9 de dezembro de 2009

39 - Usar limpa-vidros natural


Fiquei fã do vinagre! É eficiente, barato e não poluente.
Quem havia de dizer: eu que não gosto nada de vinagre para temperar!

Já uso vinagre quando lavo roupa delicada à mão. Junto-o à àgua para manter as cores.
E também já sabia que o vinagre se pode utilizar nas lides domésticas, mas nunca me tinha proposto a aprofundar este tema...

Encontrei imensas dicas de aplicação do vinagre, tantas que dá impressão que a função primeira deste "vinho azedo" é a limpeza e não o tempero.

Para os vidros, com pequenas nuances, a receita que encontrei em vários sítos e livros (e que experimentei) foi a seguinte:

- uma solução de 3 colheres de sopa de vinagre em 10l de água quente, esfregar, e depois usar papel de jornal para dar brilho...

Como dizia o outro: "Fantástico!"

Limpei os vidros das janelas por dentro e por fora, tudo o que havia de vidro dentro de casa (coloquei a solução num borrifador) e ainda os azulejos. Ah, e os espelhos também. Fica tudo a brilhar. E embora na altura se sinta o cheiro do vinagre, este logo desaparece.

Como o vizinho que vive por cima de nós julga que ainda está na idade média e atira pela janela baldes de água suja, os nossos vidros, do lado de fora, ficam muito sujos. Então antes de passar a solução de vinagre, lavei-os com água quente e sabão. Como tinha um bocado de sabão já amolecido usei-o e não tive oportunidade de experimentar tirar a sujidade com cebola. Cebola??? Sim, se estiverem muito sujos deve, antes de usar a solução de vinagre, esfregar os vidros com uma cebola cortada ao meio. Segundo li num livrinho fantástico* "as manchas amolecem e a sujidade adere ao bolbo. Quando a cebola estiver suja, corta uma fatia fina e continua a limpar." Esta fica para a próxima vez.

Eu fico-me pelo vinagre, já não preciso de experimentar mais nada. Mas se o quiserem fazer encontrei outras receitas caseiras para limpar vidros:

- uma solução com água e sumo de limão, esfregar e depois usar papel de jornal para dar brilho;
- duas ou três gotas de álcool de queimar num balde de água, esfregar e dar brilho com papel de jornal ou um pano que não largue pêlos.

Também aprendi que nunca se devem limpar os vidros das janelas quando o sol neles bate, ficam com um brilho azulado e podem ficar com manchas.

Nem procurei muito alternativas "compráveis" (para quê?!), mas encontrei este sítio na net com vários podutos de limpeza ecológicos. Comparem o preço do limpa-vidros com o preço de uma garrafa de vinagre...

* O Lar Ecológico,
José Luis Gallego e César Barba,
Temas e Debates, Lisboa, 2000.

4 comentários:

  1. Muito bom dia,
    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa. Relativamente à limpeza dos vidros, eu apenas uso dois panos microfibras (na realidade não sei se são amigos do ambiente, mas são eficazes na limpeza): um molhado apenas com água e outro seco: em primeiro lava-se com o pano molhado e depois seca-se com o outro. O resultado é excelente e lavar vidros é assim muito rápido. Na água para o pano molhado, podemos acrescentars em caso de vidros muito sujos, 2 ou 3 gotinhas, mais não, de detergente da loiça ou de vinagre (com este nunca experimentei). Eu não gosto do resultado com o papel jornal, mas enfim, são gostos.
    Obrigada e continue o excelente trabalho

    Natália

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Natália!
      E obrigada pela partilha! Já ouvi falar dos panos de microfibras, mas ainda não os "investiguei". Hei-de fazê-lo!
      Boa semana!

      Eliminar
  2. boa tarde! eu ja fiz o teste de deixar o jornal de molho no alcool, depois misturar a outra metade do vidro com agua esta pronto um exelente limpador de vidros.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!