1 de julho de 2010

152 - Encontrar prendas para bébés amigas do ambiente


Quase todos os meus amigos têm ou começam a ter bébés... Ao procurar um presente para oferecer a uma bébé recém-nascida lembrei-me que seria óptimo começar a ensinar-lhe, de pequenina, a defender o ambiente...

Que presentes "verdes" oferecer a um bébé?


Há, claro, as fraldas reutilizáveis (que tanta discussão geraram no facebook), mas achei que era muito radical para uma recém-mamã atrapalhada com tanta nova responsabilidade. Falar-lhe-ei deste assunto um pouco mais para a frente.

Na ecological kids, com loja no Porto (mas também na internet) tem, além das fraldas e de acessórios para um recém chegado a este mundo, alguns brinquedos para bébés: rocas, peluches, fantoches, todos muito engraçados e livres de tóxicos. Mas ainda não era bem isto que eu queria!

Depois lembrei-me da NaturaPura, que encontrei ao fazer o post sobre rótulos ecológicos. É a única empresa têxtil portuguesa que tem o rótulo ecológico europeu. Uma marca portuguesa de roupa para bébés, com lojas no Porto, Braga e Lisboa (e representada em lojas multimarcas por todo o país) e que, pelo vistos, está em expansão. Utiliza apenas algodão biológico, sem recurso a químicos, desde a produção do próprio algodão até ao produto final (as cores - verde, castanho e cru - não são tingidas, mas próprias da fibra). O único problema é que, tendo em conta que ainda tenho que comprar prendas para mais dois bébés - no espaço de um mês - os preços saíam um bocadinho do orçamento estipulado para este fim...

E foi durante um dos nosso passeios pelo parque da cidade que surgiu a prenda que me encheu o coração. Ao passar pela loja do comércio justo - aberta todos os dias, graças aos voluntários - que existe no núcleo rural (e, infelizmente a única ainda aberta na cidade do Porto), resolvemos entrar e encontramos um lindo mobile, mesmo a olhar para nós. 100% artesanal, feito no Nepal é certo, mas carregado de significado!

Ainda por cima - descobrimos ao oferecê-lo - condizia com a decoração do quarto. Tenho a certeza que vai contribuir para uns bons sonhos!

este livro também é uma boa prenda (acho que vai ser a próxima)


E, para quem for mãe ou pai, que tal experimentar os slings? Adorei! Há muitos blogs de artesãs portuguesas que os vendem, mas adorei as cores destes.

9 comentários:

  1. Que belo post! Vou guardar todos os links nos meus favoritos! É que lá para Dezembro vão fazer-me falta... ;)

    ResponderEliminar
  2. A parte das fraldas reutilizaveis é verdade...com a melhor das intenções comprei-as pois queria mesmo usar com o meu 1º filho mas acabou por se tornar impossível uma vez que eramos só 3 em casa. Com um par de mãos extra talvez já desse mas com o 1º filho a confusão é tal que não me orientei. Agora já lhas meto ao fim de semana mas no início é muito complicado. Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. E a Mães&Bebés Loja Online não conhecem?
    Para além de fraldas biodegradáveis tem toda uma vasta gama de produtos com preocupações ecológicas. Visitem e recomendem se for o caso!

    ResponderEliminar
  4. Mónia!!!
    Isso significa o que eu penso que significa???!!!
    Parabéns! Parabéns! Fico muito contente por ti. Que corra tudo muito bem! Vai dando novidades...
    Tudo o que eu encontrar sobres este tema, envio-te!
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  5. Há pouco tempo aderimos às fraldas reutilizáveis. Fiquei fã. Só tenho pena de não ter feito essa opção (que sempre esteve presente na minha cabeça) mais cedo. Mas os próximos filhos já as terão desde o iníco. Também tenho o livro. É delicioso! Para ler e reler.
    O sling entrou em cena desde o nascimento (o papá ofereceu à mamã ainda grávida).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Já vi aqui um comentário acerca da Mães&Bebés que também é uma empresa nacional e com grande preocupação ecológica. Os produtos são de qualidade e a um preço acessível e compatível com os do mercado (que não têm as mesmas preocupações ambientais).
    Aconselham vivamente que acedam ao site e podem ainda oferecer um cheque-brinde ou criar a Mala para a maternidade e divulgar pela família ou amigos para que vos possam oferecer o que realmente necessitam. Além disso, adorei o Calendário da gravidez com descrições úteis do que se passa a cada semana!
    http://www.maesebebes.pt/loja/
    Espero que também vos seja útil.
    Vanda

    ResponderEliminar
  7. Quando o sobrinho do meu namorado nasceu ofereci um conjunto completo de fraldas reutilizáveis, muito giras que comprei na Mamã Natura. Tempos depois voltei lá para comprar o pano de transporte para a filhota de uma amiga (minha "sobrinha" emprestada), mas ela não gosta, não fica quietas lá dentro, e eu que dei com tanto carinho!!! Mas també mjá lhe dei umas roupinhas eco que econtrei no supermercado, ms não conhecia essa marca portugesa, já ficou nos meus favoritos, em breve vou ser "tia" novamente :)

    ResponderEliminar
  8. Além da NaturaPura existe a Vicky C.O., uma marca portuguesa nova que trabalha em algodão orgânico e que se vende em farmácias e espaços de saúde. Recomendo para os vossos bebés e é mais barata. Além do site Ecological Kids, também recomendo que vejam o da Naturkinda e Bebés da Terra para terem uma noção do preço das fraldas. Há as fraldas reutilizáveis portuguesas Gyzzo em microfibra e algodão. Eu comprei essas e as da Grovia, que são híbridas e excelentes. Slings... vejam também os da Rosa Pomar, são lindos e de excelente qualidade.

    ResponderEliminar
  9. e porque não eliminar as fraldas por completo?

    http://thetruthergirls.com/Diapers.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!