20 de janeiro de 2010

81 - Inscrever-me numa associação ambiental


A minha primeira experiência como sócia de uma associação ambiental, foi na pré-adolescência: o meu pai inscreveu-me, a meu pedido, na Quercus (devia esta estar ainda no início do seu percurso). A minha última foi há uns 3 anos, como sócia de uma pequena associação local, recém-formada, que, por motivos vários, não vingou. Pelo meio talvez me tenha inscrito numa outra (não tenho a certeza), mas fui, durante muitos anos, activa numa associação que, apesar de não ser especificamente vocacionada para as questões ambientais, em muito contribuiu para a minha sensibilidade para estes assuntos: o CNE (Corpo Nacional de Escutas).

Enquanto procuro informação sobre associações ambientais em Portugal, vou pensando no que procuro numa associação ambiental e no que estou disposta a fazer pela mesma. Quero uma associação que seja activa e onde possa ser activa (não me interessa pagar a quota e... nada mais...). Acho que devo escolher uma associação portuguesa, o que deixa de fora, neste momento, a Greenpeace, histórica e bem activa associação internacional e que tem até um núcleo português). Nesta busca encontro algumas hipóteses (a Geota também é uma boa sugestão, já participei no Coastwatch, organizado em Portugal por esta associação) mas acabo por ficar "balançada" entre duas: a Campo Aberto, associação aqui do Porto e que está muito em cima das questões urbanísticas e ambientais da cidade, e a Quercus, pelo leque abrangente de actividades e projectos e porque tem um núcleo na Quinta da Gruta, na Maia, que conheço bem.


Acabo por decidir-me Quercus, também por questões sentimentais...

E pronto. já fiz a inscrição on-line, vou fazer a transferência bancária e ver se consigo alterar uns horários no sábado para fazer uma actividade que estão a organizar: Origami!

5 comentários:

  1. A LPN - Liga para a Protecção da Natureza tem no presente um projecto com o Corpo Nacional de Escutas http://ecoslocais.lpn.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também tomei a mesma resolução de me inscrever na Quercus este ano! :)

    E não me decidi a fazer o Origami, mas já estou inscrita para o passeio ao Museu do Papel. ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Nídia.

    Infelizmente não pude mudar os meus compromissos e não vou poder fazer a oficina de papel...
    Vou continuar atenta às próximas actividades.
    Boa visita!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por adiconares o Re.Bag! à tua lista. :)

    Olha, ficaste com nome/contacto da formadora (?) de Origami? É que tenho uma colega que vai abrir um espaço na Trofa, a Oficina Cataventos, e queria alguém para ensinar a especialidade.

    ResponderEliminar
  5. Acabei de entrar para uma associação civica ambiental,a rica experiência que nos proporciona vale bem o nosso tempo empregue.
    O meu envolvimento é na presewrvação de uma zona ambiental sensível chamada(cerro da cabeça)alvo de tentativa de construção abusiva.
    Continuem a AJUDAR O AMBIENTE ELE AGRADEÇE.
    Marilio do Rosario-
    Olhão.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!