Quando recebo mails de dois amigos meus, vem sempre - em jeito de rodapé - junto com o nome, qualquer coisa como: "pense bem antes de imprimir este email, as árvores agradecem". A ideia é óptima, a intenção também, mas acho que já quase ninguém imprime, salvo raríssimas excepções, emails.
" vá a http://www.greenpeaceblackpixel.org, instale o black pixel e veja como um pequeno quadrado negro no seu ecrã poupa tanta energia! Imagine se todo o fundo do seu monitor for preto..."
Dá uma pequenina sugestão e deixa em aberta fazer um pouco mais.
Sou mesmo fã do meu quadradinho (talvez porque vejo-o sempre, seja em que programa for que esteja a trabalhar...). Estou sempre a ver quanto já poupei!
pós-post: só funciona (poupa...) em monitores CRT (tube) ou plasma.
Olá Ema,
ResponderEliminarVi-te no Biosfera na TV e vim espreitar o teu blog. Devias rever este post! O ponto preto só é eficiente em monitores CRT ou Plasma. A maior parte dos monitores dos PCs hoje é LCD (incluindo portáteis) e aí o preto consumir menos energia é um mito:
http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2009/11/acrescentar-uma-sugestao-ecologica.html#comments
E testes a vários monitores mostram que o preto até acaba por gastar mais:
http://techlogg.com/2010/05/black-vs-white-screen-power-consumption-24-more-monitors-tested/17
Cumprimentos,
Alex
Parabéns pelo blog e pela sua dedicação à causa. Estou inspirada e, apesar de já tomar variadíssimas medidas ambientais, quero tomar ainda mais. Acho que não conseguirei ir tão longe quanto a Ema, mas vou ser mais e melhor do que sou agora. Acabei de instalar o Black Pixel e de o divulgar.
ResponderEliminarObrigada Alex.
ResponderEliminarEste foi um dos meus primeiros post, entretanto já falei noutros sobre haver diferentes tipos de monitores. Cá em casa ainda poupamos a preto...
De qualquer maneira - apesar do teu comentário já ser uma ressalva - vou acrescentar uma nota a este post alertando para a situação.
Boa semana!