5 de novembro de 2009

5 - Usar a temperatura mais baixa da máquina de lavar roupa


Andei a ver se encontrava novas dicas sobre como usar a máquina de lavar roupa de modo mais ecológico, mas pelos vistos - o que não é surprendente visto a simplicidade do mecanismo - não há muito mais a fazer, além do que a maioria de nós já sabe:

- Utilizar os programas de baixa temperatura.
li algures na net que ao diminuir de 60º para 40º podemos economizar em até 46% do consumo, não encontrei informação quanto à diferença entre lavar a 40º e a 30º, a temperatura que a partir de hoje vou usar. Alguém sabe?

- Seleccionar o programa económico, sempre que a roupa esteja pouco suja.
uma dica para quem estiver a pensar comprar uma máquina de lavar roupa - não vale a pena comprar uma máquina com muito programas, porque provavelmente usará apenas 1 ou 2 (mais dicas aqui)

- Utilizar a máquina com a carga máxima.
e mesmo nas máquinas com a opção de meia carga, evitar usar esta função porque 1/2 carga + 1/2 carga gastam mais que 1 carga.

- Evitar usar a pré-lavagem.
- Manter os filtros limpos.
(esta para mim foi novidade, ou já me tinha esquecido...)

Comecei por verificar o filtro da minha velhinha máquina - que já está na sua 2ª casa e já foi arranjada 2 vezes - e descobri que realmente precisava de ser limpo (cotão, pêlos de gatas).

Devo confessar que ainda tenho algumas dificuldades em lidar com este electrodoméstico, provavelmente porque me iniciei tarde no tratamento da roupa. Tenho sempre dúvidas se atingi a carga máxima: se ainda podia enfiar mais umas meias porque estou a desperdiçar espaço ou se já meti tanta roupa que a água e o detergente dificilmente chegarão a todo lado. Quando estou indecisa opto pela 1ª hipótese, porque se optar pela 2ª e a roupa ficar mal lavada, vou ter que repetir o processo e gastar o dobro da água e da energia.
Hoje "fiz" uma máquina - com roupa pouco suja - a 30º (e no programa mais curto) e saiu tudo lavadinho. Amanhã vou experimentar com roupa um pouco mais suja (as t-shirts com que o zé manel dá aulas de ginástica, por exemplo) e muito mais suja (tapetes, cobertores das gatas) e logo vos direi.


Entretanto fiquei com uma dúvida:
É melhor manter a minha máquina enquanto durar ou comprar uma nova, e decerto mais eficiente, e contribuir já com mais um "mono" para o ecocentro?

7 comentários:

  1. Olá!

    Pois é, eu tb tenho a mania de poupar no q diz respeito a energia …. E desde há uns anos que só lavo a roupa a 15 º….isso mesmo 15º e em tarifa bi- horária.

    A minha máquina tem uma função que acho imprescindível que é de permitir programar quando deve iniciar a lavagem…logo é feito durante a noite quando a tarifa energética é mais barata.

    Quanto à temperatura…aqui vai a teoria…depois de testar a bata (amarela) da escola do meu filho (5 anos) a 60º e a 15º verifiquei q….não existe qq diferença! Logo como a restante roupa não está muito suja uma vez q é substituída todos os dias, e as regras de higiene cá de casa tb nos mandam para a banheira todos os dias…. A roupa é lavada a 15º no programa mais pequeno q a maquina tem!

    Inté!

    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Como vemos o filtro? A máquina de lavar cá de casa também já não vai para nova... faço tudo o que disseste excepto ver o filtro, que acredito que esteja imundo... mas não sei onde fica. :P

    ResponderEliminar
  3. Imagino que seja diferente em cada máquina, o melhor é ler o manual, Ana. O meu fica em baixo, à frente.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Queria só partilhar esta notícia muito útil neste tema: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5420843-EI16557,00-Maquina+de+lavar+roupas+pode+ser+perigosa+para+a+saude.html
    É importantíssimo poupar energia mas não devemos descuidar a higiene. Esta não passa só pela roupa que parece lavada mas igualmente pela eliminação de bactérias e fungos prejudiciais para nós ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Sem dúvida que é uma notícia interessante, obrigada pela partilha!
    No entanto penso que para a maioria de nós o lavar a roupa a baixa temperatura não acarreta perigo (digo eu que não sou nada perita em bactérias e fungos...). Normalmente a roupa é usada e lavada num espaço curto de tempo, a maior parte das pessoas passa-a a ferro, ... Cá em casa já há dois anos que usamos as baixas temperaturas e não notei nenhuma diferença. Claro que se a roupa está muito suja ou se ficou suja guardada (como quando vamos de férias) ou se é a roupa de cama semanal, os cuidados de lavagem são outros.

    ResponderEliminar
  6. JoPi, devo ser uma transportadora de bactérias e fungos!

    Há anos que apenas uso programas de 15/30mns, sempre com água fria (exceptuando algo que esteja extremamente sujo, claro, e aí uso 30º) e baixas rotações. Não passo nada integralmente a ferro, coloco a roupa pendurada de forma a só ter de dar um ou outro toque final. A minha roupa dura umas 3 vezes mais do que a da maioria das pessoas. Tenho camisolas com mais de 9 anos.

    O problema deste tipo de notícias é nunca se saber quem paga estes estudos ditos científicos... uma empresa de electricidade, de detergentes, de máquinas de lavar-a-roupa? Será realmente credível ou mais uma manobra para as pessoas mudarem de hábitos de forma a terem de consumir mais e mais e mais?

    Se têm assim tanto medo das bactérias e dos fungos, ponham a roupa a secar ao sol e do avesso, como se fazia antigamente.

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia!

      Obrigada pelo partilha de experiência e opinião.
      É sempre bom ver que mais alguém que faz o mesmo tem bons resultados há muito tempo.
      Boa semana!

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!