3 de dezembro de 2009

33 - Persianas: abrir durante o dia e fechar durante a noite


Claro que esta é a lógica agora, no Inverno. No Verão farei ao contrário. Ou talvez não. No Verão a temperatura dentro de nossa casa é agradável: não precisamos de arrefecer. Mas no Inverno, à noite, é muito frio!!! E eu até nem sou muito friorenta.

Este apartamento é antigo (dos finais dos anos 50 do séc. XX), as caixilharias das janelas em madeira (o que é bom) e os vidros não são duplos (o que não é tão bom). E tem estores (persianas) exteriores (o que ajuda).

Aparentemente esta é uma medida simples: abrir as persianas durante o dia, para deixar entrar algum calor, quando o sol brilha um bocadinho; fechar as persianas quando o sol se põe para conservar o calor dentro de casa.

Porquê é que me custa tanto?

Porque das quatro divisões onde existem persianas, só em duas (os quartos) as mesmas têm fitas interiores. Isto significa que - à noite - na cozinha tenho que abrir as janelas para puxar as persianas à mão e na sala tenho mesmo que sair para a varanda para fazer o mesmo à persiana (são duas) mais afastada. E lá fora à noite está frio...


Agora que já fiz o drama todo... a solução é simples. Mal chego a casa, bem agasalhada, a primeira coisa que faço, por estes dias, é fechar as persianas!

4 comentários:

  1. Moro numa casa com janelas enormes (ótimo para apanhar solinho, aquecer a casa no inverno e ter luz durante longos período do dia) e correspondentes persianas enormes, a única hipótese é serem movidas a eletricidade, logo gasto de energia :(. Por isso, o mal menor (acho) é evitar mexer nas persianas e jogar com as cortinas, tendo tudo muito bem calafetado. Estamos a planear colocar janelas duplas (em que a persiana fica no meio das janelas), mas sem o 13º e 14º mês, pensamos a longo prazo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... E as cortinas fazem toda a diferença, sem dúvida!
      Com os votos que possam concretizar os vossos desejos a médio prazo...

      Eliminar
  2. Amei, exatamente o que procurava sobre persiana, obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!