Para começar, não sei se já repararam que o fundo do blog passou de azul-escuro a branco...
Segundo os peritos destas coisas, a maior parte das pessoas, hoje em dia, tem monitores que "poupam a branco/cores claras" ao contrário do que provavelmente acontecia na altura que escrevi este post (se quiserem informação mais técnica leiam também os comentários dos leitores).
Simplificando muito, e se bem percebi, portáteis (o que eu tenho) e monitores planos poupam a branco, os outros a preto. E, para quem não anda por aqui desde o início, vejam se já reduziram o brilho do monitor. O ambiente e os vossos olhos agradecem!
Passando ao assunto principal deste post.
Andava já há algum tempo à procura de uma solução para substituir o pano esponja da cozinha (parece que é o nome oficial, eu costumo chamar-lhe... pano de cozinha). Cheguei a comprar os panos da linha Naturals, da Vileda (tal como a esfregona de que falei aqui), 100% biodegradáveis, mas... quanto a mim ficaram "pindéricos" depressa de mais, o que faz com que - mesmo sendo biodegradáveis (...) - o processo de fabricação, transporte, ... não compense o tempo de uso que têm.
Depois lembrei-me de experimentar t-shirts velhas. Estas já são reaproveitadas por cá na limpeza da casa (é uma das coisas que eu já fazia, mesmo antes de iniciar este desafio).
Mas, e o tal do poder absorvente? Há uns panos que "anunciam" uma capacidade de absorção em 10 vezes o seu peso a seco... Certo, não são tão absorventes, claro. Mas, pelo menos para nós, chega muito bem. E somos pessoas bem activas na cozinha!
O único cuidado que tenho é guardar as t-shirts brancas para este fim (no resto das limpezas podem ser de qualquer cor...), para ter uma boa noção do nível de limpeza/sujidade. E acreditem, estes panos duram muito tempo. E podem ser lavados. E quando realmente já não tiverem mais uso, bom, vão para o lixo.
Não vos parece a solução mais sustentável?
Acho que são os melhores panos para tudo, sobretudo para o pó, loiças da wc, mas para a cozinha confesso que continuo a preferir os outros esponjosos mas vou experimentar mais "a sério" talvez nunca tenha usado o tempo suficiente.
ResponderEliminarbeijinho
É uma questão de hábito!
EliminarAqui em casa já utilizo este processo á muito, sem dúvida que são os melhores!!!
ResponderEliminarBeijinhos :)
Engraçado, pois em casa dos meus pais sempre se fez assim. Já foi a minha avó centenária que ainda hoje nos diz para aproveitarmos t-shirts velhas para as limpezas. E agora na casa dos netos, a "tradição" mantém-se! Centenária, mas espertalhaça!
ResponderEliminarEu também adquiri os panos da Vileda, e percebo o que queres dizer com "pindéricos". Quando os meus estiverem mesmo nas últimas hei-de ir á caixa da roupa velha, ver como se saem as t-shirts na cozinha:). Recentemente, descobri é que as loufhas dão bons esfregões da loiça (e secalhar de limpeza). O bónus é que além de serem aceitavelmente resistentes, quando ficam "pindéricas", vão para o compostor :). Vi também num blog, que uma rapariga cosia a loufa a uma esponja do mar, e ficava com uma versão ecológica da scotch brit :).
ResponderEliminarÉ verdade, também encontrei informação sobre as loufhas. Vou aprofundá-la precisamente por causa dos esfregões. Depois direi aqui o que descobri!
EliminarEm relação à absorção, utilizo as velhas toalhas da casa de banho - que se vão manchando, estragando ou ficando feias para a wc, para cortar e usar para limpar a cozinha. As toalhas de bidé - que lá em casa já ninguém usa mas continuam a ser vendidos nos conjuntos de toalhas (não comprei mas foram me oferecendo) - upciclei-as para usar como toalhas de mão na cozinha.
ResponderEliminarObrigada pelas dicas, Sílvia!
EliminarNão utilizava como esponja de cozinha, mas utilizo os pijamas antigos para panos da louça, do pó e lavar as casas de banho.
ResponderEliminarÉ, dá para reutilizar muitas roupas velhas em panos para vários tipos de limpeza!
EliminarOLá... eu já uso como pano de cozinha, da casa de banho, do pó...
ResponderEliminarmas dá para lavar a louça?
cumps
Para lavar, substituindo o esfregão, não. Quanto a mim, pelo menos...
Eliminarema, eu faço quadradinhos desses de tshirts e uso em substituiçao do algodao das unhas (aqele q se usa para tirar o verniz)
ResponderEliminarou como desmaquilhante, uso o tecido, aplico agua de rosas e está a andar ;)
Obrigada Ana, pela dica. É um bom substituto ao algodão, ainda que biológico, como este que falei aqui:
Eliminarhttp://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2011/09/196-compra-algodao-hidrofilo-biologico.html
plantei luffa há umas semanas. cá em casa nunca usámos mas parece-me uma opção muito viável ;)
ResponderEliminarO restante das T-shirts e mesmo os tecidos utilizados na cozinha podem ser reciclados. Existem pontos de recolha para tecidos. Por acaso a loja H&M recolhe para fabricação de uma linha de roupas ecológicas.
ResponderEliminar