3 de novembro de 2009

3 - Deixar de beber água engarrafada


Em casa já bebemos água “del cano”, como dizia o meu pai. Aqui no Porto, como na maior parte do nosso país, a água da torneira é de boa qualidade. Já tive a oportunidade de, no âmbito de uma formação de certificação de laboratórios, visitar o laboratório que analisa e controla a qualidade das Águas do Douro e Paiva, a empresa que abastece o Porto (e Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia) e fiquei com a certeza que nenhuma bactéria ou sujidade passa por ali.

Além da qualidade da água, interfere também com o seu sabor, a qualidade/antiguidade das canalizações. Aqui, além da hipótese da substituição das mesmas, um bocadinho mais dispendiosa, há a possibilidade de instalar um purificador de água.

Quando éramos miúdos, e vivíamos na Maia, os meus pais compraram um aparelho que ficava ao lado da torneira e que tinha até um botão para aumentar o poder de purificação (seria?), quando queríamos lavar legumes, por exemplo. Depois avariou e nunca mais foi substituído. Anos mais tarde, devo confessar, aderimos aos garrafões de água… O meu irmão mais novo é muito “cheirinhas” e reclamava logo se lhe dávamos água da torneira (ainda torce o nariz quando bebe água aqui em casa). Agora há uma imensa oferta de purificadores de todos os tamanhos, cores e feitios (e preços). Pode ser até um simples jarro de água. Que tal não seja motivo para recusar a água da torneira!

Eu uso umas peças de cerâmica que comprei numa feira de agricultura biológica na Alfândega, há uns anos, e que se colocam, no jarro, copo ou garrafa de água. Mas nem as uso muito.

E se em casa já bebo água da torneira, fora de casa já não é bem assim. Na verdade até comprámos, há uns meses, no Ikea, 2 garrafas, de plástico é verdade, mas bem resistentes, com tampas iguais às das garrafas sport, para usarmos durante o dia, mas esqueciamo-nos muitas vezes e… lá vinha mais uma garrafinha de plástico.


Quando estive no mês passado em S. Francisco, para o casamento do meu irmão, ofereceram-me 2 garrafas de alumínio (material quase eterno). A minha nova cunhada ofereceu-me uma verde da sigg e o Zé Manel uma de uma marca concorrente, que é a minha cara (diz "I love water"...). São lindas!

A partir de agora não pode falhar!

(E as do IKEA servem de cuvetes, assim não há desperdícios.)

Acho que em Portugal as lojas da sigg são, até agora, todas em Lisboa… mas podem sempre comprar pela internet.

8 comentários:

  1. Ema,

    Tenho a certeza que a tarefa de diminuir a pegada ecológica é hercúlea e que há sempre algo mais a fazer. Não convém entrar em exageros, mas se pudermos contribuir sem alterar a nossa qualidade de vida muito pelo contrário) porque não? Eu também tenho esta preocupação e em relação à água já há algum tempo que venho tentando não comprar água engarrafada. O Manel é que vai resistindo. O teu gesto deu-me mais força para traçar essa rotina de forma definitiva! Força aí! Filipa

    ResponderEliminar
  2. Vou deixar aqui uma dica ecologica ligada às garrafas PET dos refrigerantes:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/11/coca-cola-caseira.html

    ResponderEliminar
  3. Aqui por casa tb temos algumas rotinas quanto à poupança da água!

    1- Instalamos redutores de fluxo de água nas torneiras principais (casas de banho e cozinha);
    2- Os nossos autoclismos tem um sistema de travagem de descarga, ou seja, quando iniciada a descarga, podemos interromper sempre que quisermos se voltarmos a primir o botão (não sei bem se me fiz entender  ). O outro tem um sistema de opção de descarga, descarga completa ou meia descarga. Estas funcionalidades podem ser substituídas por simplesmente regular o nível de água que se pretende do reservatório que pode passar por colocar um objecto entre a água e o sensor.
    3- Optamos por tomar todos banho no wc que se encontra mais perto do sistema de aquecimento pq assim demora menos tempo a chegar a água quente.
    4- Antes da banhoca propriamente dita….até que apareça a bendita agua quente enche-mos um balde de água para depois substituir numa descarga do autoclismo ou para lides domésticas (não é bonito…mas poupa bastante).
    5- Quando usamos a máquina de secar tb utilizamos a agua que fica no reservatório…

    O Único grande mal na poupança é o facto de eu ainda não me ter habituado à banhoca hiper-rapida….sei lá gosto de agua …. e quente…..dá pra relaxar ! 

    Inté!

    ResponderEliminar
  4. Eu já aderi, pois desde que comecei a fazer separação do lixo em casa assustei-me com o desperdício. entretanto já comprei duas garrrafas de alumínio para andar na carteira, assim não sou explorada quando me apetece beber água e poupo o ambiente de mais uma garrafinha de plástico. A SIGG já tem um balcão no Norteshopping e a Sport Zone tb vende garrafas de alumínio.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que foi dito quanto à utilização racional da água. Mas devo lembrar que o alumínio oxida imenso e os resíduos dessa oxidação são diluídos na água dessas garrafas. E uma intoxicação por alumínio é grave... Talvez a solução passe por encontrar outros materiais :)

    ResponderEliminar
  6. Sou fã do blog. Acho esta medida importantíssima! Há anos que tenho garragas de alumínio. A primeira foi comprada em 2002 na Decathlon e a segunda também lá no ano passado, são da marca da casa - Quechua. No Vasco da Gama também já as vi à venda. Acho que é mesmo importante fazer a família e amigos aderir a estas garrafas e por as de plástico fora de vez! Isto também se aplica aos sacos de compras. Ando sempre com o meu saco de pano atrás e só aceito sacos de plastico biodegradáveis como há no modelo e continente.

    ResponderEliminar
  7. Olá Cris.
    Aquilo que encontrei sobre o alumínio referia-se às panelas (porque são submetidas ao calor) e às latas de regrigerantes e cervejas (por causa do gás).
    Não encontrei referência às garrafas para água.
    Tem alguma informação ou fonte, sobre este aasunto, que me possa indicar?
    De qualquer maneira, por prevenção, nunca deixo a água dentro da garrada de um dia para o outro.
    Obrigada!
    Ema

    ResponderEliminar
  8. Olá "anónimo"

    Obrigada pelo entusiasmo!
    Também uso os meus sacos de pano e levo-os até para o continente. as meninas acham sempre muita piada, o que infelizmente, não é bom sinal!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!