascas são moles e acabam por se espremer sempre.
    Há alguma dica em relação a isso? Geralmente deixo o feijão de molho de um dia para o outro, para depois cozer na panela cerca de 45min (não sei ao certo quanto tempo faço, porque nunca consegui cozinhar sem interromper..)
    Pode até ser problema de "design" da panela em si =) na realidade essa panela "mudou-se" de casa, há cerca de 2 meses, e estamos à ver se alguém traz outra, mas creio que será na mesma das tradicionais.
    Obrigado pelo tempo que dedicas a tornar o mundo um lugar melhor =)

    ResponderEliminar
  5. Olá Tiago!
    Obrigada. Fico contente por - também - ajudar a atenuar a tensão da tese!
    Realmente tal nunca me aconteceu. Será mesmo da panela?!
    Eu também deixo os feijões de molho (12h) e depois cozo-os durante 15 minutos (se for para puré ou sopa) ou 10, se for para utilizar inteiros. Desligo o fogão, mas como é eléctrico, ainda coze durante mais alguns minutos.
    Será que pões muita água (um terço da altura da panela tem que ficar sempre livre)?
    Tenho pena de não poder ajudar mais. Se descobrires o problema, diz.
    E espero que a tua tese corra muito bem!

    ResponderEliminar
  6. feijões de soja costumam entupir a válvula mesmo (pelo menos na minha panela que já tem a idade de minha filha mais velha, 32 anos)Só um comentário sobre a soja. Li em algumas revistas vegetarianas que tem que se dar choque térmico (coloca-se a soja em água a ferver por um minuto mais ou menos, escorre-se e joga água fria, quanto mais fria melhor)aí sim coloca-se a cozer na pressão ou outra panela( eu não costumo deixar de molho). Parece que esse processo retira um elemento que faz mal ao homem , não sei se é tanino, vou procurar e depois eu posto. Adoro e sigo este blog e as pegadas sugeridas. Obrigada Ema!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela informação, Leonor (e pelo entusiamo e companhia, claro!).
    Não sabia, mas também me vou informar.
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  8. para nao entupir a valvula basta colocar uma colher de oleo na panela com o feijao ou soja ok?

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!