Eu sei que cá em casa temos dois termómetros de mercúrio, mas usamo-los tantas vezes que só encontrei um... o outro não estava onde era suposto, nem em outros sítios óbvios.
Então, peguei no termómetro que encontrei e lá fui eu à farmácia trocá-lo por um digital. Fiz um pequeno périplo pelas farmácias por onde passo e em nenhuma me trocavam o meu termómetro proibido pela lei por outro permitido...
"Será que sonhei?", perguntei-me, "era capaz de jurar que tinha lido qualquer coisa sobre isto!" (daí a ideia para esta medida...)
Cheguei a casa e fui pesquisar. Pois é verdade, estes termómetros estão proibidos desde 1 de Abril de 2009 (num processo que já começou bem antes) e era/é suposto haver campanhas de trocas de termómetros nos centros de saúde (e não nas farmácias) mas, pelos vistos, nada. Como ainda vou menos ao centro de saúde do que à farmácia, nem de tal me lembrei.
Uma cooperativa de Beja tomou a iniciativa, em Maio passado, de lançar uma campanha de troca gratuita de termómetros, pelos visto única no país. Algo que, parece, devia ser feito pela Direcção Geral de Saúde.
Se não uma campanha de troca, pelo menos um sistema de recolha. Eu quero entregar o meu termómetro a alguém que o reencaminhe para o sítio certo!!!
Entretanto também mudei de ideias... já não quero um termómetro digital.
Encontrei um, também de vidro, mas em que o mercúrio foi substituído por substâncias como índio, gálio e estanho. Muito popular no Brasil. E um outro em que o mercúrio foi substituído por Galinstan, que é precisamente a mesma coisa...
Parecem-me mais "amigos do ambiente"que os digitais que, claro, precisam de pilhas. E como, em minha casa, em anos, nunca se partiu nenhum termómetro (e éramos três crianças), o ser de vidro não me incomoda nada.
A minha demanda agora é, além de comprar um daqueles termómetros, encontrar um sítio onde entregar o meu (meus, quando encontrar o outro) termómetro.
E eu que, com este post, sonhei esta noite que andava aflita à procura de um termómetro por todas as farmácias, à chuva??!!
ResponderEliminarBjs,
M.
eh, eh!
ResponderEliminarespero que esta noite durmas bem!
beijos,
ema
Tenho em casa porção considerável de mercurio e quero desfazer-me dele. Como proceder?
ResponderEliminarNão sei se entretanto houve alguma alteração, mas de qualquer maneira, o melhor é perguntar numa farmácia.
Eliminar