24 de novembro de 2012

209 - Comprar apenas pilhas recarregáveis


Claro que convém ter um carregador de pilhas...

O nosso foi comprado, há já algum tempo, pelo Zé Manel, no Ikea. Eu andava à procura de qual seria o melhor, e não me decidia...:
"- Precisamos de pilhas.
 - Temos que comprar um carregador e pilhas recarregáveis! Ainda não sei quais são os melhores!
(passados uns tempos)
  - Temos mesmo que comprar pilhas.
  - Têm que ser recarregáveis... e o carregador... e é tudo tão confuso, tantas opiniões!
(uns tempos depois)
  - Já sabes quais são as melhores pilhas? O relógio da cozinha já não funciona...
  - Eu não percebo nada do assunto e quanto mais procuro, mais perdida fico...
  - Olha estas aqui!
  - E se não funcionam bem?...
(mais uns dias)
  - olha que jeitoso (talvez não tenha sido esta a palavra...) este carregador e pilhas que "encontrei"! Não gostas das coisas do Ikea?!..."

E foi mais ou menos assim que passamos a usar pilhas recarregáveis.
Não temos razão de queixa, para já (mas também só as temos há uns meses...), mas parece-me que as pilhas são do tipo recarregáveis convencionais (continuem a ler...).

Devo dizer que continuo indecisa em relação a quais são as melhores pilhas, qual é o melhor carregador (em termos de marca)... Mas dou-vos as dicas que me deram e que encontrei pela net... Quem perceber mais deste assunto (o que não será difícil...) esteja à vontade para corrigir/acrescentar o que achar que pode ajudar futuros compradores de pilhas recarregáveis...

Um leitor da página no facebook aconselhou-me as pilhas recarregáveis Ni-MH do tipo híbrido (como as Sanyo Eneloop). Ele refere que "só são 2100 mAh mas em contrapartida entregam a voltagem que prometem durante muito mais tempo" (estão a ver a minha confusão?). Pelo que percebi não vale de nada a pilha ter carga se depois não tem voltagem suficiente para que o aparelho funcione. Também têm a vantagem de perderem muito menos carga ao longo do tempo, o que é bom para os aparelhos que usam pouca energia (comandos/ratos/teclados/relógios/...).


Também encontrei informação sobre as Ni-MH com baixa auto descarga. Presumo que sejam a mesma coisa que as referidas Ni-MH do tipo híbrido (corrijam-me se estiver errada, por favor) porque mantêm pelo menos 85% (70%?) da sua carga ao final de 1 ano. Geralmente a embalagem diz que estas pilhas já vêm carregadas.

Resumindo (e se não tiver percebido tudo mal):
As recarregáveis convencionais apresentam maior capacidade de carga, por volta dos 2700 mAh; as recarregáveis de baixa auto descarga apresentam menor capacidade - por norma em torno de 2000 mAh - mas garantem que mesmo que se lhes pegue um ano depois de carregadas ainda oferecem uma elevada percentagem da carga (mais de 70%). Estas são melhores para aparelhos que usam pouca energia ou que ficam longos períodos de tempo sem serem utilizados. Disse tudo bem?

Ah, e já agora, uma questão (e desde já peço desculpa se é uma pergunta estúpida...): Posso carregar pilhas de outras marcas no meu carregador?

E só há pouco tempo é que descobri que existem carregadores solares para pilhas.
O que eu gostava mesmo é que estas pilhas solares (um protótipo "faça você mesmo") fossem eficientes.
Ou que estas pilhas que se recarregam com o movimento normal do uso já fossem viáveis.


Quanto a esta ideia - as pessoas enviarem as pilhas recarregáveis para a empresa em vez de terem um carregador em casa -, será mesmo mais sustentável (teria que se estudar o impacto dos carregadores versus o transporte - ida-e-volta - das pilhas, certo?)?

Mas mesmo, mesmo bom era o relógio da cozinha e os comandos da televisão e do disco multimédia não precisarem de pilhas...

5 comentários:

  1. :) eu lembro-me de quando era pequena pôr as pilhas da máquina de tetris (quem se lembra destas?) ao sol para terem um bocadinho mais de carga, não sei se era treta... mas treta ou não, a máquina funcionava mais um bocado :)

    ResponderEliminar
  2. Eu uso umas Uniross Hybrio que devem ser semelhantes a essas eneloop, por esse motivo de aguentarem-se carregadas durante muito tempo. As primeiras comprei na FNAC mas acho q já não têm e as ultimas comprei no ebay. Neste tipo também há diferentes valores de capacidade (mAh) e escolhi as que tinham o valor mais alto (se não me engano nas pilhas AA são 2100mAh e AAA 900mAh).
    O meu carregador também é Uniross e desliga-se quando detecta que as pilhas estão carregadas, o que é bom para não sobreaquecer as pilhas. Tenho outro carregador mais antigo que também uso às vezes mas esse não se desliga e tenho de tirar as pilhas passado um determinado tempo. Acho que podes usar um carregador qualquer ou outras pilhas nesse carregador, mas esta funcionalidade de desligar automaticamente é importante. Esse do ikea tem.
    Relógio da cozinha há relógios a corda ;)
    Comando da TV podem levantar-se e mudar nos botões da TV. O meu comando avariou-se e é assim que faço agora.

    Parabéns pelo blog, costuma ter coisas interessantes.
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, Paulo!

      É verdade, o carregador do Ikea também se desliga sozinho.

      Quanto a levantar-me para usar os botões da televisão, seria óptimo, mas a nossa televisão (e penso que agora é o habitual), apesar de já ter uns anos, não tem botões!

      Quando o nosso relógio deixar de funcionar (definitivamente) hei-de procurar um a corda.

      Boa semana!

      Eliminar
    2. Quase de certeza que a TV tem botões, nunca vi nenhuma sem botões. Muitas têm é só menu, +/- volume e +/- canal e muitas têm os botões escondidos de lado ou por baixo em alguma "porta escondida" que se abre puxando ou pressionando.
      Paulo

      Eliminar
  3. Os carregadore sdo LIDl são mais vbaratos e eficientes do que os do IKEA. Todas a pilhas são 100 % recicláveis e as recarregáveis são bem mais tóxicas em caso de acidente e menos eficientes

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!