24 de março de 2010

144 - Usar um anti-pulgas natural nas minhas gatas


Como algo aparentemente tão simples pode dar tanto "pano para mangas"?

Eu só queria uma solução natural, não tóxica para tornar as minhas gatas nada atraentes para as pulgas...

Das nossas três gatas, só uma se aventura para fora da nossa varanda, explorando os jardins do nosso bairro. As outras ficam empoleiradas na barra da varanda, observando-a mas sem ganharem coragem para a seguir (o que daria direito a uma reflexão sobre animais nascidos em liberdade versus nascidos em "cativeiro"...). Isto faz com que haja a possibilidade de todas elas acolherem no seu pêlo bichinhos, mais ou menos, desagradáveis. Pelo menos para mim. Não tenho nada contra as pulgas e afins, mas não são bem vindas dentro de casa!

Até agora usávamos Frontline, Advantage ou similar, em pipetas de aplicação tópica. Íamos fazendo rodízio de marcas, para minimizar a possibilidade de as nossas gatinhas ficarem sobre-intoxicadas com algum ingrediente (e para as pulgas não se habituarem...). Mas um produto que diz que o temos que aplicar colocando luvas, que não podemos deixar o animal lambê-lo, entre outros cuidados, já não prenuncia nada de bom. Fui analisar os ingredientes do Frontline:

- Fipronil, numa ficha de dados aparece como componente perigoso. Logo a seguir vejo uma notícia sobre o uso de Friponil como pesticida e a possível redução da população de abelhas (daí servir para matar as pulgas...). Também é tóxico para aves de caça, peixes e invetebrados aquáticos;
- (S)-metopreno, é uma hormona juvenil não tóxica para os humanos (e para os gatos?), também usada para controlar, nos poços e cisternas, os mosquitos que transmitem a malária;
- Butilhidroxianisol e butilhidroxitolueno, antioxidantes (também usados na indústria alimentar). Se não me enganei o primeiro é o BHA e o segundo o BHT, ambos são controversos, este porque supostamente provoca hiperactividade nas crianças, aquele porque é potencialmente cancerígeno. Podem provocar reacção local na pele (ex: dermatites de contacto) ou irritação dos olhos e membranas mucosas (fiquei a saber que a pomada Halibut também contém butilhidroxianisol);
- Etanol, tanto pode ser derivado do petróleo como da fermentação de açúcares (e como saber?...)

Vêm o que quero dizer? Estou só à procura de um anti-pulgas natural!

As coleiras estão fora de questão, até porque os gatos podem, pelos vistos, ficar com o pescoço sem pêlo, com vermelhidão, feridas (imagino o que terão as coleiras!).

Há também os champôs (que além de - tal como os nossos - conterem derivados de petróleo, ainda trazem insecticida). Até encontrei aqui uma receita caseira de champô anti-pulgas mas, neste caso a questão não é ecológica mas de sobrevivência. Admiro quem dá banho aos seus gatos, mas em defesa da minha integridade física eu não o faço. As minhas gatas são muitos limpinhas!!!


Pela mesma razão a existência de um sabonete natural anti-pulgas não me resolve o problema...

O que sobra (sem contar com comprimidos e pós insecticidas)?

Mezinhas caseiras.

- (retirado do livro "50 coisas simples que você pode fazer para salvar a Terra") Colocar num liquidificador cascas de laranja ou toranja e passá-las até ficarem numa pasta, juntar água e aquecer até levantar fervura. Deixar arrefecer e aplicar, com as mão, no pêlo do animal. Atenção: usar apenas as cascas, pois o sumo dos frutos deixa o pêlo muito pegajoso... (humm!!! acho que, para já, passo esta)

- Ferver 2 colheres de sopa de alecrim num litro de água. Aplicar no pêlo do gato (de preferência dar primeiro um banho ao animal. Pois, pois...). Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria ou poejo.

- (também aconselham a dar primeiro um banho ao gato. Parece que vou ter que ganhar coragem) Misturar meio litro de água morna com 10 colheres de sopa de vinagre de maçã. Aplicar no pêlo. Usar a mesma mistura para limpar os espaços.

- 225 g de terra diatomácea;
- 2 colheres de sopa de óleo essencial de eucalipto;
- 2 colheres de sopa de óleo essencial de citronela;
- 2 colheres de sopa de óleo essencial de lavanda;
Misturar os óleos à terra e cobrir com um pano. Quando o pó estiver seco, misturar novamente os óleos usando um batedor e guardar num recipiente hermético. Polvilhar o pó no animal, esfregando bem os pêlos, sempre que necessário.
(o único problema que encontrei nesta receita é a tal da terra diatomácea, que é um mineral que se formou naturalmente graças à acumulação de materiais orgânicos - ossos de choco, vegetais, etc. - de eras pré-históricas...)

- Colocar um pouco de levedura de cerveja e alho na comida dos gatos (e também se pode juntar vinagre de maçã, para fortalecer a imunidade). Não exagerar no alho, pois pode provocar anemia.

O que já fiz?

Estou, gradualmente, a juntar levedura aos biscoitos secos e pedacinhos de alho à húmida, para as minhas três meninas não estranharem os novos sabores. Também as "esfreguei levemente" com a água com vinagre de maçã, para se irem habituando a este novo ritual. Não acharam muita piada e lamberam-se (e acho que não gostaram do sabor), por isso se não ficou no pêlo, ao menos vai aumentar-lhes a imunidade...

Estou tentada, caso estas soluções não resultem, a experimentar o alecrim e a espalhar poejo pela casa.

Há ainda a hipótese da coleira anti-pulgas electrónica! Lembrei-me logo, ao encontrar este anúncio, de uns aparelhos electrónicos anti-mosquitos que usávamos nos acampamentos. Na verdade nunca percebi se resultavam ou não, porque a mim os mosquitos não me mordem, e recebi sempre opiniões contrárias dos restantes utentes.

E, em desespero de causa (leia-se: começar a ver pulgas no pêlo de alguma delas) tenho sempre o banho com o tal sabonete ou champô anti-pulgas natural...

69 comentários:

  1. Não acredito muito nas mezinhas, mas a do vinagre (seja ele qual for) é verdade. Na época da pesta negra, muitas pessoas salvaram-se por terem o hábito de expurgarem as casas com vinagre, afastando assim as pulgas que eram o meio de transmissão :). Mas acredito que as gatas não achem muita piada, o cheiro e sabor do vinagre não é muito agradável :/

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês, obrigada pela informação histórica! Gosto de saber estas coisas...
    É, não acham muito agradável, mas habituam-se (é só de vez em quando)!

    ResponderEliminar
  3. Já usei uma coleira anti-pulgas na minha gata que lhe causou alergia: andou um mês com uma risca branca à volta do pescoço, leia-se, sem pêlo! teve de ir ao veterinário e fazer tratamentos.... not!
    gostei das tuas sugestões, mas parecem-me muito difíceis de aplicar. ainda para mais tens 3 gatas :S já me estou a ver a andar atrás dela para lhe esfregar o corpo com vinagre. o resultado é capaz de ser o mesmo de lhe dar banho....

    ResponderEliminar
  4. Também li sobre esse efeito das coleiras anti-pulgas. Terrível!
    Acredita que esfregar vinagre no pêlo das minhas gatas não se compara a dar-lhes banho (apesar de só ter dado banho a uma delas, quando a encontramos). Acho que dar banho aos gatos devia ser considerado maus tratos animais e humanos!!! Eh, eh!
    Mas a sério, fui-lhes esfregando as mãos (com vinagre) e fazendo festas. Foi bastante pacífico.
    Para já não estranharam a levedura. Ainda não voltei a experimentar o alho...
    A próxima massagem húmida há-de ser com o alecrim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cláudia, na verdade o banho em gato depende é do animal.
      Tenho um gato e uma gata, ambos adultos. Nele dei banho duas somente e desisti, é um processo nada natura para ele. Já em minha gata, dou banho com frequencia visto que está habituada desde pequena. Como ela gosta de compartilhar a cama conosco e também de dar uma escapadinha na rua, damos banho de vez em quando.
      Obrigada pelas dicas!
      Abçs

      Eliminar
    2. Atenção o alho e a cebola segundo a veterinária dos meus gatos è supere toxica para eles.e a levedura è boa para os rins .

      Eliminar
  5. Olá,

    Cuidado com a referência ao advantix, esse produto é só para cães e mata mesmo gatos. Para gatos é o advantage, infelizmente o nome parecido já custou umas intoxicaçoes por descuido ou desconhecimento...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Claúdia!
    Também já me tinham avisado no facebook, mas esqueci-me de mudar (como também já tive cães, enganei-me).
    Agora já está rectificado!
    Mas, um ou outro, espero não voltar a usar...

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema!
    Pois uma das minhas gatinhas tb apanhou uma infecção devido à coleira anti-pulgas, e já há mais de 4 meses q está em tratamento. Acabei por levá-la ao homeopata, pois os antibióticos e as injecções q o veterinário lhe deu só agravaram a situação. Entretanto descobri um anti-pulgas natural no ecoutlet.com, mas de momento não o devem ter em stock...

    ResponderEliminar
  8. Olá Cristiana!

    Tive sorte, porque cheguei a usar uma dessas coleiras e não aconteceu nada!
    Experimenta as soluções caseiras de que falo, resultam.
    Obrigada pelo link, é muito interessante!

    ResponderEliminar
  9. Olá.. eu sou a dona do Blog do shampoo natural.
    Olha, eu particularmente não acho que nada seja intoxicante naquele shampoo.
    Mas com gatos, tudo tem-se que ter muito cuidado.
    Exatamente por eles se lamberem.
    Entre em contato com teu veterinário e pergunte sobre o vinagre também se não pode causar nenhum mal.
    No mais, 95% das pulgas estão no ambiente, os outros 5% estão no seu animal.
    Elas indo pra rua, além de pegar pulga, podem pegar outras doenças também que não serão tão fáceis de eliminar como as pulgas mas certamente serão bem mais trabalhosas.

    Até onde a liberdade vale?? Sugiro ler esse texto e as suas referencias quanto a criação de gatos indoor.
    http://www.maedecachorro.com.br/2011/01/lugar-de-gato-e-dentro-de-casa.html

    ResponderEliminar
  10. Olá Aline.
    Obrigada por toda a informação e partilha! Vou ver o texto que enviou.
    Também achei o champô do seu blog bom, apenas não precisei, até hoje, de dar banho a nenhuma das nossas gatas (felizmente)...

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, gostava de saber quais das suas sugestões usou e se resultaram.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Como digo no post, a levedura, o alho e o vinagre. Nunca encontrei uma pulga...

    ResponderEliminar
  13. Minhas gatas adoram o banho. Uma delas fica deliciada e até vai fazendo o movimento com as patas levemente como se estivesse nadando. É claro! Água quentinha.

    ResponderEliminar
  14. Sou bióloga e recomendo o uso do NEEN !
    Pessoal, a melhor solução é o uso de Neen. Vc compra o óleo de NEEN e utiliza bruto ou diluído em água e de um banho no animal.
    O NEEM é extraído de uma semente de uma planta que é usado como inseticida natural em plantas, animais e humanos.
    O NEEM age nos insetos somente! Ele impede que o inseto faça mudas (ecdise), e o inseto acaba morrendo, pois todos os insetos fazem mudas periódicas para aumentar de tamanho. Sabe aquela casquinha q vc encontra com o formato do inseto que oca, então é a "roupa" do inseto que foi descartada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, esse oleo de NEEM e o inceticida DIMMY? ou tem outro?

      Eliminar
  15. Obrigada Hevellynm pela dica, mas se calhar cá em Portugal não é boa ideia:
    É uma árvore originária da Índia e, pelo que li, também se dá bem em climas tropicais húmidos, algo que não temos por cá... e, sem saber os riscos, não convém trazer árvores de fora (podem transformar-se numa praga!).
    Poderia comprar o óleo mas já não seria muito sustentável porque teria de ser importado...
    Enfim.
    Mas para quem vive no Brasil ou noutro país onde já exista o Neen, realmente parece óptimo!
    Obrigada, mais uma vez, pela sugestão.
    Ema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óleo de neem é muito tóxico para gatos, já vi muitos depoimentos de gatos que ficaram em convulsão, pelo uso principalmente ele puro, é preciso cuidado.

      Eliminar
  16. Ate que enfim alguem de comentario sensato...
    boa noite a voces...
    ema tb ja pesquisei horrorese e ate entao duas medidas extra saudaveis que encontrei tanto para humanos quanto para animais domesticos é o neem indiano (azadiratcha indica) citado pela biologa Hevellyn, o oleo de coco e agora somando com suas informacoes tb...
    viva o natural...
    paz saude a todos...
    abracos...
    e estou aqui pro que precisarem tb...

    ResponderEliminar
  17. Obrigada Rodrigo. Bem vindo!
    E obrigado pela disponibilidade.

    ResponderEliminar
  18. Ola ema, ja dei o banho da minha gatinha e depois passei o vinagre, que achei um resultado interessante!
    So preciso saber de quanto em quanto tempo preciso dar esse banho, 1 vez por semana etc..
    Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  19. Olá Lilian, depende da altura do ano, do sítio onde mora, se as gatas andam muito na rua, ... Eu faço-o apenas uma vez por mês, porque das minhas 3 gatas só uma delas sai à rua, e pouco....
    O melhor é ir experimentando e estar atenta a sinais dos bichinhos!

    ResponderEliminar
  20. Adorei a página e os comentários. Estou sofrendo com minhas duas gatinhas, uma de 16 anos, completos no ultimo dia 14 de fevereiro e outra de 9 anos. Pela primeira vez estão experimentando pulgas. Dei banho nelas com front line, mas tentarei um banho de vinagre porque acredito ser o melhor e mais fácil remédio caseiro. Grata a todos(as).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte Marlene!
      Por aqui o vinagre é suficiente para manter as pulgas afastadas.
      Obrigada pela "companhia"!

      Eliminar
    2. Vinagre serve também para piolhos.
      Deveriam inventar um produto como os repelentes que passamos na pele.
      Para os locais uso álcool com cânfora, lisoform, pinho sol e inseticidas em geral borrifando os locais ou na água da limpeza para o chão, alternadamente, pelo menos uma vez por semana, na residência inteira.
      Nos bichanos vou experimentar o vinagre.
      Tenho vários animais em um mesmo ambiente e controlar as pragas urbanas é uma tarefa árdua.

      Eliminar
    3. Vinagre serve também para piolhos.
      Deveriam inventar um produto como os repelentes que passamos na pele.
      Para os locais uso álcool com cânfora, lisoform, pinho sol e inseticidas em geral borrifando os locais ou na água da limpeza para o chão, alternadamente, pelo menos uma vez por semana, na residência inteira.
      Nos bichanos vou experimentar o vinagre.
      Tenho vários animais em um mesmo ambiente e controlar as pragas urbanas é uma tarefa árdua.

      Eliminar
    4. Bom dia a minha gata tá com alergia a pulgas onde a pele ta machucadinha.gostaria de fazer o do vinagre mas não vai fazer mal ppr causa da pele que ta irritada? Estou com essa duvida aguardo resposta obrigada

      Eliminar
  21. Olá Ema
    MUITO obrigado pelo Blog...
    Tenho 13 gatos e andava com os mesmos problemas - se temos de usar luvas para aplicar uma coisa uns segundos e os bichos andam com aquilo na pele e activo durante um mês? Horror
    Gostava de saber se chegou a experimentar a receita das cascas de laranja? É que vinagre é o que uso para limpar algum descuido (leia-se xixi) dos gatos e não queria que eles se habituassem ao cheiro, pois é uma boa forma de eles não voltarem ao mesmo sitio
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, 13 gatos é obra!
      As cascas de laranja ainda não experimentei porque o vinagre tem sido eficaz!
      Talvez experimentar o alecrim?...

      Eliminar
    2. Ola, nao sei qual das versoes é real mas ja li q o alecrim pode ser prejudicial aos gatos. So pra alertar ...talvez seja melhor pesquisarem primeiro. Ou alguem ja experimentou e nao houve problema?boa sorte a tds.

      Eliminar
    3. Gente, em algum lugar também li sobre alecrim ser prejudicial aos gatos..

      Como Gato é um animal muito sensível, temos mesmo que cuidar e ter muita atenção...

      Wednesday, também tenho 13 gatos... e sempre que possível, todos tomam banho...

      Como alguns conseguem fugir para rua, mesmo depois de muitas telas e arames espalhados pela casa e quintal... e por esse motivo, sempre voltam com pulguinhas...

      Esses remédios que tem venenos e que se faz mal para nós, fará muito mais para eles não uso, me recuso...

      Estou a procura de algo natural tbm, pois "caçar" pulgas neles não tá dando mais kkkk

      Eliminar
  22. PS:
    Sabe se posso usar em cães e se também funciona nas carraças?? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O alho também funciona com os cães, presumo que o vinagre também, mas não sei se é eficiente com as carraças!

      Eliminar
  23. Olá!

    Muito grata pelas informações! Aqui em casa ganhamos duas gatinhas que foram abandonadas dentro de uma caixinha junto com as irmãzinhas no estacionamento de um restaurante de conhecidos nossos. Serelepes, elas estão lindas correndo por todos os lados - mas me deixam preocupadas porque não páram de se coçar...

    Vou experimentar o vinagre e o óleo de nim, com toda certeza, pois aqui no Brasil temos produção nacional e realmente é um produto que está sendo muito usado para o controle de pragas na agricultura orgânica. Aliás, tomo regularmente cápsulas de suas folhas, que regulam o sistema digestivo e nos previnem de pragas internas ao organismo também!

    Saúde e alegria a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dafnis!
      Já ouvi falar muito, e bem, do óleo de nim (neem?). Como não é natural deste lado do oceano não o uso... mas as suas inúmeras utilizações tornam-no aliciante, sem dúvida.
      Boa sorte com as suas gatinhas!

      Eliminar
    2. cuidado com o óleo de neem, ele precisa estar muito diluído, puro dá convulsão e quase mata os gatos, apesar de natural é muito tóxico!

      Eliminar
  24. Olá.
    Eu tenho 6 gatos, uma delas esta grávida.
    Os meus gatos estão cheio de pulgas, vou fazer a receita do vinagre como diz no blog.
    A minha dúvida é se posso passar vinagre na minha gata que está grávida e no gato persa que tem 2 meses?
    Agradecia que respondesse :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!

      Na verdade não sei, não encontrei nenhuma informação sobre possíveis contra-indicações nesses casos. O melhor é perguntar a um veterinário.

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Olá,
    existe uma receita que parece dar bons resultados:
    1 litro de álcool de cereais
    30 gramas de canfora
    1 copo de vinagre branco (250ml)
    1 pacotinho de cravo da india

    Misturar tudo, deixar de um dia para o outro em uma garrafa fechada. colocar num borrifador e usar nos animais de 15 em 15 dias. Pode tambem usar nos ambientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ema
      O vinagre de maça usado puro ou diluido, dá bons resultados?
      Os gatos devem estrahar o cheiro e/ou o gosto, não lhes trará problemas?
      Com 1 litro de alcool nã fica muito forte?
      Rogério

      Eliminar
    2. Olá Rogério!

      A solução que tenho usado é a 3ª no post, vinagre de maçã diluído em água morna e tem resultado bem (mas devo referir que duas das minhas gatas saem pouco...).
      A receita publicada aqui acima, por um leitor, essa nunca experimentei...

      Eliminar
  27. Bom dia Ema. Gostaria de experimentar o vinagre de maça nos meus 4 gatos, qual é a melhor maneira de se aplicar nos bichanos e tem que diluir com água, qual a proporção?
    Obrigado
    Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério (será o mesmo do comentário anterior?)

      No post está a "receita", é a 3ª. Eu esfrego-lhes levemente o pêlo com a solução, tentando chegar até à pele.

      Eliminar
  28. Eu tenho uma gata de 3 meses , deram - me a gata , passado dois dias que a tinha reparei que ela estava com pulgas , pus as pepitas , já passou 3 dias e elas ainda continuam lá..... Quero fazer a receita do vinagre a questão é o seguintes depois de dar banho a gata posso logo por o vinagre ou tenho que por a agua morna e o vinagre e esperar uns dias para a receita fazer efeito e depois por na gata .... E outra questão o vinagre tem que ser mesmo de maça ou tambem pode ser outro qualquer.... Como o vinagre de vinho etc etc.... Digam alguma coisa .... NAo sei o que fazer..... As pulgas estão a comer a minha gata MILY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flávio, a mistura de vinagre e água pode ser logo utilizada. Em todas as receitas utilizadas na pele (nossa ou dos nossos bichanos) é referido o vinagre de maçã, talvez os outros sejam muito agressivos. Encontra-se facilmente nos supermercados.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte"

      Eliminar
    2. Flávio, cuidado com banhos... Gatos são muito sensíveis... Sua gatinha, com 3 meses, é muito novinha... Faça, literalmente, um banho de gato, com um lenço umedecido usando a solução do vinagre, por exemplo... É recomendável que o primeiro banho só aconteça após os 6 meses...

      E mesmo assim, banhos em gatos, devem ter um intervalo de no mínimo dias, visto que ao darmos banhos nos pequenos, sua imunidade abaixa e eles ficam propensos a varias doenças...

      Boa sorte com a Mily

      Eliminar
  29. Muito bom como repelente e não é prejudicial se o animal cão ou gato lamber. é chá de hortelão bem forte, ou pulveriza com um borrifador ou molha um pano Perfex com o chá morno e vai passando no corpo do animal inclusive cabeça.As pulgas saem do corpo para a parte externa dos pelos, fica mais fácil matá-las.
    ´E repelente, ajudou minhas cachorrinhas.

    Cuidado com o talco pode causar irritação séria nas vistas e até causar perda da vsão
    Quanto a receita com citronela evite, mesmo porque se o gato lamber, pode dar complicações.

    Aspirador de pó (com veneno dentro do saco do aspirador de pó) elimina grande parte das pulgas do ambiente.

    manutenção constante, e muita paciência, pois nossos amiguinhos não podem viver trancafiados, então vamos ajudá-los da melhor forma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão do chá de hortelã!

      O veneno dentro do aspirador já não me parece boa ideia.

      A receita apresentada no post com o nome de "talco anti-pulgas" na verdade não tem talco!

      Eliminar
  30. Olá amigos meus gatos estavam com pulgas e usei o antipulgas REVOLUTION. NÃO RECOMENDO POIS ALÉM DE TER DADO UMA ALERGIA HORRÍVEL EM MINHA GATA O FABRICANTE QUE É A PFIZER NÃO ME DEU NENHUMA ATENÇÃO. NÃO USAREI NOVAMENTE E NÃO RECOMENDO.

    ResponderEliminar
  31. Pessoal, tive dois cachorros na praia e nenhum tinha pulgas. Qdo. encontrava alguma notava que estavão secas, não mortas, mas secas (pareciam desidratadas), os cães adoravam se banhar no mar. Acredito que o motivo seja a ägua salgada que desidrata as pulgas, praticamente matando-as. Hoje moro num apartamento e quando dou banho nos cães acrescento boa quantidade de sal na ägua deixando-os dois a tres minutos de molho na água salgada e não tenho observado nenhuma pulga ou carrapato.

    ResponderEliminar
  32. Dicas muito úteis. Contudo, a questão do alho preocupa-me bastante, porque é realmente muito tóxico para cães e gatos e pode causar anemia, acho arriscado mesmo em quantidades pequenas, já que pode causar tanto dano. De resto, o vinagre parece-me bem, desconfio é que eles não vão ficar nada saitsfeitos com o cheiro hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação sobre o alho, Sandy!
      Quanto ao vinagre, como é de maçã e misturado com água, acaba por ficar com um cheiro menos intenso. Vão habituando-se!

      Eliminar
    2. Ola..quanto a alho..para cães pode-se dar in natura na proporção de 1/5 de dente médio ao dia, por animal, acima dos 1300 gramas/peso. quanto a gatos, pois q inclusive possuo 2, deve-se fazer óleo de alho, na proporção de um dente grande por xicara de azeite, fervido, e não frito, por quinze a vinte minutos..fogo brando sempre..para gatos, nunca administre alho in natura..pois o final pode ser fatal..espero haver ajudado..

      Eliminar
  33. Costumo orientar para combater pulgas com uma solução de 2 colheres de vinagre tinto e 2 colheres de álcool para 1 litro de água,Boa sorte.

    ResponderEliminar
  34. Atenção o alho e a cebola segundo a veterinária dos meus gatinhos è toxico para eles.

    ResponderEliminar
  35. boa tarde......uma visinha fez o tal frontle... deixou secar,pensado ela que tudo bem.....só que depois o cão lambeu e ficou muito doente....por isso não aconcelho essas coisas com canfora....e eu quando vou á rua com os meus cães ,esfrego as patinhas deles com água de colonia com alcool..cheira bem,não lhes fas mal,e o cheiro repele...e basta só nas patas,e carraças...nem se chegam!!

    ResponderEliminar
  36. Srs, em matéria de pulga sou diplomado,

    segue o passo a passo para acabar:
    1- Passem a vassoura de fogo na casa toda, principalmente nas gretas.
    2- Lavem os cachorros e deixe com espuma pelo menos uns 5 minutos para matarem elas sufocadas.
    3- Sem dúvida que na primeira vez não vai matar tudo, algumas horas depois os cachorros vão estar com pulga de novo, isso é devido que vão circular em todos ambientes e as pulgas restantes vão pular neles, nesse caso repita a lavagem neles depois de 2 a 3 dias para matarem as remanescentes.
    4- Vão ter ovos remanescentes que não foram queimados, passo aspirados em toda casa, principalmente nas gretas.
    5- Depois de uma semana, dá uma outra lavada nos bichos e que tenha bastante espuma, eu aqui uso sabão em pó liquido, afinal de contas, não vai agredir a pele deles, pois já foi milhoes de vezes testado para não agredir nossa pele, e mata sem dó as pulgas...
    6- se seu cachorro for pequeno, de vez em quando dá uma catada nas remanescentes.

    Lembre-se um pulga consegue botar no minimo 100 ovos, todos caem no chão e viram larvas...

    Se você tiver disposição em usar produtos quimicos fortes, voce é realmente destemido, acho 10x melhor seguir as dicas acima pois voce não corre o risco de ficar intoxicado. Não recomendo nenhum produto quimico, alem de custarem $ , só Deus sabe se funcionam..
    A vassoura de fogo mata muiiiiiito e não custa quase nada,

    segue o link explicativo....
    https://www.youtube.com/watch?v=fqznXeHiL7o

    se sua casa estiver enfestada de carrapato, siga os mesmos procedimento, porem a vassoura só servira para matar os carrapatos das paredes e das gretas, terá realmente que usar um produto quimico para matar os que estão na pele do animal.

    Lembre-se aquilo que ve no animal, é apenas a ponta do iceberg...deverá tambem desinfetar o ambiente.

    na data de hoje, acho que matei umas 2 mil pugas e uns 5 mil ovos de pulgas.... em 10 minutos com a vassoura, cuidado para deixar nada que pega fogo na frente, levante todo tipo de pano e plastico da reta.

    Deixe apenas um pano ou coberta para eles dormirem, e ferva uma vez por semana, numa tacada só vai matar mais de um milhão de ovos instantaneamente .

    boa sorte.

    ResponderEliminar
  37. Olá vi uma formula no youtube que utiliza: alecrim, cravos, pedra de canfora, álcool e vinagre... gostaria de saber se alguem ja utilizou...
    Outro ponto, vejo todos comentando dos animais, mas aqui em casa, reparei q as pulgas estão nos picando também... consegui perceber, pois sou muito alergico e fica bem visivel.
    Gostaria de saber se esses repelentes funcionam para evitar que as pulgas nos piquem também.

    ResponderEliminar
  38. Olá vi uma formula no youtube que utiliza: alecrim, cravos, pedra de canfora, álcool e vinagre... gostaria de saber se alguem ja utilizou...
    Outro ponto, vejo todos comentando dos animais, mas aqui em casa, reparei q as pulgas estão nos picando também... consegui perceber, pois sou muito alergico e fica bem visivel.
    Gostaria de saber se esses repelentes funcionam para evitar que as pulgas nos piquem também.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Danilo eu vi no video que é bem.natural e pode ser usado como repelente e tb no ambiente. Mas como vc é alérgico deve testar p ver como reage.

    ResponderEliminar
  40. Alo :) como têm sido os testes? A mim preocupa-me o facto de só aplicarmos estes métodos como tratamento e não como prevenção ( ou então vou andar a esfregar os gatos todas as semanas), uma vez que uma única pulga infectada pode transmitir doenças mortais aos animais e a nós... RM relação ao banho, acho que é mais para limpar o excesso de pulgas e sujidade ( fezes de pulga) do gato, não influencia propriamente no tratamento ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não fiz mais testes (para já). As minhas gatas continuam a ser de apartamento, mas agora num 7º andar, por isso só saem até à varanda e nunca lhes vi uma pulga...

      Eliminar
  41. posso aplicar o vinagre em uma gata que esta amamentando?

    ResponderEliminar
  42. Usei revolution na minha gatinha e deu uma ferida que não quer sarar ,alguém pode me ajudar

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!