25 de fevereiro de 2010

117 - Plantar uma árvore por cada livro que comprar


Os antigos celtas (e provavelmente outros povos) plantavam, se não me engano, duas árvores por cada uma que cortavam. Penso que na Suécia têm uma filosofia semelhante, pois apesar de ser um país onde a madeira é um material tradicional de construção, a floresta continua a crescer, e de forma sustentável (é o país que tem a maior extensão de floresta certificada do mundo).

Hoje, já não sabemos quantas árvores cada um de nós "corta" para manter os hábitos do dia-a-dia: folhas para imprimir, revistas para ler, um novo móvel, ... E nem nos lembramos que devemos compensar o nosso gasto, plantando outras!

Esta ideia surgiu-me ao encontrar este site onde as pessoas podem compensar os livros que compram, contribuíndo para plantar novas árvores em países onde elas fazem mais falta.

E porque não ser eu mesma a plantar as árvores?

Como tinha algumas sementes que me foram dadas (num dia da árvore, provavelmente) resolvi pensar com antecedência e semear árvores na minha varanda, para - quando comprar um livro - as poder plantar na natureza.

Tenho sementes de pinheiro-bravo, carvalho e de uma árvore (que não sei como se chama) do jardim do meu bairro. Tirando a árvore (ainda) desconhecida, as outras são autóctones. Estou a experimentar... Pelos vistos devia ter, antes, colocado as sementes no frio, mas pelo menos a altura (Inverno/Primavera) não é muito má. Coloquei-as em turfa, num vaso e agora só tenho de as manter húmidas e esperar que germinem, para as poder transplantar. Se não resultar, em Setembro vou apanhar bolotas (no terreno da minha mãe há muitas) e tentar da maneira mais correcta...


E se quando comprar um livro (deve ser o No Impact Man, porque não tem na biblioteca, nem conheço ninguém por perto que mo empreste...) elas ainda não estiverem prontas (...), compro uma árvorezinha! Tenho a certeza que no próximo mês vou aprender mais sobre plantar árvores...

E olhem que ideia tão linda: lançar balões (biodegradáveis) cheios de sementes de árvores!

14 comentários:

  1. Tenho uma sugestão de um tema que poderia servir para um próximo post (pode ser já o próximo mesmo, já que se está a falar de plantações). Tem que ver com a Vermicompostagem. Eu vivo num apartamento por isso a compostagem é impossível. Mas, segundo li, a vermicompostagem é possível, não deita cheiros, etc. Mas não encontro muita informação acerca do tema e muito menos quem já a pratique para que eu possa tirar dúvidas práticas! Como este blogue mobiliza muita gente no facebook (onde vos sigo) que dá as suas opiniões, gostaria de pedir ajuda nesta procura de informações para que possa ter uma maneira de transformar as cascas de frutas, aparas de vegetais, etc em composto que adube os vasos de plantas, diminuindo o lixo que produzimos cá em casa. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Queria apenas dar os meus parabens pelo Blog, estou farta de aprender em todos os posts e conseguem sempre suspreender :)

    Rosário

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Isabel!
    Essa também é uma das medidas que quero tomar (também vivo num apartamento).
    Se conseguir vaga no curso de compostagem caseira de março(é sempre muito renhido), ainda será este mês que falarei sobre isso!
    Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Rosário, pelo carinho! Espero continuar a surpreender...

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelos conselhos que vou lendo e tentado seguir através do Facebook.
    Se todos fossemos um pouquinho mais "sustentáveis" este planeta era hoje bem diferente...
    Gostava de fazer uma pergunta: onde viu/leu/soube sobre a primeira afirmação que faz logo na primeira frase deste post??? Será que me podia ajudar sobre isso? Sou um curioso do ambiente e a temática celta também me interessa bastante... será que me podia ajudar???
    Desde já agradeço...

    ResponderEliminar
  6. De nada! Mas o meu nome não é Ana Isabel...
    Fico contente com o interesse! :) E a aguardar as dicas sobre o assunto! :)

    ResponderEliminar
  7. Desculpa!
    É o hábito! tenho uma aluna que é Ana Isabel... Fonseca.

    ResponderEliminar
  8. Celso, obrigada eu, pelo acompanhamento.
    Em relação à pergunta:
    Ler, sei que li, mas onde?... Também tenho uma paixão pelos celtas, por isso leio e vejo tudo sobre os mesmos, mas não retenho onde (a minha memória não é grande coisa...)!
    Se entretanto me lembrar ou encontrar a fonte, venho aqui pô-la.

    ResponderEliminar
  9. Indo de encontro ao tema deste post, existe um projecto da Quercus que se chama Criar Bosques (http://criarbosques.wordpress.com/)

    Aqui está uma oportunidade para ajudar a recuperar a floresta portuguesa.

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Descobri o seu blogue hoje.
    Está excelente...
    Ainda não li todo, mas prometo que vou ler.
    Gostei muito desta ideia. Nunca tinha pensado neste assunto desta forma (plantar uma árvore quando se comprar um livro).
    Beijo
    Deo

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Deo, pelo entusiasmo!
    Todas as sugestões são bem vindas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Filipa, não sei como me passou, mas fica agora o agradecimento pela dica!

    ResponderEliminar
  13. Olá
    vi o seu blog e gostei muito.
    Gostava de saber se posso semear Oliveira num vaso e como o farei,e aonde vou adquir as sementes.
    Será do carocinho da própria azeitona?Já agora qual será a melhor altura do ano para o fazer.
    Obrigado e um bem haja

    ResponderEliminar
  14. Olá Gaby, obrigada!
    Devo dizer que sou novata nestas coisas da jardinagem.
    Acho que é melhor arranjar uma oliveira pequena num horto, própria para plantar, do que semear caroços de azeitona... Mas claro que não custa nada tentar. Eu fiz o mesmo com outras árvores. No post tem vários links sobre semear e plantar árvores (métodos, alturas, ...).
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!