17 de janeiro de 2010

78 - Germinar sementes e grãos em casa


A germinação faz parte dos hábitos de quem segue uma alimentação crudívora ou raw food. Mas todos nós podemos, claro, usar germinados na nossa cozinha. Quem nunca comeu rebentos de soja?

As sementes e grãos germinados são muito ricos em nutrientes e podem juntar-se a quase tudo. Normalmente uso-os em saladas, mas também se podem consumir em salteados, sopas, ... (claro que quanto menos cozinhados melhor) e, ainda por cima, é muito fácil de fazer em casa (lembram-se de, na escola primária, colocar feijões e afins em frasquinhos com algodão no fundo?...).

Há uns anos, numa feira de agricltura biológica na alfândega comprei um germinador, e usei-o durante uns tempos. Depois, acabaram as sementes (biológicas) que tinha comprado, a preguiça (ai, ai) falou mais alto e perdi este hábito, voltando a comprar os rebentos germinados. Entretanto, ao mudar de casa, o germinador ficou guardado algures e nunca mais me lembrei de tal coisa.

No mês passado, numa formação, não relacionada directamente com alimentação, o assunto veio à baila e lá fui eu desenterrar o meu cilindro transparente:


Este é um germinador muito prático porque regamos os vários andares de uma só vez, a água escorre para o patamar inferior, que fica sem sementes, e pode ser reutilizada para, por exemplo, regar as plantas. Muito ecológico! Tenho é que colocar os feijões no andar superior, sem a tampa, porque crescem mais do que a maioria das sementes.

Mas até reutilizando frascos de vidros se pode fazer germinação (aqui tem uma boa explicação de todo o processo):


Comprei sementes de girassol (nunca experimentei), grãos de soja (o zé manel adora) e ainda tinha feijão mungo. Tudo biológico, claro. Já iniciei a minha (nova) primeira "sementeira" e daqui a uns dias, dependendo do tempo de germinação de cada um, já teremos rebentos prontos a ser consumidos.

Assim, além de termos uma alimentação (ainda) mais rica e saudável, reduzimos o número de embalagens (normalmente os rebentos vêm numa caixa plástica bem envolvida em celofane...) e somos produtores/consumidores!

10 comentários:

  1. Espectacular, gostei muito! Isso nunca fiz.
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar e pra semana dou o resultado ;)

    Filipa M.

    ResponderEliminar
  3. Post muito útil! Vou investigar sobre o germinador. Já tinha pensado em ter um. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Só hoje vi este post.. Na 'cozinha sem avental' também sugeri a germinação caseira. Sou super fã e é tão facil.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da idéia, e vou fazer. Grata. Suzana

    ResponderEliminar
  6. ola! li o teu post e gostei imenso! sera que me podes dizer onde é que compras-te o teu cilindro?

    ResponderEliminar
  7. Comprei-o numa feira de agricultura biológica, na alfândega do Porto, há uns anos atrás... mas também se devem vender em lojas de produtos naturais. Se não um frasco de vidro também é uma boa solução!

    ResponderEliminar
  8. ola bom dia gostaria de comprar um germinador onde posso encontar obrigado

    ResponderEliminar
  9. onde posso comprar o germinador?
    erika@erikaguimaraes.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Erika.
      Como disse, comprei o meu numa feira de produtos biológicos, mas penso que há à venda em lojas de produtos naturais ou até de jardinagem...
      Espero ter ajudado.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!