13 de novembro de 2009

13 - Abolir a fita adesiva


Parece que o inventor, acidental, da primeira fita adesiva (ou fita-cola, como me habituei a dizer desde miúda) foi... Sócrates. Pois é, esse mesmo, o filósofo! Vejam neste site (andem para baixo na página, passando as tabelas).

Mas se na altura os componentes eram tela e resina de pinheiro, agora o caso é muito diferente: normalmente o suporte é em cloro de polivinilo (PVC) e o adesivo é hot melt, à base de cola sintética, ou ainda a goma natural (da "árvore da borracha") mas à qual juntam dissolventes para a aplicarem no suporte . Mesmo quando os suportes são papel ou tecido, são impregnados ou revestidos com algum tipo de plástico.


Logo, tudo coisas nada saudáveis para o meio ambiente.

Mas já há opções ditas ecológicas sem solventes e recicláveis. Será? E depois para reciclar? Normalmente a fita adesiva não se solta bem do material onde a aplicamos.

Acho que prefiro o desafio de abdicar de usar fita adesiva! Já estou a pensar como vou fazer os embrulhos de Natal!

2 comentários:

  1. Houve um ano em que fiz tudo sem fita cola (embora não tenha sido por preocupações ambientais mas sim estéticas : )). Basta que o papel seja muito maleável (aqueles papéis meio encerados dão uma trabalheira, não vale a pena) e ponhas uma fita à volta do presente. Mas (tem um mas) tens que embrulhar tudo em caixas! Senão tens que usar cola para substituir a fita cola... E também se gasta um dinheirão em fitas. Mas fica mesmo giro. Basta usar a imaginação! Filipa

    ResponderEliminar
  2. Boa! Vou ver como corre embrulhar as prendas no Natal...

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!