Foi por mero acaso que encontrei o algodão da marca francesa Bocoton (adoro o nome! Experimentem dizê-lo em voz alta, "à portuguesa" e, de preferência, com pronúncia portuense...).
Como estava a dizer, andava eu "num recado" pelo Jumbo - onde vou cada vez menos (assim como a outras grandes superfícies) - quando, ao passar por um dos corredores dos produtos de higiene e beleza, o meu eco-radar (...) disparou.
Já andava há algum tempo a pensar em como substituir o algodão em rama que estava quase a acabar. Como só me maquilho quando o rei faz anos, uma embalagem dura imenso tempo, porque praticamente só uso o algodão para fazer... cotonetes (e não, não é bom para limpar feridas: gaze é o ideal).
É verdade, depois de ter decidido comprar uns "esqueça as cotonettes", percebi (como também me disseram algumas seguidoras do blog... infelizmente após a minha compra...) que aqueles são bons para raspar cera (que imagem bonita!) e não para secar os ouvidos após um duche... Agora a Dmail até tem outros, mas não vou mais nestas modernices.
Assim, apesar de ter encontrado - como disse na altura - uns cotonetes em que o "pauzinho" é de papel enrolado (com o nome fantástico de Pinoca) e de a Ana ter referido uns da marca Auchan (Jumbo) com algodão biológico e a haste de papel (que não vi por lá), decidi manter os resíduos no mínimo possível: reservando - junto do algodão - um fósforo, palito (sem a ponta bicuda...) ou - como no meu caso - o "esqueça as cotonettes" (que é de metal), é só pegar num pedacinho de algodão e enrolar à volta da extremidade do suporte e pronto! Utiliza-se e no fim deita-se fora só o algodãozinho.
Parece rebuscado? Difícil? Desnecessário? Olhem que não! Pelo menos comigo funciona muito bem. E se no princípio não me saía, à primeira, um cotonete perfeito, agora em segundos faço todo o processo. Ainda por cima, trabalhamos a perícia manual...
De qualquer maneira já sabem que há cotonetes amigos do ambiente, não só da marca Auchan, mas também da Bocoton: tem também discos desmaquilhantes (se bem que, neste caso, deve haver outras soluções ainda mais sustentáveis, como um paninho ou desmaquilhantes líquidos...) e o algodão em bolas que comprei.
O algodão é não OGM, cultivado sem pesticidas sintéticos. É branqueado com água oxigenada (e não cloro) e, claro, é proveniente do comércio justo, respeitando o ambiente e os agricultores. Até o saco é biodegradável, feito de amido de milho não OGM! E é giro, com uns cordéis, o que permite a sua reutilização depois de vazio.
Se ainda tiverem cotonetes com a haste em plástico para gastar, depois de os utilizarem cortem as pontinhas e deitem a haste para o ecoponto amarelo. Podem até ter um mini ecoponto na casa-de-banho como a Ana (antes de mudar para os cotonetes biodegradáveis).
Que grande achado!! Será que consigo encontrar noutras superfícies? Por cá não há jumbo...
ResponderEliminarOlá... como vi que pertences ao "grupo" deixo mais duas coisas que "Podes Fazer" e nas quais não gastas tempo, dinheiro... e ajudas a contribuir para uns Ecossistemas dignos do nome!
ResponderEliminarVê aqui
Vê aqui
E... Vê aqui
São mais duas para a lista... isto se achares que vale a pena...
Olá NaturaliiZ!
ResponderEliminarTalvez em lojas de produtos naturais, ervanárias, ... quando vir noutro lado digo, está bem?
(óptimas ideias no teu blog!)
Obrigada "voz a 0 db", vou pesquisar os links que me envias.
ResponderEliminarAdorei a ideia do "bócótóne"!!! :-)
ResponderEliminarJá vi que voltaste a todo o gás! YES!!!
Bem-vinda de volta e obrigada pela inspiração constante! :-)
Olá Ema
ResponderEliminarObrigada! Acabei por encontrar on line na superbio.pt, têm lá umas coisas interessantes, pelo menos os champôs da Bentley estão a muito bom preço.
Olá Ema!
ResponderEliminarAo fazer compras recentemente nessa mesma superfície comercial descobri essa marca de algodão e também comprei :)
Achei carote,mas vale a pena!
Beijos
Olá
ResponderEliminarJá vai tarde este comentário, mas aqui vai na mesma...
Em relação a cotonetes, o que acho é deixem-se disso, além de todo o desperdício, na verdade eles fazem mais mal que bem, empurram a cera para dentro do ouvido, a melhor forma que descobri para a tirar é com um gancho de cabelo daqueles pretos finos e usar a ponta de trás, faz um arco perfeito, ou então um clip pequeno com a argola de dentro que é mais fina. Para a cara cortei uma toalha em quadrados pequenos que lavo sempre e já não há algodão nesta casa!
Beijo