2 de outubro de 2011

198 - Beber café numa chávena e não num copo de plástico (mais uma resolução do Zé Manel)


Personagens
Ema
Zé Manel

Cena
A sala de estar de um pequeno apartamento, cheia de livros, fotografias e algumas plantas. É de noite. Num cesto dormem tranquilamente 3 gatas. A televisão está desligada. Ema e Zé Manel estão sentados num sofá confortável, ela tem uma revista nas mãos, ele um computador portátil. Vão conversando sobre os acontecimentos do dia de cada um.

Zé Manel - ... e então quando tinha acabado de tomar o café da máquina (referindo-se às máquinas automáticas de bebidas) e entrado na sala dos professores, tocou o telemóvel e era o Carlos. Tive que sair outra vez e estive a conversar com ele um bom bocado.
(um pequeno silêncio)
Ema - Tomas café da máquina? (vai folheando a revista)
Zé Manel - Sim. (enquanto continua a fazer algo no computador)
Ema - Não têm bar na escola?
Zé Manel - Temos. (continua atento ao computador)
(outro silêncio, um pouco mais demorado)
Ema - É longe da sala dos professores? Muito longe? (acentuando o muito)
Zé Manel - (algo distraído) Não, é perto.
(um longo silêncio)
Ema - (calmamente) Quer dizer que todos os dias tomas café tirado de uma máquina - que está constantemente ligada à corrente -, num copo de plástico, que mexes com uma "colher" de plástico, ao invés de o tomares numa chávena de louça, com uma colher de metal, ao balcão do bar?
(um ainda mais prolongado silêncio)
Zé Manel - (desviando os olhos do computador e fixando-os nos de Ema) Pois...
(uma pausa)
Zé Manel - (pesaroso) Nunca me tinha ocorrido...
(mais um pequeno silêncio)
Ema - O Carlos tinha novidades?...


13 comentários:

  1. São estas pequenas atitudes que fazem de facto a diferença, sobretudo se todos contribuíssemos um pouco que fosse, o impacto seria brutal.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ema :)

    Confesso que quando vi o titulo, fiquei espantada e pensei: "Só agora!?". Peço desculpa, por ter deduzido sem ler o post.

    Pois... essa é uma medida que defendo. Não sou a favor de usar e deitar fora.
    Além disso, segundo li na Proteste há uns anos, quando se coloca um liquido muito quente nesses copos, como é o caso do café, o liquido absorve as substâncias quimicas cancerígenas do plástico. Não é para alarmar, até porque, hoje em dia tudo faz mal, mas o que podermos evitar, porque não?

    Beijinhos e boa semaan :)

    ResponderEliminar
  3. É o problema das máquinas de café, das de água, etc.
    Na empresa onde o meu marido trabalha distribuíram canecas para o café e para o chá a todos mas são raros os que as usam...

    ResponderEliminar
  4. Olá... E então? Facebook e Twitter? Não me digas que é mais fácil passar a beber café em chávena do que em copo de plástico, do que cancelar as contas virtuais destas Corporações altamente prejudiciais para os Ecossistemas?!?

    ResponderEliminar
  5. Acho muito bem que seja assim.
    Mangas arregaçadas e lavem a loiça ao invés das plásticos que vão para o lixo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tomo sp café na minha chávenazinha!! Não dispenso :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelas vossas partilhas.
    Um beijinho grande para cada uma!

    ResponderEliminar
  8. Caro "voz a 0 db",
    sim, é mais difícil.
    Graças ao facebook e ao twitter são mais de 40 000 pessoas a seguir este blog, a mudar pequenos hábitos, a "espalhar" ideias mais sustentáveis, a fazer a diferença. Também graças às redes sociais já partilhei a minha experiência, por exemplo, em escolas, com adultos e crianças, e penso que - ainda que de uma forma modesta - contribuo para uma mudança positiva.
    Sim, sei que o facebook (e ainda mais a apple), a ibm, a hp, a twitter, usam energias poluentes, como é bastante comum, infelizmente, nos EUA. Mas também acredito que é possível "pressionar a partir de dentro", como fazemos: somos 178 992 pessoas (neste momento) a assinar e a contribuir para a campanha "Unfriend Coal" da Greenpeace, dentro do facebook. E tendo em conta que a Greenpeace (e nós, activistas) já conseguiu que empresas como a Nestlé ou a Adidas mudassem hábitos agressivos para o meio ambiente...

    ResponderEliminar
  9. Olá...

    "...já conseguiu que empresas como a Nestlé ou a Adidas mudassem hábitos agressivos para o meio ambiente..." consegues deixar aqui provas efectivas de que assim é? E não estou a falar de comunicados nem coisas do tipo, provas sólidas e verificadas por pessoas/entidades estranhas às partes..

    ResponderEliminar
  10. Não, como é óbvio não tenho capacidade para tal... nem tenho que o fazer.
    Até prova do contrário, acredito que a maior parte das associações ambientais fazem/esforçam-se por fazer o seu trabalho. Estamos aqui para apoiá-las ou boicotá-las, caso não cumpram...
    Cada um de nós tem um papel. O meu, bem mais modesto, é ajudar quem, como eu, quer mudar hábitos, a encontrar soluções mais sustentáveis.

    ResponderEliminar
  11. Na minha escola o bar está fechado à hora de almoço. Só tomo café da máquina se estiver desesperada, porque o café não vale nada... Mas levo a lancheira de casa e ando com uma garrafa de vidro, que encho todos os dias com água da torneira. Reutilizei uma garrafa de polpa de tomate e dá muito jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptima ideia de reutilização. Obrigada pela partilha!

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!