4 de julho de 2010

155 - Arranjar uma lanterna que funcione sem pilhas


Eu já tive uma lanterna de dar à manivela (igualzinha a esta!), mas com mudanças, coisas arrumadas em caixas num sítio, outras noutro, não sei onde pára. O mais correcto é dizer que eu tenho uma lanterna de dar à manivela, mas não sei dela...

E como neste momento estou a precisar de uma lanterna (com uma certa urgência) vou ter que arranjar outra. E claro, tem que ser amiga do ambiente!

O Zé Manel ainda tem a dele, um pouco diferente. Em vez de se dar à manivela, tem que se pressionar (com alguma rapidez) uma espécie de alavanca:


Há à venda em vários sítios, incluindo, claro, na internet (aqui, aqui, por exemplo).

Apercebi-me, ao procurar a minha nova lanterna, que as lanternas ecológicas (de bolso ou não) devem estar na moda (e ainda bem!), porque não falta oferta!

Há as "mistas" para os que tiverem medo que o "método ecológico" não funcione... como esta, que tem que ser abanada durante 30 segundos, para dar 5 minutos de luz, mas que também pode funcionar a pilhas.

Há as solares, que também são mistas (pelo menos as que encontrei: esta, esta, esta, esta e esta, por exemplo) porque necessitam de pilhas.

Mas como quero uma que seja o mais possível ecológica vou voltar às de manivela.

Na Decathlon tem-nas de vários tamanhos e feitios. Até tem uma boa para quem faz campismo, ou para quem costuma ficar muitas vezes sem electricidade em casa, que serve como candeeiro (em vez de um petromax, por exemplo).
Comprei, por 10€, uma lanterna de bolso (verde) que por cada minuto de "manivela" me dá 6 de iluminação "em modo forte". Para mim, serve perfeitamente. E o preço nem é desculpa, há umas que custam 4€!


Para as crianças (ou os fãs da Lego, como eu), esta marca tem uma lanterna de manivela com a forma de um dos seus bonecos!
Também uma óptima prenda para os mais pequenos é esta caixa que permite construir a nossa própria lanterna!

E apaixonei-me por esta lanterna (verdadeiramente solar) que ainda permite reutilizar garrafas:



Só é pena não ser de bolso...

6 comentários:

  1. já tenho visto vários posts aqui no seu blog que revelam o objectivo de diminuir a chamada "pegada ecológica"...

    e grande parte destes posts sugerem a ideia de comprar isto ou aquilo...

    esses objectos que recomenda que se adquiram também gastaram e gastam recursos naturais na sua produção.

    parece-me que, se o objectivo é a redução da chamada "pegada ecológica", a melhor solução é não comprar...

    estas histórias do aquecimento global, da verdade incoveniente e da "pegada ecológica" resultaram numa indústria gigantesca, e o consumismo exarcebado contínua, só que agora os produtos trazem um rótulo que diz "amigo do ambiente"

    sugiro o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=6ow8gtr8HDA



    anónimo x

    ResponderEliminar
  2. Caro "anónimo x"
    (seria mais interessante saber com quem converso...)

    compreendo a sua questão (ainda hoje estava a ler um texto sobre esta temática: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/398/as_armadilhas_do_consumo_verde/)

    No entanto acredito que é possível continuar a ter uma vida "dita normal", mas com menos impacto no meio ambiente, sem cair em radicalismos de não comprar nada, o que implicaria, provavelmente, ir viver para o meio do mato e comer raízes (exagerando um bocadinho...).

    Daí a minha experiência durante este ano, tomar decisões, em consciência, que diminuam esse mesmo impacto. Claro que algumas passam por comprar (mas se já antes não me considerava consumista, agora ainda menos...). Mas há uma grande diferença em fazer uma compra e fazer uma compra consciente.
    Mas, neste caso (ou em qualquer outro), se tiver alguma sugestão mais ecológica, eu agradeço!
    Também poderá encontrar muitas sugestões do género "faça você mesmo", "deixar de usar", "reduzir", ...

    Agradeço o vídeo, também já tinha lidos alguns artigos sobre este tema.

    Um bom resto de semana!
    Ema

    ResponderEliminar
  3. bom dia

    de facto as minhas ideias baseiam-se numa área que comecei há pouco tempo a estudar - é o conceito do "minimalismo"

    ( se quiser pode ler mais sobre isso aqui: http://mnmlist.com )

    mas reconheço que são ideias que nem todos podem/querem adoptar

    contudo, deixo aqui uma sugestão "minimalista" e "amiga do ambiente" que adoptei e que transformou sem dúvida a minha vida:
    não ter televisão

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pele partilha do site, muito bom, cheio de óptimas sugestões!
    Já vi o post sobre a pegada ecológica e é sempre bom ver que já sigo as sugestões apresentadas (muitas delas já postadas aqui), excepto ser vegan... Vou partilhá-lo!

    Também já reduzimos o uso da televisão cá em casa (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/03/ligar-televisao-so-depois-das-22h.html), mas ainda não a "deitámos" fora...
    Um bom fim-de-semana
    Ema

    ResponderEliminar
  5. Tenho acompanhado este excelente blogue. Sobre o comentário do anónimo, tenho uma prima que adorava comprar tudo o que é produtos verdes, mesmo que não tivesse necessidade deles. Acho que a consegui fazer perceber a contradição.

    Quanto às lanternas, há anos que em minha casa não uso lanternas com pilhas. Estas lanternas sem pilhas têm uma outra grande vantagem além da ecológica: podem salvar-nos a vida, especialmente aquelas que também trazem "sirene" (ex. num terramoto).

    ResponderEliminar
  6. É verdade Joana, o "verde" está na moda e as marcas aproveitam o facto (e muitas vezes os produtos até não são muito verdes...).
    Ainda não vi nenhuma com sirene, eh, eh, mas há um apito cá por casa...
    Obrigada pela atenção!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!