15 de setembro de 2011

196 - Comprar algodão hidrófilo biológico


Foi por mero acaso que encontrei o algodão da marca francesa Bocoton (adoro o nome! Experimentem dizê-lo em voz alta, "à portuguesa" e, de preferência, com pronúncia portuense...).

Como estava a dizer, andava eu "num recado" pelo Jumbo - onde vou cada vez menos (assim como a outras grandes superfícies) - quando, ao passar por um dos corredores dos produtos de higiene e beleza, o meu eco-radar (...) disparou.

Já andava há algum tempo a pensar em como substituir o algodão em rama que estava quase a acabar. Como só me maquilho quando o rei faz anos, uma embalagem dura imenso tempo, porque praticamente só uso o algodão para fazer... cotonetes (e não, não é bom para limpar feridas: gaze é o ideal).

É verdade, depois de ter decidido comprar uns "esqueça as cotonettes", percebi (como também me disseram algumas seguidoras do blog... infelizmente após a minha compra...) que aqueles são bons para raspar cera (que imagem bonita!) e não para secar os ouvidos após um duche... Agora a Dmail até tem outros, mas não vou mais nestas modernices.

Assim, apesar de ter encontrado - como disse na altura - uns cotonetes em que o "pauzinho" é de papel enrolado (com o nome fantástico de Pinoca) e de a Ana ter referido uns da marca Auchan (Jumbo) com algodão biológico e a haste de papel (que não vi por lá), decidi manter os resíduos no mínimo possível: reservando - junto do algodão - um fósforo, palito (sem a ponta bicuda...) ou - como no meu caso - o "esqueça as cotonettes" (que é de metal), é só pegar num pedacinho de algodão e enrolar à volta da extremidade do suporte e pronto! Utiliza-se e no fim deita-se fora só o algodãozinho.

Parece rebuscado? Difícil? Desnecessário? Olhem que não! Pelo menos comigo funciona muito bem. E se no princípio não me saía, à primeira, um cotonete perfeito, agora em segundos faço todo o processo. Ainda por cima, trabalhamos a perícia manual...

De qualquer maneira já sabem que há cotonetes amigos do ambiente, não só da marca Auchan, mas também da Bocoton: tem também discos desmaquilhantes (se bem que, neste caso, deve haver outras soluções ainda mais sustentáveis, como um paninho ou desmaquilhantes líquidos...) e o algodão em bolas que comprei.


O algodão é não OGM, cultivado sem pesticidas sintéticos. É branqueado com água oxigenada (e não cloro) e, claro, é proveniente do comércio justo, respeitando o ambiente e os agricultores. Até o saco é biodegradável, feito de amido de milho não OGM! E é giro, com uns cordéis, o que permite a sua reutilização depois de vazio.

Se ainda tiverem cotonetes com a haste em plástico para gastar, depois de os utilizarem cortem as pontinhas e deitem a haste para o ecoponto amarelo. Podem até ter um mini ecoponto na casa-de-banho como a Ana (antes de mudar para os cotonetes biodegradáveis).

8 comentários:

  1. Que grande achado!! Será que consigo encontrar noutras superfícies? Por cá não há jumbo...

    ResponderEliminar
  2. Olá... como vi que pertences ao "grupo" deixo mais duas coisas que "Podes Fazer" e nas quais não gastas tempo, dinheiro... e ajudas a contribuir para uns Ecossistemas dignos do nome!

    aqui

    aqui

    E... Vê aqui

    São mais duas para a lista... isto se achares que vale a pena...

    ResponderEliminar
  3. Olá NaturaliiZ!

    Talvez em lojas de produtos naturais, ervanárias, ... quando vir noutro lado digo, está bem?
    (óptimas ideias no teu blog!)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada "voz a 0 db", vou pesquisar os links que me envias.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a ideia do "bócótóne"!!! :-)
    Já vi que voltaste a todo o gás! YES!!!
    Bem-vinda de volta e obrigada pela inspiração constante! :-)

    ResponderEliminar
  6. Olá Ema

    Obrigada! Acabei por encontrar on line na superbio.pt, têm lá umas coisas interessantes, pelo menos os champôs da Bentley estão a muito bom preço.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ema!
    Ao fazer compras recentemente nessa mesma superfície comercial descobri essa marca de algodão e também comprei :)
    Achei carote,mas vale a pena!

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Já vai tarde este comentário, mas aqui vai na mesma...
    Em relação a cotonetes, o que acho é deixem-se disso, além de todo o desperdício, na verdade eles fazem mais mal que bem, empurram a cera para dentro do ouvido, a melhor forma que descobri para a tirar é com um gancho de cabelo daqueles pretos finos e usar a ponta de trás, faz um arco perfeito, ou então um clip pequeno com a argola de dentro que é mais fina. Para a cara cortei uma toalha em quadrados pequenos que lavo sempre e já não há algodão nesta casa!
    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!