16 de janeiro de 2010

77 - Ter, a cada duas semanas, "um dia sem tecnologias"


Já tive muitos dias verdadeiramente sem tecnologia (sem entrar em grandes dissertações sobre o que é tecnologia porque se até a roda, talvez a maior invenção do Homem, o é...).

Quase todos os acampamentos, raid's e caminhadas que fiz/faço, enquanto escuteira e depois disso, foram/são sem as tais tecnologias: entre 1 a 10 dias (acho que, seguido, este foi o tempo máximo que assim estive) no meio do "monte", sem televisão, sem telemóvel, sem computador, sem rádio. Uma maravilha! Mas não há nenhum mérito nisto, porque, quem precisa de tais coisas, estando embrenhado na Natureza?

Complicado é fazer a mesma coisa mas aqui na cidade, num dia da minha vida habitual (à falta de melhor palavra). Mesmo escolhendo, desta vez, um sábado, dia tecnologicamente mais calmo para mim.

Desde o despertar, seguido de um passeio rápido, passando por um fim-de-manhã e uma tarde a preparar uma jantarada, até ao próprio jantar - que correu muito bem - e a pré-arrumação que se lhe seguiu, consegui:

- não ligar o computador nem, claro, aceder à internet (como tal, este post, apesar de, por questões práticas, ter a data de sábado, foi escrito no domingo...);
- não ligar a televisão (houve tempos e que me custaria mais);
- não usar o meu novíssimo ipod.

Mas não desliguei o telemóvel, e como estava a organizar um jantar, atendi, se não me engano, duas chamadas... e acabei por usar a aparelhagem para colocar a tal de música ambiente.

Confesso que, como este foi o primeiro "dia sem tecnologias mantendo-me no meu habitat", escolhi um dia que sabia estar preenchido, como que a servir de transição (não, não foi batotice!!!). Mesmo assim tive umas tentações: umas pausas em que pensei em ligar o computador e a net "só para ver se tinha comentários", uma altura em que tive acesso a outro pc, ligado, prontinho para ser usado...

Vejo agora que este vai ser o meu problema nos próximos "dias sem tecnologias": viver sem o computador. Tudo o resto será, penso, pacífico. Mas, ironicamente, desde que comecei este blog fiquei mais pc-dependente (os posts, os comentários, o facebook, o twitter,...). Vício este cada vez mais generalizado, havendo já um Shutdown Day, também com origem no Canadá, dia - lá para Maio - para abdicarmos do computador e reflectirmos sobre o seu peso na nossa vida. Até há ajuda, bem humorada, para os mais dependentes ultrapassarem este desafio.

O meu próximo dia será num domingo, dia que, agora no Inverno, é atreito à "pasmacice" e a estes vícios tecnológicos. Um verdadeiro desafio...

Já tenho uma lista de hipóteses de coisas (que não faço no meu dia-a-dia) para fazer nas horas que terei livres (dependendo da metereologia):

- passar o nosso passeio a pé de uma hora para um de duas ou três horas;
- ler - estudar não conta ... - uma tarde inteira (e não só uma ou duas horas);
- fazer um piquenique;
- ir de bicicleta até Espinho e voltar;
- aprender a fazer massa (pasta) fresca;
- montar o puzzle que está à minha espera no armário;
- visitar o Parque biológico de Gaia (só lá fui uma vez);
- matar saudades dos meus lego!!!!;
- ...


Não incluo nesta lista as caminhadas (quase) mensais a que vou, organizadas pela SPID, porque, tal como disse no início do post, nesses dias abdicar das tecnologias não é um desafio. Mas fica aqui a dica para quem nunca experimentou: passa o dia a caminhar pela serra, respirando ar puro, ouvindo os pássaros, o vento, os riachos e apreciando as belas paisagens naturais do nosso país.

5 comentários:

  1. Olá,
    Adorei o seu blog e identifico-me muito com grande parte das coisas que define aqui. Porque tb já as faço (algumas), tornei-me fã do espaço, pois existe tb muita coisa que vi por aqui que não fazia e vou passar a fazer. Bom Blog. Continue e Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui!
      Espero que participe partilhando também a sua experiência.
      Boa semana!

      Eliminar
  2. sou também apaixonada pelo ambiente e adorei o seu blog, achei linda a sua ideia de criar hábitos que não precisem prejudicar a vida ao nosso redor! você está de parabéns!

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Laura. Fico contente por gostar de passar por aqui. Bem vinda!

      Eliminar
  3. Ema, num centro comercial da cidade de Lahti, na Finlândia, vi uma vez uma exposição de desenhos de crianças sob o tema "Mitä voi tehdä ilman sähköä?", em Português, "O que se pode fazer sem electricidade?". Fiquei fascinada com a imaginação das crianças, ou menlhor, com a nossa falta dela. Uma alegria aqueles desenhos... Adoro esta tua ideia.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!