Vim aqui num pulinho deixar-vos uma sugestão. Se ainda não foram de férias e se ainda não têm destino (ou mesmo se quiserem um programa para um fim-de-semana) partam pelas estradas deste nosso belo país. Foi o que fizemos: percorremos o norte/nordeste de Portugal. Começámos no Gerês, percorremos partes de Trás-os-Montes e voltámos pelo Douro Internacional. Mas, claro, há muitos caminhos a descobrir, por esse Portugal fora... E, às vezes, bem perto de casa!
Andámos pelas estradas secundárias, algumas tão secundárias, "esquecidas por Deus", que o alcatrão já foi comido pelo uso. Passámos por aldeias aninhadas nas encostas das nossas serras, envelhecidas mas orgulhosas e descobrimos que aqui, tal como o pequeno Astérix e os seus gauleses, as gentes irredutíveis resistem, não aos romanos, mas ao abandono e ao esquecimento dos que partiram em busca de uma vida melhor. Sim, porque por aqui ela é dura, arrancada, a cada dia, à natureza agreste. Fomos loucos o suficiente para, em pleno agosto, andarmos pelas terras secas e duras de Trás-os-Montes, onde no pico do dia a temperatura atinge os 40 º e, num mundo suspenso, somos os únicos seres vivos (e, lá está, loucos) que se avistam durante quilómetros e quilómetros. Mas fomos recompensados com paisagens de cortar a respiração, com a surpresa de encontrar um rio fresco ao dobrar da curva, com o vento morno do final da tarde, com o repouso numa pequena loja de estrada ou no café central que existe em todas as vilas. E enchemo-nos de pó e de ar puro e de silêncio.
gerês
barragem do alvão
vila flor
linha (desactivada) do tua
torre de moncorvo
torre de moncorvo
algures por trás-os-montes
albufeira do peneireiro
o douro
pinhão
Essa vista do Douro que deixaste traz-me recordações de todos os Verões e Páscoas que ia passar a casa dos meus avós perto de Mesão Frio!
ResponderEliminarSaudades...
Mas são tão boas recordações, não são?
EliminarMais beijinhos...
Muito boas mesmo! :-D
EliminarMuitos beijinhos para ti também! :-)