Claro que esta é a lógica agora, no Inverno. No Verão farei ao contrário. Ou talvez não. No Verão a temperatura dentro de nossa casa é agradável: não precisamos de arrefecer. Mas no Inverno, à noite, é muito frio!!! E eu até nem sou muito friorenta.
Este apartamento é antigo (dos finais dos anos 50 do séc. XX), as caixilharias das janelas em madeira (o que é bom) e os vidros não são duplos (o que não é tão bom). E tem estores (persianas) exteriores (o que ajuda).
Aparentemente esta é uma medida simples: abrir as persianas durante o dia, para deixar entrar algum calor, quando o sol brilha um bocadinho; fechar as persianas quando o sol se põe para conservar o calor dentro de casa.
Porquê é que me custa tanto?
Porque das quatro divisões onde existem persianas, só em duas (os quartos) as mesmas têm fitas interiores. Isto significa que - à noite - na cozinha tenho que abrir as janelas para puxar as persianas à mão e na sala tenho mesmo que sair para a varanda para fazer o mesmo à persiana (são duas) mais afastada. E lá fora à noite está frio...
Agora que já fiz o drama todo... a solução é simples. Mal chego a casa, bem agasalhada, a primeira coisa que faço, por estes dias, é fechar as persianas!
Moro numa casa com janelas enormes (ótimo para apanhar solinho, aquecer a casa no inverno e ter luz durante longos período do dia) e correspondentes persianas enormes, a única hipótese é serem movidas a eletricidade, logo gasto de energia :(. Por isso, o mal menor (acho) é evitar mexer nas persianas e jogar com as cortinas, tendo tudo muito bem calafetado. Estamos a planear colocar janelas duplas (em que a persiana fica no meio das janelas), mas sem o 13º e 14º mês, pensamos a longo prazo...
ResponderEliminarPois é... E as cortinas fazem toda a diferença, sem dúvida!
EliminarCom os votos que possam concretizar os vossos desejos a médio prazo...
Amei, exatamente o que procurava sobre persiana, obrigada
ResponderEliminarJusto o que pesquisava, obrigada!!!
ResponderEliminar