Andei a ver se encontrava novas dicas sobre como usar a máquina de lavar roupa de modo mais ecológico, mas pelos vistos - o que não é surprendente visto a simplicidade do mecanismo - não há muito mais a fazer, além do que a maioria de nós já sabe:
- Utilizar os programas de baixa temperatura.
li algures na net que ao diminuir de 60º para 40º podemos economizar em até 46% do consumo, não encontrei informação quanto à diferença entre lavar a 40º e a 30º, a temperatura que a partir de hoje vou usar. Alguém sabe?
- Seleccionar o programa económico, sempre que a roupa esteja pouco suja.
uma dica para quem estiver a pensar comprar uma máquina de lavar roupa - não vale a pena comprar uma máquina com muito programas, porque provavelmente usará apenas 1 ou 2 (mais dicas aqui)
uma dica para quem estiver a pensar comprar uma máquina de lavar roupa - não vale a pena comprar uma máquina com muito programas, porque provavelmente usará apenas 1 ou 2 (mais dicas aqui)
e mesmo nas máquinas com a opção de meia carga, evitar usar esta função porque 1/2 carga + 1/2 carga gastam mais que 1 carga.
- Evitar usar a pré-lavagem.
- Manter os filtros limpos.
(esta para mim foi novidade, ou já me tinha esquecido...)
Comecei por verificar o filtro da minha velhinha máquina - que já está na sua 2ª casa e já foi arranjada 2 vezes - e descobri que realmente precisava de ser limpo (cotão, pêlos de gatas).
Comecei por verificar o filtro da minha velhinha máquina - que já está na sua 2ª casa e já foi arranjada 2 vezes - e descobri que realmente precisava de ser limpo (cotão, pêlos de gatas).
Hoje "fiz" uma máquina - com roupa pouco suja - a 30º (e no programa mais curto) e saiu tudo lavadinho. Amanhã vou experimentar com roupa um pouco mais suja (as t-shirts com que o zé manel dá aulas de ginástica, por exemplo) e muito mais suja (tapetes, cobertores das gatas) e logo vos direi.

É melhor manter a minha máquina enquanto durar ou comprar uma nova, e decerto mais eficiente, e contribuir já com mais um "mono" para o ecocentro?
Olá!
ResponderEliminarPois é, eu tb tenho a mania de poupar no q diz respeito a energia …. E desde há uns anos que só lavo a roupa a 15 º….isso mesmo 15º e em tarifa bi- horária.
A minha máquina tem uma função que acho imprescindível que é de permitir programar quando deve iniciar a lavagem…logo é feito durante a noite quando a tarifa energética é mais barata.
Quanto à temperatura…aqui vai a teoria…depois de testar a bata (amarela) da escola do meu filho (5 anos) a 60º e a 15º verifiquei q….não existe qq diferença! Logo como a restante roupa não está muito suja uma vez q é substituída todos os dias, e as regras de higiene cá de casa tb nos mandam para a banheira todos os dias…. A roupa é lavada a 15º no programa mais pequeno q a maquina tem!
Inté!
Cláudia
Como vemos o filtro? A máquina de lavar cá de casa também já não vai para nova... faço tudo o que disseste excepto ver o filtro, que acredito que esteja imundo... mas não sei onde fica. :P
ResponderEliminarImagino que seja diferente em cada máquina, o melhor é ler o manual, Ana. O meu fica em baixo, à frente.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarQueria só partilhar esta notícia muito útil neste tema: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5420843-EI16557,00-Maquina+de+lavar+roupas+pode+ser+perigosa+para+a+saude.html
É importantíssimo poupar energia mas não devemos descuidar a higiene. Esta não passa só pela roupa que parece lavada mas igualmente pela eliminação de bactérias e fungos prejudiciais para nós ;)
Olá!
ResponderEliminarSem dúvida que é uma notícia interessante, obrigada pela partilha!
No entanto penso que para a maioria de nós o lavar a roupa a baixa temperatura não acarreta perigo (digo eu que não sou nada perita em bactérias e fungos...). Normalmente a roupa é usada e lavada num espaço curto de tempo, a maior parte das pessoas passa-a a ferro, ... Cá em casa já há dois anos que usamos as baixas temperaturas e não notei nenhuma diferença. Claro que se a roupa está muito suja ou se ficou suja guardada (como quando vamos de férias) ou se é a roupa de cama semanal, os cuidados de lavagem são outros.
JoPi, devo ser uma transportadora de bactérias e fungos!
ResponderEliminarHá anos que apenas uso programas de 15/30mns, sempre com água fria (exceptuando algo que esteja extremamente sujo, claro, e aí uso 30º) e baixas rotações. Não passo nada integralmente a ferro, coloco a roupa pendurada de forma a só ter de dar um ou outro toque final. A minha roupa dura umas 3 vezes mais do que a da maioria das pessoas. Tenho camisolas com mais de 9 anos.
O problema deste tipo de notícias é nunca se saber quem paga estes estudos ditos científicos... uma empresa de electricidade, de detergentes, de máquinas de lavar-a-roupa? Será realmente credível ou mais uma manobra para as pessoas mudarem de hábitos de forma a terem de consumir mais e mais e mais?
Se têm assim tanto medo das bactérias e dos fungos, ponham a roupa a secar ao sol e do avesso, como se fazia antigamente.
Patrícia
Olá Patrícia!
EliminarObrigada pelo partilha de experiência e opinião.
É sempre bom ver que mais alguém que faz o mesmo tem bons resultados há muito tempo.
Boa semana!