8 de abril de 2014

Aqui estou eu...


... passados 3 meses desde o meu último post.

Li atentamente os vossos comentários. Obrigada. Alguns de vós dizem coisas que já sei, mesmo que neste momento não as sinta. Alguns dos vossos pensamentos fizeram-me reflectir (ainda mais...) sobre o que ando por aqui a fazer/escrever...

Se depois deste tempo, cheguei a alguma conclusão? Não.

Estou diferente. Claro que somos diferentes - a cada dia que passa - de quem fomos ontem, mas, neste momento, sinto-me distante da pessoa que iniciou este projecto. Como tenho tendência para perder o interesse nas coisas tão depressa como tenho para me entusiasmar por elas, reflecti sobre esta minha faceta (é o bom de irmos conhecendo os nossos defeitos...) para ver se era este o caso. Não é. Acreditem. Continuo ensombrada pelas interrogações que convosco partilhei no último post. Continuo a sentir que (já) não é este o caminho. Mas também não sei qual o (meu?) caminho...

"O futuro é desconhecido. Não acredito que os seres humanos possam exterminar a vida. Ela é muito robusta, muito mais adaptável do que pensávamos antes. Encontramos sempre novas formas de vida que são muito mais resistentes do que pensávamos e por isso ela continuará."
                                                                                                     Hubert Reeves (excerto desta entrevista)

Portanto, vou suspender a minha actividade por aqui. Vou manter o blog, que (e enquanto) continua a receber visitas. Vou responder aos comentários que necessitarem de esclarecimentos.

Se voltarei a postar por aqui, é algo que ainda não sei (há muitos não sei por aqui...). Mas quando descobrir vocês serão os primeiros a saber.

Obrigada por TUDO!



19 comentários:

  1. Vou continuar a visitar o blog, pois eu sou muito esquecida e quando sei que existe algo que eu preciso volto sempre a visitar.

    ResponderEliminar
  2. Olá Todos nós passamos por isso. É bom mudar, caminhar ao encontro de coisas nova, que são, afinal, nós mesmas!
    Bom percurso, o caminho está livre!

    ResponderEliminar
  3. não tinha dado conta do post anterior... és tão bonita :)

    ResponderEliminar
  4. Olá.

    Compartilho os teus sentimentos, revoltas e indecisões não sei se pelas mesmas razões ou por outras, mas pela mesma causa. Compreendo-te tão bem. Também tenho os meus altos e baixos com intervalos às vezes de anos. E acho que parar para reflectir é sempre bom e deves fazê-lo sem sentimento de culpa. Não deves nada a ninguém.

    Pedia-te só que mesmo que não postes mais nada, pelo menos não apagues tudo o que publicaste. Para mim e talvez para muitas pessoas uma pequena pesquisa vai dar ao teu blog e refugio-me nele de vez em quando para ter ideias e para ser uma melhor pessoa. Tal como agora, poderás no futuro continuar a ajudar muita gente ao sensibiliza-las apenas mantendo o teu blog. Não o faças desaparecer. É como um livro com conhecimentos preciosos.

    Quando à tua frustração e vontade de desistir... isso vem em grande parte do facto de lutares tanto de coração e alma e cheia de esperanças até te esgotares e não veres quase nenhuma ou mesmo nenhuma mudança nos outros. Uma solução para acalmar esse sentimento é pensares mais em ti e deixares os outros preocupados e entregues à responsabilidade dos seus actos.

    Fazeres o que achas que está correcto para ti e o que achas que te faz bem à tua saúde e ao do planeta é o que interessa. Essa é a tua maneira de ser e não a deves negar. Negar ou tentar esconder o que somos não é saudável. Continua a ser o que és, nem que seja para teu próprio benefício (encontrar soluções amigas do ambiente vão manter o teu cérebro saudável, capaz de raciocinar, ter ideias, usar a imaginação. E encontrar soluções naturais, caseiras e saudáveis para ti farão com que poupes dinheiro, sejas menos materialista, sejas menos propensas a doenças e tenhas conhecimentos para um dia que não haja produtos industrializados). Esquece um pouco se os outros ligam a essas coisas ou não. Liberta-te. Quem quiser e achar interessante o teu modo de vida acabará por se aproximar de ti ou te pedir ajuda. Não terás mais interessados nem salvarás o planeta por te esforçares de mais e te cansares. Ás vezes mudamos e contagiamos mais quem nos rodeia por sermos felizes como somos e sem tentarmos convencer ninguém.

    Como tu, acredito que a nossa espécie, tal como outras, está gravemente prejudicada e em perigo. Mas há momentos para tudo. Agora pensa mais em ti e quem sabe um dias terás as tuas forças tão renovadas que sentirás vontade de lutar de novo. Os humanos são como as estações, estamos sempre a mudar, mas se analisarmos bem, voltamos sempre ao mesmo.

    Espero que tenhas forças e andes para a frente e gozes mais a vida como tu és sem pensares nos outros.

    Um abraço ,
    Joana Azevedo

    ResponderEliminar
  5. Muitas vezes são as pequenas coisas que fazemos que acabam mudando não o mundo, mas, aqueles ao nosso redor e de pouco em pouco o progresso vai fazendo sua parte. Mudar conceitos, tirar o foco do próprio umbigo e chamar a atenção para o planeta, a coletividade, a humanidade em si é sempre difícil. Siga seu coração e saiba que seu trabalho serviu de inspiração e continuará servindo.

    ResponderEliminar
  6. As coisas são mesmo assim, a maior parte de nós já se sentiu extra-terrestre, lunático ou esquisito por confronto com o que os outros fazem ou acham de nós. Ou pelo minúsculo resultado dos nossos esforços.

    Se desistíssemos, não haveria aviação, medicina, contacto entre povos e tudo o que à partida parece distante e improvável.

    Se eu desistisse e depois me deparasse com alguém que não, sentir-me-ia um cobarde.

    Mesmo que não publiques, segue a tua consciência porque no fim é só isso que importa.

    ResponderEliminar
  7. Querida Ema, decidi comentar só para dizer algo que acho já aqui está expresso por outras palavras. Só porque provavelmente vais parar de alimentar o blogue, não significa que estejas a desistir de nada. Uma pessoa que se esforca como tu, jamais pode regredir ou voltar atrás nas suas atitudes ou accões, por isso estarás sempre a marcar a diferenca na tua existência, na dos que te rodeiam e, claro, por teres sido uma pioneira a blogar sobre medidas muito práticas para se ser mais ecológico. O teu blogue foi uma grande inspiracão para eu própria comecar a escrever e visito-o sempre que acredito poder encontrar aqui uma resposta às minhas perguntas. Mais: se calhar, enquanto alimentste folgorosamente o blogue esqueceste-te um pouquito de ti própria. Agora pára e vê se e como cresceste. A propósito, cortei o meu próprio cabelo em casa, achei que ias gostar de saber ;) Obrigada! Beijinhos, Ana

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que perdeu a esperança de que pode fazer a diferença.

    Os seres humanos podem não exterminar a vida, mas provocam muito sofrimento às que neste momento vivem ou convivem connosco. Essas mesmas não merecem. E sem informação, andamos à deriva de como mudar (aqueles que realmente o querem, não por influência de ninguém, mas por consciência própria. No post anterior falou de desculpas que as pessoas dão para não sentir culpa de como o mundo está, nem todos a querem sentir nos ombros e a sacodem, apenas isso) mas você desenhava-nos um caminho ao escrever neste blog com as suas descobertas e conquistas. Nem toda a gente pode querer pegar no "mapa" para este tesouro agora mas o que interessa é o caminho estar traçado. Já escreveu todo o caminho que desejava?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Ema: acredito que o advento do FB nos está a cansar em relação à internet, o que acaba por ser uma pena porque há muita partilha que se perde...
    É tão mais fácil simplesmente partilhar uma foto ou um comentário lá do que escrever uma entrada inteira no blogue...
    Só que há algo mais a considerar - ouvi hoje uma palestra do Prof. António Pacheco (TEDxAveiro) em que ele dizia "Quem escreve não faz e quem faz nem sempre escreve." Acho que é mesmo isso: ou bem que se tem muito tempo para escrever, ou bem que se faz a sério, ou bem que se tem imensos recursos que nos permitem ter tempo e cabeça para fazer ambos!!!
    Eu não consigo desligar da blogosfera e estou sempre à espera de conseguir gerir melhor o meu tempo online para terminar e publicar uma catrefada de rascunhos que tenho. O meu maior desafio é descobrir o melhor método para aproveitar os lampejos de inspiração diária que tenho. Isso e não me deixar levar pela vontade de querer constantemente reinventar as coisas e fazer de modo diferente - fiz isso no Comprar Nacional e acabei por largar porque não consegui encontrar-me lá no meio e, confesso, desanimei com o uso de publicidade grátis que muitos tentavem imprimir àquilo...
    Agora sei que foi uma boa decisão largá-lo e deixar que pessoas com projectos semelhantes e mais dinâmicas prosseguissem, pois assim pude-me dedicar a outras coisas, especialmente a mim e aos meus.
    Faz o que sentes ser certo e aqui estaremos para abraçar a tua decisão.
    Beijos grandes,
    Sónia

    ResponderEliminar
  10. Ema, se me permite,

    Li, vivi e compreendi que nós, empolgados em transformar positivamente o que nos rodeia, por vezes ficamos decepcionados(e de que maneira), por não vermos os resultados que desejamos ou uma prova positiva resultante dos nossos esforços.

    Li, vivi e compreendi também, à alguns meses apenas, que não devemos(podemos) ser "evangelizadores".. Devemos mostrar a realidade, o que é, como é, como lá chegar, etc, etc.. mas sem manter uma postura evangelizadora.. As pessoas tem que mudar por si!
    Assim, também nós continuaremos a assimilar Saber e Conhecimento.

    Se não se notam melhoras, diferenças, mudanças rápidas, não é por nós termos culpa nem é por não dar-mos o nosso melhor nem nada dessas coisas!! Cada um tem a sua compreensão e o seu ritmo. E o melhor será mesmo que cada um evolua ao seu ritmo. E certo é que ao verem/descobrirem os bons exemplos, aos poucos, segui-los-ão!

    Eu já denotei isso mesmo! E em pouco tempo. E repare que há cada vez mais pessoas com esse espírito de mudança!(mas que, por um motivo ou outro, mudam (muito) lentamente!)

    Mais,
    Não deixa de ser Única, só porque outros entendem as coisas de maneira diferente ou evoluem a um ritmo diferente. E o Mundo precisa de si, tal como é!

    Peço-lhe,
    Não duvide da qualidade do seu trabalho e esforços, nem da Pureza dos seus sentimentos! Em menos de duas gerações todas as pessoas serão pelo menos como a Ema.(Claro que nós queremos que seja muito mais rápido!)

    O mundo(a Humanidade) muda por si, tendo quem o/a guie, quem lhe mostre o caminho!
    E o seu caminho é mesmo esse, Ema: Mostrar o Caminho.

    Coisa que já faz à muito, mesmo sem o saber e à sua maneira!

    A mudança de atitude para com a Natureza e a Verdade já começou.. Devagar mas está a acontecer..


    Cumprimentos..,

    João Duque

    ResponderEliminar
  11. Não desistas! descansa um pouco, e pensa melhor ;). Infelizmente um dia as pessoas vão perceber a tua preocupação. Como dizia o slogan da ecoedp mude o seu mundo que o mundo muda. É limitado eu sei, mas as pessoas só se preocupam quando perdem as coisas, triste não é? Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito vou colocar um link no meu site http://www.utorrentv2.com

    ResponderEliminar
  13. Olá Ema...

    Vou tentar escrever pouco! O mais importante de tudo é conseguires não pensar. Se pensas muito, teu cérebro ficará tão carregado, que nunca chegarás a conclusão nenhuma.

    Assim não admira que "Se depois deste tempo, cheguei a alguma conclusão? Não."!
    Se calhar estás a fazer as perguntas erradas!

    Se tens por facto de que a solução é a que pensas que é, então resta-te segui-la até que um dia após questionada, a resposta obtida seja que afinal aquela não era a solução!

    A minha forma de estar, após questionar, foi reduzir o meu consumo ao básico! Este acesso à internet é partilhado! De resto só consumo água, energia (eléctrica,gás, gasolina-cerca de 250 euros/anos), comida... Tudo o resto, parei de consumir há cerca de dois anos.

    Concluí que só se eu me revolucionar AGORA é que amanhã serei de facto diferente!

    Quanto a voltares... Só tu saberás o que te moverá no amanhã! Mas deixo-te a minha modesta opinião: Não voltes com o sentimento de "querer alterar alguém"...

    Bjhs
    Até Amanhã
    VOZ

    ResponderEliminar
  14. Ha muitos meses que encontrei este blog e desde entao que gosto de vir ca. Interesso-me cada vez mais pela reciclagem fazer o meu detergente p roupa ( ja fiz 3vezes) e tudo mais natural .preocupo .me em ser mais saudavel menos poluente .....eu faço a minha parte e os outros me imitarao um dia ...nunca desista de fazer a sua parte.o blog e uma mais valia. Bjs

    ResponderEliminar
  15. Força meu amor nao desistas!

    ResponderEliminar
  16. Acabei de conhecer seu blog, e tudo que vi, achei super interessante!
    Espero que encontre seus caminhos e sinta-se bem,
    seu blog é lindo, delicioso de passar o tempo.
    Espero que volte, que quando puder, continue compartilhando.
    Adorei mesmo, tudo.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde, Ema.
    Antes demais queria agradecer pelo blog, já o visito à muito tempo, penso que nunca comentei neste espaço (pois não tenho esse habito), mas aprendi imenso com as dicas que foram aqui publicadas... Compreendo a sua frustação e não a censuro por querer se retirar para reflectir.... eu pessoalmente, faço as coisas por mim, mudei os meus habitos e ainda estou a aprender e a mudar, e faço-o por mim, não para mudar os outros... claro que às vezes à troca de ideias e as pessoas ficam admiradas por certos comportamnetos ou ideias que tenho e muitas vezes sou criticada ou dizem "AH tu és dessas pessoas...", mas sigo sempre o meu caminho e quem quer saber o porquê de usar isto ou aquilo em vez do convencional que me pergunte, mas não me julgue... o que quero dizer é que sigas o teu caminho, não desistas de fazeres o melhor para ti e para o mundo, mesmo que não vejas os resultados imediatos, sentires-te-às melhor, consciencia limpa "ao menos eu prejudico o minimo possivel o ambiente, a vida e a mim"...

    Que corra tua bem na tua jornada. espero te ver por aqui com mais ideias... mas se não, segue em frente, e tudo de bom. mais uma vez agradeço, porque me ajudaste imenso

    ResponderEliminar
  18. "Be the change you want to see in the world" Gandhi ...be strong!!! :)

    ResponderEliminar
  19. És uma inspiração para mim.
    Admiro muito o teu trabalho neste blogue e na vida! Recomendo-o a muitas pessoas!
    Já o disse aqui anteriormente, mas nunca é demais voltar a dizer, porque sinto a tua falta!
    Não desisas pora favor! não baixes os braços.
    Precisamos muito de ti!
    A cada dia que passa, mais e mais pessoas tentam mudar!
    Deixo aqui um presente. Gostei muito e lembrei-me de ti quando vi este vídeo porque há um ponto em que uma mulher diz "Muita gente, ao falar 100% 'Eu não vou conseguir mesmo! Então dane-se, eu vou fazer zero.' Não é assim! Entre o zero e o cem tem muita coisa."
    E quem sabe se a permacultura não será o próximo passo....
    Beijinho, espero que gostes.
    https://www.youtube.com/watch?v=EJBP61s-cvg

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!