- tangerina
- romã
- pêra
- maçã
- laranja
- limão (a única, em portugal continental, que é "da época" os 12 meses...)
- kiwi
- diospiro
para quem for das ilhas:
- banana da madeira (todo o ano)
- ananás dos açores (todo o ano)
frutos secos:
- amêndoas
- avelãs
- castanhas
- nozes
(aqui tem a listagem das frutas e legumes de cada mês)
Tenho sorte, a minha mãe tem uma pequena propriedade, numa aldeia de Amarante, onde, desde que se reformou, pratica, com sucesso, agricultura biológica. Sempre que a visitamos (quase todos os fins-de-semana) fornece-nos de legumes e frutas da sua safra, únicos, não só porque são mais saudáveis e saborosos, mas porque são tratados e dados com carinho. E isto não tem preço. Hoje, por exemplo, no capítulo da fruta, trouxemos diospiros, laranjas e tangerinas.
Ainda assim, normalmente, compramos mais fruta. Como gostamos muito de maçãs, de manhã fui ao hipermercado perto de mim para as comprar. E levava em mente: comprar maçãs e/ou pêras, portuguesas e se possível biológicas.
Hoje não havia maçãs nem pêras biológicas... Logo a seguir a esta constatação, em frente ao longo expositor das maçãs, uma dúvida surgiu: com tanta variedade de maçãs portuguesas gostava de saber se são do algarve ou do douro, porque a ideia, ao comprar local, é, não só contribuir para a nossa economia, ajudar os nossos produtores (pelos vistos importamos 75% dos produtos alimentares que consumimos), mas diminuir os gastos no transporte (reduzir a quantidade de combustível usado, reduzir a poluição). Fiquei-me por aqui...
Amanhã vou ao supermercado aqui ao lado, costumam saber de onde vem a fruta.
se quiserem testar os vossos conhecimentos sobre os nutrientes das frutas vão aqui.
Muito bem, a não esquecer das ilhas! :P
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Ana Luísa