6 de março de 2010

126 - Pedir às outras pessoas que façam coisas ecológicas que eu não posso fazer



Tenho-me apercebido que é complicado dar sugestões "ambientais" às outras pessoas.

Ou olham para nós de esguelha, rolam o olhos e, provavelmente, pensam "lá vem esta...", ou respondem "não tenho tempo para essas coisas!", ou "pois sim, vai mesmo fazer diferença, eu deixar de fazer isso", ou qualquer outra coisa dentro deste espírito. Depois também há as que põem um ar muito sério e dizem "pois é, realmente, tens toda a razão", mas não mudam nada...

Talvez esteja a exagerar, porque também tenho encontrado, ao vivo e virtualmente, muitas pessoas a esforçarem-se por alterar hábitos, comportamentos, de modo a reduzirem o seu impacto no meio ambiente.

Ah, lembrei-me agora! Também gosto do argumento: "tu tens tempo, porque não tens filhos"!!!!!!

Precisamente por esta razão resolvi escolher o uso de fraldas descartáveis para minha primeira campanha de "eu não o posso fazer mas é preciso alterar este hábito".

Além deste post, fiz um email para enviar às minhas amigas e amigos que são, ou serão muito em breve, mamãs e papás.

Juntei uma série de sítios onde se pode encontrar informação sobres fraldas reutilizáveis e fraldas biodegradáveis, onde as comprar e escrevi um - espero eu - apelativo texto:


"Sabias que uma fralda normal demora cerca de 500 anos a degradar-se?
Que para produzir as fraldas descartáveis para um bebé estima-se o abate de 7 árvores?
E como as fraldas reutilizáveis normalmente são feitas com algodão orgânico não branqueado, evitam assim a utilização de químicos nocivos para o ambiente e para todos nós, incluindo o teu bébé? Sabes que as fraldas reutilizáveis diminuem a frequência de dermatites (rabinhos assados), pois utilizam materiais naturais e respiráveis? E que ajudam o bebé a deixar as fraldas mais cedo?

Além de que custam cerca de um 1/4 do preço das fraldas descartáveis, no período de 2 anos, e evitam as constantes idas às compras (a assim podes passar mais tempo a brincar com o teu filho!), reduzem substancialmente a necessidade de utilização de cremes e podem, até, ficar para o teu próximo bébé...

E ainda por cima são bonitas, de fácil utilização e evitam as fugas com conforto! Só vantagens!


Como podes ver nos sites abaixo, há muita oferta (o problema até é qual escolher, porque são todas lindas!), sinal de que cada vez mais pessoas se "rendem" às novas fraldas de pano. Até podes participar num workshop de esclarecimento!

Não precisas de ser "radical". Porque não comprar uma ou duas e intercalar com o uso das tradicionais?

Ou, se achares demais, podes sempre começar por comprar fraldas descartáveis mas biodegradáveis (muitas vezes em fibra de bamboo).

E lembra-te sempre por mais pequeno que seja o passo, faz sempre a diferença!

Mais sites:
- ecological kids: muitos esclarecimentos e loja;
- naturkinda: loja (fraldas em algodão);
- ecofralda: loja (fraldas em algodão);
- daizy: loja (fraldas em fibra de bamboo);
- essência do mundo: loja (fraldas em fibra de bamboo)."


São livres para copiar tudo isto e enviarem aos vossos amigos com bébés!

17 comentários:

  1. Muito bom! :))

    Já ouvi todas essas desculpas e mais algumas. Também tenho amigas mamãs e, quando lhes falei nas fraldas descartáveis, desculparam-se com o tempo que lavar e secar as fraldas implica. Além de que "são caríssimas". Pois são, mas se fizerem as contas, no final não sai mais caro comprar umas quantas fraldas reutilizáveis ou estarem sempre a comprar das outras, que tb não são nada baratas... Mas como eu não tenho filhos, são posso argumentar quanto ao tempo exigido para lavar as fraldas...

    Por falar nisto, e já que tiveste coragem de falar neste assunto, pergunto-te: já aqui falaste de soluções ecológicas para a higiene feminina durante a menstruação? Queria falar sobre isso, mas tenho medo que seja um tanto ou quanto "hard-core". Eh eh. É que eu também ia sugerir pensos de pano reutilizáveis. Estás a imaginar os contra-argumentos, não estás?

    ResponderEliminar
  2. Passo por aqui regularmente para me abastecer de ideias novas. Umas "usáveis", outras para as quais ainda não arranjei coragem. Este post fez-me lembrar algo que li há uns tempos (http://www.destinationsante.com/Les-coupes-menstruelles-l-ecologie-au-plus-intime.html): até onde estamos dispostos a ir em nome da ecologia? Eu ainda não vou assim tão longe...

    ResponderEliminar
  3. Pois é, Mónia, não são nada originais...

    Já abdiquei dos pensinhos diários e deixei uma sugestão para quem não o conseguir fazer (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2009/11/deixar-de-usar-pensinhos-diarios.html), está na minha lista de "a fazer" experimentar o mooncup (talvez já no próximo mês...), mais até do que os pensos reutilizáveis (sempre fui uma moça mais de tampões).
    Quando o fizer (também para ti, Ana)serão as primeiras a saber!!!...

    ResponderEliminar
  4. Ora bem... eu já tenho o Mooncup em casa. Desde Outubro!! E não há meio. Já tentei duas vezes, à noite, quando estava em casa, mas nunca consegui aguentar mais de uma hora. E não é por doer ou fazer impressão. Acho que é preconceito ou auto-sugestão, sei lá eu...

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa sobre o mooncup!! Desconhecia completamente... Mas o site convenceu-me. Parece-me uma alternativa excelente! Obrigada, Ema, pelos conselhos fantásticos. Também ainda quero experimentar o tal shampoo da naetura! Uma beijoca grande, de uma arquitecta para outra. Tânia

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Eu usei as fraldas de pano no meu filho até ele ir para o infantário aos 8 meses. Comprei 1 pack da BambinoMio: 20 fraldas+4 capas+revestimento= 120€. Sim, é caro, mas pensava eu que a natureza agradecia. Devo dizer, se calhar para desagrado de muitos, que não fiquei totalmente satisfeita. Muitas fugas, mesmo nos tamanhos mais pequenos, é preciso mudar + vezes as fraldas, principalmente nos recém-nascidos, passamos o tempo a lavar, a passá-las a ferro... Se se fizerem as contas à água, ao detergente, ao ferro de engomar, não sei se a vantagem ecológica é assim tão grande :-( Mas o meu filho nunca teve assaduras, pele vermelha e só começou a ter estes problemas quando comecei com as fraldas descartáveis. Esta é a grande vantagem.
    Clara

    ResponderEliminar
  7. Olá, a minha filha usa fraldas de pano e eu uso pensos de pano e o mooncup - estamos ambas satisfeitas! E como acho importante divulgar e dar a conhecer estes produtos, abri um espaço (em paralelo com a minha profissão de designer)chamado Akasha Kids (www.akasha.pt). Quando quiserem, podem vir conhecer ao vivo os produtos e colocarem as vossas questões :)

    ResponderEliminar
  8. Clara,
    como não posso falar por experiência própria, indico-lhe o grupo deste blog no facebook (http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/365-coisas-que-posso-fazer-para-diminuir-a-minha-pegada-ecologica/265657085863), para, se puder (e quiser), ler testemunhos de muitas mamãs.
    O que eu posso dizer, porque já vi em acção uma amiga, é que há fraldas de pano bem fáceis de lavar e que não precisam de ser passadas a ferro.

    Obrigada Mécia, pelo testemunho e site!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  9. Olá outra vez, existem vários tipos de fraldas e com preços díspares (muitas vezes paga-se mais pela fralda ser "gira" do que propriamente pela sua função). Abri o meu espaço de puericultura, exactamente por ter tido alguma "desventuras" com fraldas e percebido que é possível usar fraldas de pano mais em conta e de qualidade. Clara, existem muitas alternativas à marca que compraste e que resultam (raramente tenho fugas nas fraldas de pano que uso na minha filha e já tive muitas fugas em descartáveis). Acho estranho passares a ferro, pois retira a capacidade de absorção do tecido (assim como usar amaciador), para além do tempo e energia que gastas. Lavo as fraldas com os turcos e lençois, ou seja, encho sempre a máquina de roupa e poupo realmente dinheiro e no ambiente. Mesmo que gastasses muita água e ferro de engomar numa fralda de pano, a utilização de recursos era muito menor aos recursos gastos e utilizados numa fralda descartável: desde a sua produção, distribuição, utilização até chegar ao caixote de lixo, transporte do lixo, voltar a comprar mais, etc.... a minha filha está no infantário e foi a primeira a usar fraldas de pano lá e tem corrido bastante bem: de manhã entrego as fraldas prontas a usar, à tarde entregam-me as fraldas sujas num saco próprio (isola a humidade e os maus cheiros) que também se pode lavar na máquina com as fraldas :) para além disto, como a pele dela está saudável, raramente uso cremes e toalhitas na muda das fraldas - na muda de uma fralda só com xixi, não limpo o rabo com toalhitas, coloco logo outra fralda, pois a pele dela está seca e limpa! Ema, sempre que puder estou disponível para ajudar a esclarecer qualquer dúvida, às vezes não tenho muito tempo para "navegar" mas alguma coisa podes contactar-me por aqui: mecia.bento@akasha.pt depois de usar fraldas na minha filha, também achei que devia usar alternativas aos pensos e tampões descartáveis, mas este tema fica para outro "debate" ;) um abraço e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Olá. Estou interssada em adquirir fraldas ecologicas, abri o site das fraldas daizy e achei packs muito acessiveis.
    Alguem me sabe informar sobre a qualidade delas e desempenho?
    Alguem usa destas fraldas ou adquiriu á pouco tempo... estou curiosa porque já procurei em muitos sites e realmente tenho apenas visto, preços exorbitantes...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. estava eu à procura de uma prendinha para oferecer a uma amiga que vai ser mamã e encontro por acaso (como todas as grandes descobertas:) ) este blog!
    alguem que pensa como eu!!!!
    "sofro" dos mesmos problemas quando partilho as minhas opiniões ecológicas.
    e aquilo que mais me irrita é as pessoas associarem o poupar o ambiente com: "es mesmo poupadinha!"
    irrita-me profundamente que não percebam que o que faço é simplesmente para diminuir a minha pegada!
    ainda não tenho filhos, mas sempre disse que quando os tiver usarão fraldas de pano! eu também as usei e estou aqui saudável! pois mais uma vez me disseram que não faz sentido...só se for por poupar dinheiro!SANTA IGNORÂNCIA!!
    um bem haja por partilhar informações tão importantes!

    ResponderEliminar
  12. Este assunto é muito interessante...Antes de ser mãe achava tudo muito bonito...ser ecologica é optimos, e pensava eu que iria usar as ditas fraldinhas de pano.
    Depois realmente engravidei, e pensei, pensei...fiz contas ao numero de fraldas...ao tamanho das fraldas, à quantidade de marcas que defendem este tema, e cada vez ficava mais confusa. Só uma amiga usou as fraldas à moda antiga(sim aqueles com o alfinete e dobradas em triangulo), e esta sim era uma maneira muito barata de ser ecologica.
    Mas nos 2 primeiro meses, o bebe tem umas perna que parecem uns caniços, mudamos a fralda de 2 em 2 horas ou 3 em 3...isso dá 10 a 12 fraldinhas por dia. Como não podemos usar maquina de secar então no inverno temos de ter 3 vezes 10 fraldas, para recem nascido, depois os outros tamanhos...E mais a quantidadde de agua que gastamos, detergente, e tempo. Não me venham dizer que não gastam tempo nenhum...As vezes quando existe um descuido que sia para o body, ou 2 ou mesmo tres por dia... ando a esfregar sabao azul e a gastar ainda mais agua, nem quero pensar no tempo e na agua que iria gastar a esfregar as fraldinhas.

    Mas com isto tudo deixo uma outra sugestao, que me agradou muito, as fraldas eco-descartaveis Bambo. O meu filho usou as de prematuro, nao por ser prematuro, mas porque tinha uns canicitos, que rapidamente tomaram forma :), e masi tarde usou o tamanho 1(que em relacao a uma outra marca muito conhecida, não absorviam tanto tempo os xixis noturnos). Mas esta sim, é uma boa opção para quem não tem tempo, é recem-mãe, vive longe dos familiares, não tem empregada, e principalmente quer curtir o filhote o mais possivel, porque o tempo passa e os momentos felizes voam :)

    ResponderEliminar
  13. Pois é, "Pele Macia", este é um tema controverso, como se pode ver pelos comentários acima escritos. Eu não posso falar por experiência própria, mas conheço algumas pessoas que as usaram e correu tudo bem (até do ponto de vista ecológico), mas acredito que também dependa da marca das fraldas, do bébé, da mamã,... O importante, como diz é encontrar o equilíbrio, diferente em cada caso. E as fraldas de bamboo, de que também falo no post, foram uma boas opção, não?

    ResponderEliminar
  14. o mundo de hoje devenos ajudar para fica cadazes melhor

    ResponderEliminar
  15. Eu vou tentar! Estou grávida de cinco meses e fazendo meus planos para fraldas reutilizáveis: http://donossoquintal.wordpress.com/2012/08/17/fraldas-de-pano-a-grande-questao/ :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Carol! Espero que corra tudo muito bem com a sua gravidez!
      Depois, se puder, conte como correu o uso das fraldas...

      Eliminar
  16. uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh demais todo mundo tem que ser ecologico

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!