26 de janeiro de 2010

87 - Usar menos lâmpadas no candeeiro de tecto da sala


Sem ainda aprofundar a questão dos tipos de lâmpadas (embora estejamos a trocar, à medida que vão fundindo, as incandescentes por fluorescentes compactas) estou neste momento a reduzir a utilização de luz artificial, uma das dicas mais referidas nos sites com conselhos para poupar electricidade.

Ao observar os candeeiros cá de casa para ver se, de alguma maneira, precisavam de ser reposicionados, ou mesmo eliminados, reparei que o nosso "polvo", o candeeiro de tecto da sala tem 8 lâmpadas, 8. (tem lógica...)


Oito lâmpadas de halogéneo, das que têm dois pinos metálicos.
E precisamos nós de ter 8 lâmpadas de halogéneo acesas na nossa pequena sala comum?
Não, não precisamos.
Fui tirando uma, mais uma, outra e ainda mais outra, e é mais do que suficiente!
4 lâmpadas são suficientes para iluminar, de forma confortável, a nossa sala, quando jantamos ou vemos televisão, ...
Quando faço as minhas "artesanices" uso um candeeiro de mesa (já o fazia antes). Para ler temos um candeeiro... de leitura!

Visto que, para já, não existem lâmpadas mais económicas para substituir estas, esta parece-me uma boa solução.

Simples, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!