20 de setembro de 2010

171 - Usar uma garrafa térmica com água gelada


Genial de tão simples, não é?

Mas não foi ideia minha, desta vez... Na verdade já não sei onde li, mas "tiro o chapéu" a quem se lembrou de tal!

No Verão sabe bem água fresca, quando está muuuuiiiiito calor. Eu costumo misturar meio copo de água natural (da torneira) e meio da que está no frigorífico (também da torneira...), mas o Zé Manel bebe fresca ou, de preferência, gelada.
Eu bebo bastante água. O Zé Manel bebe imensa água. É proporcional: eu suo pouquinho, ele perde água por cada poro da pele...


Agora vejam lá as vezes que, num dia, abrimos a porta do frigorífico só para ir buscar água. Muitas. Segundo um livrinho que me ofereceram nos anos "Como reduzir a sua pegada de carbono - 365 conselhos que fazem a diferença" (pois eu sei... irónico, não é?), de Joanna Yarrow, de cada vez que abrimos a porta do frigorífico escapa-se até 30% do ar frio interior. É bastante!

Como fazer? As garrafas térmicas são isso mesmo, térmicas. Apesar da maior parte das pessoas (nós...) as usar para conservar alimentos ou bebidas quentes, também conservam, claro, frios...

Novo ritual matinal cá em casa:

- pegar na nossa garrafa térmica maior - que tem dois depósitos e uma torneirinha!!! (digam lá que não é o ideal);
- enchê-la de água e de cubos de gelo (mais num depósito do que no outro...);
- e - voilá!!! - está pronta água fresca (numa determinada altura muito fresca) para todo o dia (e noite)!

É, ou não é, genial?!

(claro que quem tem um frigorífico com dispensador exterior de água e gelo, não precisa de nada disto...)

7 comentários:

  1. É uma óptima ideia! Só não a vou seguir porque não gosto de água gelada, coloco as garrafas num local mais fresco e bebo-a à temperatura ambiente. Mas reconheço que é uma atitude que ajuda a evitar desperdícios de energia e que não custa nada.

    ResponderEliminar
  2. Eu também não, por isso é que a nossa garrafa térmica com dois depósitos é a ideal (água gelada para o Zé Manel e fresca para mim)!
    Uma óptima sugestão dada por uma leitora no facebook: voltar a usar uma bilha de barro. A água fica fresca, mas não demais.

    ResponderEliminar
  3. Este blog faz-me lembrar imenso o livro "dormir nú é ecológico": a cada dia uma nova mudança na nossa vida para ajudar o planeta. Realmente acabamos por dar todos às mesmas dicas pois tudo se resume a poupar energia e recursos. Parabéns pelo esforço, fico contente.

    ResponderEliminar
  4. É normal, Lígia, como pode ver na barra à direita, no texto de apresentação, foi esse livro que me serviu de inspiração!
    Apesar de tudo se "resumir" a meia dúzia de necessidades, a ideia é esmiuçar todas as hipóteses de reduzir o nosso impacto, para que, por exemplo, o amplo "não gastar papel" abarque, e se for possível nos faça modificar, os pequenos hábitos que temos no nosso dia-a-dia, e que nem sequer nos apercebemos, como usar guardanapos de papel ou post-it, comprar revistas, embrulhar presentes, ...
    Todas as ideias são bem vindas!

    ResponderEliminar
  5. Esta ideia é de tal modo genial, que a adaptei. Moro numa casa grande que ainda não tem aquecimento. E eu sofro imenso com o frio! Como o meu WC é no 1º andar, o esquentador demora mais a aquecer a água, e gasta-se mais água enquanto não aquece. Mas qd está mesmo frio, não resisto a ligar a água quentinha para lavar os dentes e as mãos. Agora, posso encher uma garrafa térmica com água quente, e usar durante o fim de tarde/noite para quando quero, para as mãos e os dentes. Sem caudal desperdiçado, e sem usar o esquentador.

    ResponderEliminar
  6. Eu trabalho com café e café com leite na rua> Como faço pra manter quente?
    Coloco uma hora antes, água fervendo na garrafa de 6 litros bem cheia as duas garrafas (café e com leite) de água bem quente.
    Quando vou coar o café, faço com a agua quente e ainda requento o café sem ferver ou fica uma porcaria. >
    Ai ele guenta quase 10(dez) horas bem quente.
    A gelada com sucos no calor?
    Eu faço o suco de limão e de laranja, e apenas vou colocando gelo dentro e vou esperimentando é claro, para ver se está bom de açucar, gelo+ gelo + gelo e vou indo,,,posso trabalhar até dez horas e a coisa fica gelada,.
    Minhas garrafas são de 6(seis) litros, e tou feliz, OBSERVAÇÃO.
    tenho quatro garrafas.
    2 para café e leite.
    2 para suco limão ou laranja de: 6 litros cada,,,ganho 5 mil reais por mês, é pouco?

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!