20 de dezembro de 2009

50 - Deixar de comprar velas de parafina, optar pelas de cera de abelha ou à base de soja


A parafina é um derivado de petróleo, poluente e prejudicial para a saúde. Segundo li, se estiver a queimar velas com parafina… "é o mesmo que pôr um escape de um automóvel em casa" (ai, ai, e eu que comprava tanto as velas do IKEA...).

Não sendo de parafina, podem ser feitas com cera de abelha ou óleos vegetais (soja, palma). Estas últimas ardem mais lentamente e não aquecem tanto como as de parafina, o que significa que duram mais tempo (até 50% mais) e libertam melhor os aromas. São ainda solúveis na água, o que é bom no caso de caírem e sujarem alguma coisa.


Andava eu, então, à procura de informação sobre velas vegetais, quando encontrei algo ainda melhor: velas vegetais feitas com óleos usados!

Há uma empresa japonesa que comercializa velas que, além de serem feitas com óleo usado, reutilizam e reciclam vidro, para os recipientes. Mas vêm do Japão...

E mais recente, e portuguesa, uma empresa, a oon que está a desenvolver uma pequena máquina que nos permitirá fazer, em casa, as nossas velas de óleo usado! Nesta época natalícia, comercializam umas velas feitas por eles (um pouco caras), mas, tendo em conta que estava previsto para este ano o lançamento da tal máquina, já não deve demorar muito (quanto custará?).

Enquanto espero pela máquina - e visto que não encontrei, em nenhuma loja que visitei, velas vegetais - vou experimentar umas velas de cera de abelha que comprei numa feira de artesanato (cada uma, de tamanho médio, custou 2€).

E, claro, gastar a embalagem das mini-velas do IKEA que tenho no armário. Vou é ter de o fazer com as janelas abertas...

28 comentários:

  1. Nossa...estava pesquisando sobre velas e cheguei até aqui, que espaço gostoso...adorei!
    Beijo grande!
    Jussara

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Jussara, pelo carinho!
    Volte sempre.

    Beijo e uma óptima semana!

    ResponderEliminar
  3. Oi adorei o blog

    só acrescentado o que você disse

    O pessoal da PARAFINA BRASIL aqui no Brasil vendem um envelopinho com uma mistura que transforma o óleo usado em velas novinhas , o diferencial é que além de mesmo fazer a vela, e que estamos reciclando nosso próprio óleo
    e é super barato cada envelope desses.

    Ajuda a divulgar no seu blog esta empresa que também pensa no meio ambiente

    visita lá www.parafinabrasil.com.br

    abraços
    Paulo Roche
    11 7108-2171

    ResponderEliminar
  4. Magnífico!

    Temos que proporcionar um mundo melhor e mais limpo às gerações vindouras.

    Parabéns pelo blog.

    Força!
    Vamos divulgar as boas ideia.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo apoio e entusiasmo!

    ResponderEliminar
  6. Eu também desaguei aqui kuando procurava "como reciclar velas em casa"! ke susto vc me deu Ema!!:))))) ....lá vou eu à cata de cera de abelha! ou dos tais óleos... pra piorar as coisas, utilizo as tais velas do ikea kuando não podemos abrir as janelas, por causa do fumo de cigarros do pessoal aki de casa... brigadississima pelo aviso e dicas, Ema! ^_^

    ResponderEliminar
  7. É verdade, Maria, também me senti assim quando descobri esta informação!!! Agora faço as minhas próprias velas com óleo usado. Pode ver aqui: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2011/01/188-fazer-velas-com-oleo-de-cozinha.html

    ResponderEliminar
  8. Alguem poderia me informar onde posso comprar cera de soja? estou querendo fabricar velas e acho que esta seria a solucao .telemidiaproaud@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Ema, ela funciona com azeite? É que nós cá em casa não usamos óleo... só azeite.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Ana, presumo que estejas a falar da máquina de fazer velas de que falo aqui: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2011/01/188-fazer-velas-com-oleo-de-cozinha.html?
    Se sim, usa todo o tipo de óleos vegetais (nós cá em casa também é mais azeite...).

    ResponderEliminar
  11. Gisa, lamento mas não sei onde comprar cera de soja. Já procuraste fornecedores na internet? Boa sorte.

    ResponderEliminar
  12. Olá Ema, sim, estava a falar da Oon, infelizmente deixou de se vender essa máquina. :( E velas que não sejam de parafina são muito complicadas de arranjar... eu ainda não encontrei nenhumas. *

    ResponderEliminar
  13. É verdade, Ana, a Oon deixou de vender a máquina. Mas, para quem a tem, há fornecedor dos "acessórios".
    É verdade, é difícil encontrar velas "verdes", mas mesmo sem a máquina, podes fazer velas de óleos. No outro post tem links para outras hipóteses, como este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wfgr0CFcJYU&feature=player_embedded#.

    ResponderEliminar
  14. Olá, alguem tem um contacto de fornecedores de cera de soja em portugal???
    Mto obrigado

    edgarmartinscorreia@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Já estou a ver o vídeo!

    Ema desculpa mas de que post estás a falar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh...
      Este aqui: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2011/01/188-fazer-velas-com-oleo-de-cozinha.html

      Eliminar
  16. Obrigada, vou em breve adoptar este comportamento... vamos ver se consigo fazer velas com óleo usado. :) Assim já não dou só bolinhos no Natal! x)

    ResponderEliminar
  17. Olá novamente! Já estou mais perto de adoptar este comportamento. Fui hoje à Baixa do Porto comprar estearina, como diz que é preciso no link que me deste de um blog brasileiro... mas, fiquei na dúvida Ema, a esterina é mais "verde" que a glicerina? Em princípio será, acho que a primeira não é um derivado de petróleo... o que é que a Oon usa para dar consistência à vela/ao óleo, sabes?

    ResponderEliminar
  18. oi eu faço cera capilar comparafina estou tentando deixar ela com uma textura melhor sem ficar oleosa alguem ai tem uma dica obrigado

    ResponderEliminar
  19. Uma maneira de fazer durar mais tempo uma vela é esta: http://www.poupaeganha.com/mantenha-a-chama/

    ResponderEliminar
  20. Olá, estou procurando em vários sites cera de soja para comprar e não acho fornecedor, alguém pode me indicar onde posso achar? Se for em São Paulo é até melhor pelo valor do frete. Mas se achar em outro estado não tem problema já que está difícil de achar. Obrigada.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia! Não conheço nenhum óleo que seja solúvel em água, por isso não estou a a ver como é que as velas de óleo de palma e de soja possam ser solúveis em água... Quanto à empresa Oon, acho que foi à falência mas agora existe outra, ou então voltaram. Quando chegar à escola vou ver qual a marca da empresa que nos facultou a máquina dentro do programa Eco-Escolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xana,
      também já falei aqui da Oon: http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2011/01/188-fazer-velas-com-oleo-de-cozinha.html
      Na altura recebi de presente uma máquina "oon candlemaker", mas depois - infelizmente - a empresa fechou. No entanto continua a ser possível comprar os produtos para fazer as velas na candlemaker.
      Obrigada pela questão sobre as velas de óleo e de soja. Vou averiguar.

      Eliminar
  22. Boa noite, também estou a procura da cera de soja. Achei apenas em uma empresa, na Solven mas vem um saco com 25 quilos, parece que do Paraná. Não consigo contato em mais nenhum lugar. Alguém sabe de mais algum? obrigada

    ResponderEliminar
  23. Também só conheço a Solven. O Ateliê Saint Germain comercializa velas tradicionais mas também produzem pequenas velas com cera de soja!

    ResponderEliminar
  24. http://www.candlesnaturally.co.uk
    http://www.naturalcandlesupply.com.au/#Candle-Making

    Fornecedores de velas naturais de soja

    ResponderEliminar
  25. Olá Ema,me chamo Ana Paula e estou querendo trabalhar com fabricação de velas, você sabe me dizer aonde eu encontro aqui em Portugal máquinas de fabricar velas e também o curso ensinando.Desde já, obrigada!

    Meu email: apscarvalho2013@hotmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!